Terça-Feira, 09 de Abril de 2024 às 14:30:00
Encontros formativos promovem análise e apropriação dos resultados do Saese 2023
As dez diretorias de educação passarão por formação para que os dados possam subsidiar estratégias na qualificação da educação

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave), cumpre uma agenda de encontros formativos com os objetivos de analisar e promover a apropriação dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese 2023).

O ciclo de encontro iniciou-se nesta terça-feira, 9, no Complexo Administrativo e Pedagógico da Seduc, em Aracaju, contando com os gestores da Diretoria de Educação de Aracaju e da Secretaria Municipal de Educação (Semed) da capital. Paralelamente ao encontro em Aracaju, também aconteceram com técnicos das diretorias de educação 3 (Itabaiana), 7 (Gararu) e 9 (Nossa Senhora da Glória).

Nesta quarta-feira, 10, técnicos da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional têm um encontro marcado com as diretorias de educação 1 (Estância), 5 (Nossa Senhora das Dores) e 6 (Propriá). Já na quinta-feira, 11, será nas diretorias de educação 4 (Japaratuba), 2 (Lagarto) e 8 (Nossa Senhora do Socorro).

A diretora da Ceave, Joniely Cruz, destaca que os dados foram tabulados por diretoria regional de educação e por escola, a fim de que as redes possam utilizar esses resultados dentro do planejamento e do plano de ação. “Temos também na plataforma a interpretação e apropriação desses resultados. E aí o foco este ano foi trazer essa trajetória e em cima disso pensar soluções”, explica.

A diretora Joniely ainda acrescentou que, após os encontros que estão acontecendo até o dia 11, a Ceave realizará ações conjuntas utilizando os dados do Saese para o acompanhamento e nas intervenções pedagógicas em nível de rede estadual. “Vamos ter uma ação conjunta para que os gestores escolares tirem do papel e transformem em ações”, disse.

Saese 2023

Os dados preliminares do Saese 2023 foram disponibilizados em fevereiro de 2024 para os gestores das unidades de ensino das redes públicas estadual e municipais. Eles tiveram até o dia 1° de março para interpor recursos, e a partir desta terça-feira, 9, iniciou-se o período de apropriação.

A terceira edição do Saese ocorreu no período de 21 de novembro a 1° de dezembro de 2023, envolvendo as redes públicas estadual e municipais, a partir da aplicação de instrumentos avaliativos de Língua Portuguesa e Matemática e de questionários contextuais em todas as etapas de ensino: alfabetização, anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

/ Notícias / educacao-cultura

Terça-Feira, 09 de Abril de 2024 às 14:30:00