Quarta-Feira, 10 de Abril de 2024 às 15:30:00
Encontro dialoga sobre plano de ação para o enfrentamento às violências no ambiente escolar
A reunião contou com a presença de guardas municipais e setores responsáveis pela segurança da rede estadual

A sede da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) foi ponto de encontro nesta quarta-feira,10, para uma reunião entre membros da pasta e representantes das guardas municipais de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras e São Cristóvão. A reunião foi realizada para debater a criação de um plano de ação para o enfrentamento e prevenção à violência nas escolas da rede pública estadual.

Durante o encontro, foram debatidas questões relacionadas à segurança dos alunos e professores, visando ao fortalecimento do enfrentamento de fenômenos de violência nas escolas, por meio do compartilhamento de protocolos e informações necessárias para a prevenção de ataques ao ambiente escolar. Também foi analisado o contexto social no qual as escolas estão inseridas, permitindo a abertura de diálogo, acordos de convivência e intervenções pacíficas. Na reunião, houve a criação de um grupo de trabalho para trazer mais guardas municipais e envolver um número maior de municípios nessas reuniões.

A ação foi estruturada baseada na Portaria nº 3625/2020/GS/SEDUC, que institui a política de promoção da paz a ser implementada nas instituições educacionais vinculadas à rede pública estadual de ensino de Sergipe, e na Lei 8.796, de 17 de dezembro de 2020, que criou o Programa de Mediação Escolar nas escolas da rede pública do estado de Sergipe.

Para o comandante da Guarda Municipal de Nossa Senhora do Socorro, Evilásio Protásio, a participação na segurança das escolas é muito importante não só para as guardas, mas também para o estado. “Pretendemos, nas próximas reuniões, trazer mais guardas municipais também para fortalecermos a defesa do cidadão que está na escola. Isso mostra a importância que o Estado está dando à parte escolar e aos municípios”, adiciona.

O coordenador de segurança da Seduc, José Ferreira, entende que é de fundamental importância o compartilhamento de informações entre as forças de segurança e a rede pública estadual de ensino. “Criamos protocolos e tratativas para as escolas seguirem e com isso prevenir ataques e evitar a necessidade de intervenção da força policial no ambiente escolar”

A técnica de educação do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, Ana Mércia, avaliou a reunião como positiva e tratou de questões de prevenção e monitoramento de ações. “Avaliamos hoje o que cada município já realiza no quesito de segurança, o que podemos melhorar, o que o Estado já oferece, por meio de nossa divisão de segurança, e o que nós podemos somar para aqueles municípios que ainda estão engatinhando nesse quesito de segurança”, reitera.

/ Notícias / educacao-cultura

Quarta-Feira, 10 de Abril de 2024 às 15:30:00