Quarta-Feira, 28 de Fevereiro de 2024 às 17:30:00
Editora Seduc analisa 271 obras a serem publicadas em 2024
As obras são analisadas por uma comissão de julgamento do mérito, e as que estiverem de acordo com as diretrizes comporão a biblioteca virtual da Editora

Contando com um acervo atual de 147 obras já editadas e publicadas em e-books e impressos, o programa Editora Seduc prepara mais um conjunto de obras a serem publicadas até o final de 2024. A comissão de avaliação de mérito analisa 271 obras submetidas por seus autores que, caso sejam aprovadas, passarão a compor o acervo da biblioteca virtual da editora e disponibilizadas por meio do link https://editora.seduc.se.gov.br/.

A previsão é de que a avaliação do conjunto de obras fique pronta até o final de março. Em seguida, as obras autorizadas serão editadas por uma empresa já vencedora do certame licitatório, e todas elas comporão o acervo digital, em formato de e-book.

O coordenador da Editora Seduc, professor Sidney Menezes, explica que a impressão em formato de livros dependerá da temática, da relevância pública, entre outras diretrizes da Seduc. “Até o fim de março, concluiremos a avaliação de mérito; mais dois meses para diagramação e dois meses para impressão. Provavelmente, no mês de agosto, as obras estarão conosco. É importante saber que uma vez editada fisicamente, a obra passa a compor a nossa biblioteca digital, independentemente da impressão”, detalha.

A publicação de livros faz parte da política governamental em dar voz e vez ao talento de alunos, professores e pesquisadores que tenham interesse em publicar pesquisas, fatos, contos, poemas e histórias de interesse público. Também já foram republicadas coleções históricas, como os livros da pesquisadora Maria Thétis Nunes.

Por meio da Editora Seduc, 147 obras já foram publicadas, num total de 182.867 exemplares impressos. A primeira leva foi com o edital 21/2021, por meio do qual 45 obras literárias e científicas inéditas produzidas por alunos e professores foram selecionadas e impressas.

Em 2022, a Editora Seduc lançou o Edital 13/2022, que selecionou 102 obras produzidas, majoritariamente, por estudantes e professores das redes públicas estadual e municipais do território sergipano. Foram impressos 1.312 exemplares de cada, num total de 133.824 unidades. Os exemplares foram distribuídos às bibliotecas escolares da rede estadual de ensino e demais instituições públicas de gestão da informação.

O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, destaca que a edição de livros compõe as diretrizes do ensino-aprendizagem da rede pública, incentivando a leitura, o resgate e a publicização de fatos e pesquisas científicas de Sergipe e de relevância nacional.

Algumas dessas obras constituíam livros científicos resultantes de dissertações de mestrado e teses de doutorado, livros de poemas, contos e crônicas escritos por estudantes e professores, livros de desenho produzidos por estudantes deficientes, livros paradidáticos produzidos por professores, livros com temáticas da história de Sergipe, personalidades sergipanas, entre outros.

/ Notícias / educacao-cultura

Editora Seduc analisa 271 obras a serem publicadas em 2024