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Segunda-Feira, 22 de Abril de 2024 às 14:45:00
Dia Mundial da Criatividade movimenta escolas da rede estadual com atividades diversificadas
Iniciativa acredita na importância do pensamento multidisciplinar criativo para encontrar soluções globais, em particular no que diz respeito às metas do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas

O Dia Mundial da Criatividade mobilizou a capital sergipana no período de 19 a 21 de abril, com atividades gratuitas e diversas, cujos objetivos foram aumentar a conscientização sobre o papel da criatividade em todos os aspectos do desenvolvimento humano e alertar para a importância da inovação na solução de problemas globais. O evento aconteceu em vários pontos da cidade e a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura foi parceira, com ações no Laboratório de Criatividade (LabCrie) do Centro de Excelência Professor João Costa, situado no bairro Getúlio Vargas, e no Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, no bairro Bugio.

Por meio da Coordenadoria de Educação à Distância, Formação e Tecnologias Educacionais (Cefor) e do Laboratório de Criatividade, a Seduc foi parceira anfitriã na sexta-feira, 19, quando promoveu uma oficina destinada aos educadores, com o tema ‘O pensar fazer criativo em sala de aula’. A atividade foi conduzida pelo professor Mário Jorge Oliveira Silva, mestre em Educação e especialista em Gestão da Criatividade, lotado no Departamento de Educação (DED).

A oficina contou com a participação de 25 professores que, durante as atividades, foram convidados a refletir sobre três questões: o que exatamente queremos dizer com criatividade; como fomentamos a criatividade na sala de aula; e como encontramos tempo suficiente para encaixá-lo no currículo já sobrecarregado.

De acordo com Mário Jorge, as atividades foram desenvolvidas por meio de exercícios heurísticos intercalados por explanações teóricas acerca dos principais conceitos que permeiam o pensamento criativo. “A necessidade do desenvolvimento do pensamento criativo no ambiente escolar está presente na segunda competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e também é apontada por estudos e pesquisas realizados pelo Fórum Econômico Mundial como uma das mais importantes habilidades interpessoais do mundo do trabalho”, comenta o educador.

Na avaliação da professora Geórgia Oliveira, de modo acolhedor e provocativo, o professor/facilitador fez o grupo repensar o conceito de criatividade e como nos relacionamos com ele. “Tirou-nos da zona de conforto ao propor atividades sem ter dinâmicas desconfortáveis, algo que considero positivo”, destaca.

Para a professora Kelly Valença, o evento proporcionou uma manhã repleta de momentos de crescimento e aprendizagem. “Foi troca maravilhosa com uma trilha a partir das técnicas, dos conceitos e indo à prática, inclusive mobilizando posturas e pensamentos”, reforça.

A professora Sandy Guimarães, do Centro de Excelência Professor João Costa, foi uma das participantes e comentou o quanto representou para ela. “Esta é a segunda oficina que faço com Mário e sempre saio muito animada com as ideias que são abordadas. É um momento em que paramos para pensar sobre questões criativas no ambiente escolar e sobre como a nossa didática pode colaborar. Nesse momento, estamos organizando o III Costão Cultural, nossa feira sobre cultura nordestina e esta oficina de criatividade me fez pensar sobre a importância de todo o processo para a construção do conhecimento para o jovem”.

Já no Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, as atividades aconteceram no sábado, 20, iniciando-se com uma atividade de Tony Souza sobre ‘Improviso teatral como ferramenta criativa’. Na sequência, foi a vez de Samuel Santana trabalhar o tema ‘O ensino de tecnologia baseado em projeto’. Marilza Honorato e Eddye Ramos estiveram à frente da ‘Oficina de reciclagem de garrafas’, que mobilizou a garotada sobre a importância do consumo consciente e do reuso de materiais recicláveis.

O período da tarde contou com a exibição do documentário ‘Brasil Criativo’, uma produção do Instituto Brasil Criativo. Em seguida, foi a vez de Izabella Portalla conversar com os estudantes sobre ‘O poder do afeto na comunicação’. E para encerrar as atividades, Aimée Resende tratou do tema ‘Desbloqueando a criatividade: como facilitar estratégias de marketing do seu negócio com Arte”.

Para a diretora do Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, Deise Nascimento, o evento foi gratificante. “Foi possível introduzir entre nossos alunos formas diferentes de resolver as questões que estão em nosso dia a dia. Explorar a criatividade fez mostrar que é preciso, na atualidade, sair da zona de conforto e inovar para termos no futuro uma colheita de resultados com mais qualidade e focados em soluções plenas”, frisa a gestora.

Dia Mundial da Criatividade
O Dia Mundial da Criatividade foi adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, por meio da Resolução n°. 71/284, de 27 de abril de 2017, e internacionalmente é conhecido como World Creativity Day. O WCD é uma iniciativa que acredita na importância do pensamento multidisciplinar criativo, tanto em nível individual como coletivo, para encontrar soluções globais, em particular no que diz respeito às metas do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. O WCD é uma comunidade global que reúne milhares de pessoas para promover e conectar iniciativas que inspiram a criatividade e a colaboração com um modelo descentralizado e democrático.

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Dia Mundial da Criatividade movimenta escolas da rede estadual com atividades diversificadas
Iniciativa acredita na importância do pensamento multidisciplinar criativo para encontrar soluções globais, em particular no que diz respeito às metas do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas
Segunda-Feira, 22 de Abril de 2024 às 14:45:00

O Dia Mundial da Criatividade mobilizou a capital sergipana no período de 19 a 21 de abril, com atividades gratuitas e diversas, cujos objetivos foram aumentar a conscientização sobre o papel da criatividade em todos os aspectos do desenvolvimento humano e alertar para a importância da inovação na solução de problemas globais. O evento aconteceu em vários pontos da cidade e a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura foi parceira, com ações no Laboratório de Criatividade (LabCrie) do Centro de Excelência Professor João Costa, situado no bairro Getúlio Vargas, e no Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, no bairro Bugio.

Por meio da Coordenadoria de Educação à Distância, Formação e Tecnologias Educacionais (Cefor) e do Laboratório de Criatividade, a Seduc foi parceira anfitriã na sexta-feira, 19, quando promoveu uma oficina destinada aos educadores, com o tema ‘O pensar fazer criativo em sala de aula’. A atividade foi conduzida pelo professor Mário Jorge Oliveira Silva, mestre em Educação e especialista em Gestão da Criatividade, lotado no Departamento de Educação (DED).

A oficina contou com a participação de 25 professores que, durante as atividades, foram convidados a refletir sobre três questões: o que exatamente queremos dizer com criatividade; como fomentamos a criatividade na sala de aula; e como encontramos tempo suficiente para encaixá-lo no currículo já sobrecarregado.

De acordo com Mário Jorge, as atividades foram desenvolvidas por meio de exercícios heurísticos intercalados por explanações teóricas acerca dos principais conceitos que permeiam o pensamento criativo. “A necessidade do desenvolvimento do pensamento criativo no ambiente escolar está presente na segunda competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e também é apontada por estudos e pesquisas realizados pelo Fórum Econômico Mundial como uma das mais importantes habilidades interpessoais do mundo do trabalho”, comenta o educador.

Na avaliação da professora Geórgia Oliveira, de modo acolhedor e provocativo, o professor/facilitador fez o grupo repensar o conceito de criatividade e como nos relacionamos com ele. “Tirou-nos da zona de conforto ao propor atividades sem ter dinâmicas desconfortáveis, algo que considero positivo”, destaca.

Para a professora Kelly Valença, o evento proporcionou uma manhã repleta de momentos de crescimento e aprendizagem. “Foi troca maravilhosa com uma trilha a partir das técnicas, dos conceitos e indo à prática, inclusive mobilizando posturas e pensamentos”, reforça.

A professora Sandy Guimarães, do Centro de Excelência Professor João Costa, foi uma das participantes e comentou o quanto representou para ela. “Esta é a segunda oficina que faço com Mário e sempre saio muito animada com as ideias que são abordadas. É um momento em que paramos para pensar sobre questões criativas no ambiente escolar e sobre como a nossa didática pode colaborar. Nesse momento, estamos organizando o III Costão Cultural, nossa feira sobre cultura nordestina e esta oficina de criatividade me fez pensar sobre a importância de todo o processo para a construção do conhecimento para o jovem”.

Já no Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, as atividades aconteceram no sábado, 20, iniciando-se com uma atividade de Tony Souza sobre ‘Improviso teatral como ferramenta criativa’. Na sequência, foi a vez de Samuel Santana trabalhar o tema ‘O ensino de tecnologia baseado em projeto’. Marilza Honorato e Eddye Ramos estiveram à frente da ‘Oficina de reciclagem de garrafas’, que mobilizou a garotada sobre a importância do consumo consciente e do reuso de materiais recicláveis.

O período da tarde contou com a exibição do documentário ‘Brasil Criativo’, uma produção do Instituto Brasil Criativo. Em seguida, foi a vez de Izabella Portalla conversar com os estudantes sobre ‘O poder do afeto na comunicação’. E para encerrar as atividades, Aimée Resende tratou do tema ‘Desbloqueando a criatividade: como facilitar estratégias de marketing do seu negócio com Arte”.

Para a diretora do Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, Deise Nascimento, o evento foi gratificante. “Foi possível introduzir entre nossos alunos formas diferentes de resolver as questões que estão em nosso dia a dia. Explorar a criatividade fez mostrar que é preciso, na atualidade, sair da zona de conforto e inovar para termos no futuro uma colheita de resultados com mais qualidade e focados em soluções plenas”, frisa a gestora.

Dia Mundial da Criatividade
O Dia Mundial da Criatividade foi adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, por meio da Resolução n°. 71/284, de 27 de abril de 2017, e internacionalmente é conhecido como World Creativity Day. O WCD é uma iniciativa que acredita na importância do pensamento multidisciplinar criativo, tanto em nível individual como coletivo, para encontrar soluções globais, em particular no que diz respeito às metas do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. O WCD é uma comunidade global que reúne milhares de pessoas para promover e conectar iniciativas que inspiram a criatividade e a colaboração com um modelo descentralizado e democrático.