Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 às 15:45:00
Convite à imprensa: formação do programa Aprender Valor

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) realiza nesta quarta-feira, 17, a partir das 8 horas, na Faculdade Estácio, a formação para técnicos de 50 escolas inscritas no programa Aprender Valor. O programa é uma iniciativa do Banco Central do Brasil. Em Sergipe, a Seduc assinou um termo de cooperação para aplicar a iniciativa, que tem como objetivo formar multiplicadores no ambiente escolar para trabalhar com a temática da educação financeira e suas vertentes.

As escolas que já ofertam o componente curricular Projeto de Vida Educação Empreendedora e Financeira terão a opção de suporte maior do programa.

Na Seduc Sergipe, o programa é coordenado pelo Departamento de Educação, por meio do Serviço de Ensino Fundamental/DED, por ter como público-alvo os estudantes do ensino fundamental. As escolas interessadas em aderir ao programa ainda podem fazer a inscrição por meio do endereço eletrônico www.aprendervalor.caedigital.net

O programa
O Aprender Valor tem como objetivo estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de Educação Financeira e Educação para o Consumo em estudantes das escolas públicas brasileiras. Financiado com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o programa vem sendo implementado desde o início de 2020 em escolas selecionadas de cinco estados (Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Paraná) mais o Distrito Federal.

O programa acredita que tratar sobre educação financeira no contexto escolar é uma urgência social, tendo em vista os impactos, na vida individual e coletiva, no presente e no futuro, causados pelo modo como as pessoas lidam com o consumo e com os recursos financeiros e materiais. Levar o tema para dentro das salas de aula alinha-se à demanda contemporânea de promoção do letramento financeiro na escolarização de nível básico.

A inserção da Educação Financeira e da Educação para o Consumo nos currículos escolares, conforme proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), auxilia a integração crítica e consciente de crianças e adolescentes no mundo atual, contribuindo para a constituição da cidadania. Além disso, aproxima o aprendizado escolar da vida prática, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.

No programa Aprender Valor, a Educação Financeira efetiva-se nas escolas de ensino fundamental por meio de projetos escolares que integram a educação financeira a diferentes componentes curriculares. Esses projetos trazem sequências didáticas com atividades capazes de articular habilidades relacionadas ao planejamento do uso dos recursos, à poupança ativa e ao uso responsável do crédito com conteúdos e habilidades de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Humanas previstas na BNCC, de modo transversal e integrado.

Serviço:

O quê: formação do Programa Aprender Valor - educação financeira
Quando: 17/04 (quarta-feira) - a partir das 8h
Local: Centro Universitário Estácio – Sergipe - Segundo andar do bloco Adm - Auditório 01 - Rua Teixeira de Freitas, 10 - Salgado Filho, Aracaju – SE (auditório da entrada principal, próximo ao viaduto da Avenida Francisco Porto)

/ Notícias / educacao-cultura

Convite à imprensa: formação do programa Aprender Valor