Segunda-Feira, 04 de Março de 2024 às 14:15:00
Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral volta a funcionar no prédio original da instituição de ensino
Alunos comemoram novo espaço de aprendizado com a entrega da 35a. obra do governo para a Educação

Após mais de seis anos de uma trajetória de interdição, paralisações e intervenções, o Governo de Sergipe entregou à comunidade nesta segunda-feira, 4, em Aracaju, o Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral completamente reformado, modernizado e ampliado. Essa é a 35ª obra da Educação em 14 meses da atual gestão, serviços considerados estruturantes para a qualificação do sistema educacional do estado de Sergipe.

O Governo de Sergipe acelerou a obra, técnicos da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura realizaram constantes vistorias no canteiro de obras e, a partir desta segunda-feira, a instituição de ensino passou a ser novamente da população do bairro Jabotiana.

“Antes de começarmos uma obra nova, a gente determina que nenhuma outra fique paralisada. A gestão é impessoal; assumimos e entregamos. É um compromisso do nosso governo com o zelo ao erário público. Tudo que estamos colhendo hoje é fruto da dedicação de muita gente. Agradeço a todos que fazem a Educação”, disse o governador Fábio Mitidieri na ocasião.

Modernização e ampliação

A previsão é de que a matrícula atual de 514 alunos amplie-se com o retorno das atividades ao prédio, que passou por reforma total e ampliação de seis para dez salas. Os alunos contarão com novos vestiários, com acesso à quadra multiesportiva coberta, que servirá não apenas para a comunidade escolar, mas também para todo o bairro. A escola ganhou moderno sistema de combate a incêndio, novo almoxarifado, arquivos, arquivo morto, despensas e cozinha completamente mobiliada.

“Essa é a 35ª obra da Educação e mostra o compromisso do governo estadual com a educação sergipana, de fortalecimento da nossa estrutura, mais conforto, mais qualidade para os alunos e professores. Fico feliz. Passou um tempo grande interditada. A obra veio para devolver à comunidade escolar uma unidade moderna, ampliada, com toda a infraestrutura para a Educação. Representa mais que uma melhoria física para a escola. É o compromisso com a educação”, definiu o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral.

Foi investida para o bem-estar da comunidade escolar a ampliação da sala de informática, ampliação das salas de professores, salas de multimídias, além de quiosques com pergolados na parte externa e toda a infraestrutura de serviços e lazer.

As alunas do 7º ano do Ensino Fundamental Rebecca Santos e Suellen Santos  destacaram a presença das salas climatizadas. Já Maria Elaine, da 1ª série do Ensino Médio, disse que vai utilizar bastante a sala de informática. A aluna Vitória Dias da Silva, 1ª série do Ensino Médio, informou que foi matriculada na escola em 2019, e nunca tinha estudado no prédio. “Estava esperando muito. A expectativa era muito grande, nunca estudei aqui e queria que essa reforma acabasse logo. Gostei muito das salas com ar-condicionado, da quadra, principalmente”, afirmou.

Obras da Educação

A entrega do Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral compõe um elenco de unidades escolares já entregues pelo Governo de Sergipe. Foram 30 escolas e quadras de esportes entregues em 2023 e mais cinco em 2024, sendo o Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral a 35ª obra entregue para a Educação pela atual gestão. A previsão é de que esse número dobre. Somente em Aracaju, são dez obras de escolas em curso.

A diretora Alessandra Souza disse que a maioria dos alunos não chegaram a estudar no prédio antes da reforma, por conta da interdição. “A gente pertence a este local, e hoje, além de voltarmos para o prédio, a gente conta com quadra coberta, laboratórios, salas climatizadas para sermos uma escola nota 10. Estamos planejando para isso”, afirmou.

/ Notícias / educacao-cultura

Segunda-Feira, 04 de Março de 2024 às 14:15:00