Quinta-Feira, 07 de Março de 2024 às 18:30:00
Colégio Estadual Olímpio Campos promove ações do Programa Cuidar-SE em Itabaianinha
No evento, houve o reforço das ações que o Cuidar-SE oferece para que as pessoas que menstruam permaneçam em sala de aula durante seus ciclos, garantindo-lhes a dignidade menstrual nas escolas

O Colégio Estadual Olímpio Campos, localizado no município de Itabaianinha, na Diretoria Regional do Sul Sergipano (DRE 1), promoveu um evento que visou ao reforço das políticas educacionais no Estado voltadas para a saúde e o bem-estar das pessoas que menstruam dentro da Rede Pública Estadual de Ensino, o Cuidar-SE. A ação, que representa o marco regulatório do programa, ocorreu no início desta semana e reuniu mais de 600 pessoas, entre estudantes e gestores, que ouviram palestras sobre o tema, além da oferta e disponibilização de mais de 1.500 pacotes de absorventes íntimos na instituição de ensino.

O Programa Cuidar-SE assegura a disponibilização gratuita desses absorventes higiênicos e outros cuidados básicos de educação em saúde, higiene pessoal e saúde menstrual dentro das 319 escolas da Rede Estadual. O público-alvo do programa são as pessoas que menstruam e se encontram na faixa etária de 9 a 21 anos, que estejam devidamente matriculadas. Afinal, um dos principais objetivos do Cuidar-SE é manter os estudantes, que não têm condições ideais para adquirir os itens de higiene pessoal, nas salas de aula durante o ciclo menstrual, evitando a evasão escolar e garantindo dignidade durante esse período tão importante.

O evento não se limitou apenas às pessoas que menstruam, mas também contou com ampla participação masculina. Tal movimento ampliou o conhecimento a respeito dos ciclos menstruais e como eles podem afetar o desempenho das pessoas que estejam passando por esse período durante as aulas.

A diretora do colégio, Karla de Jesus Santos, destacou a importância da apresentação do Programa Cuidar-SE para o público escolar, enfatizando que o programa será uma ferramenta fundamental para combater esse afastamento e também para quebrar tabus relacionados à dignidade menstrual.

“Conversando com algumas estudantes depois, elas mesmas relataram a importância de se ter uma iniciativa como essa, pois é visivelmente notório o afastamento das meninas em relação ao colégio no período menstrual. Essa ação será uma grande aliada no combate ao afastamento dessas pessoas. Não podemos esquecer, é claro, as questões emocionais, pois certamente é uma ação que promove o acolhimento, a empatia e o cuidado. A educação pode, sim, ser aliada nessas causas”, esclareceu a diretora.

Uma das participantes da palestra foi a estudante Maria Inêz Ferreira Santos, da 3ª série do Ensino Médio. A aluna gostou de participar do evento, ressaltando que o autocuidado também é realizar escolhas que farão bem para as pessoas que menstruam hoje e no futuro. “Em nossa escola já existe esse cuidado. Saber que essa dinâmica vai ser fortalecida pelo Programa Cuidar-SE nos deixa muito felizes”, citou Maria Inêz.

O diretor da DRE 1, professor Franz Russemberg, palestrou durante o evento, falando sobre as ações que vêm realizando em relação ao Cuidar-SE por toda a Diretoria Regional. Ele destacou a abordagem do programa em várias escolas, envolvendo a comunidade, apresentando regras, e promovendo debates sobre a naturalização do ciclo menstrual. Franz enfatizou o apoio das escolas na disponibilização de absorventes, mencionando a interação positiva dos estudantes do Olímpio Campos.

“Esses eventos são oportunidades para que as pessoas que menstruam possam tirar dúvidas, além de interagir sobre o programa em si, a quem elas podem recorrer para coletar esse item, quantos pacotes elas podem receber e são disponibilizados pelo colégio. Colocamos isso em nossas conversas com todo o cuidado, visando ao reforço dessa política educacional. Nós temos certeza de que vamos conseguir ter o maior êxito possível”, enfatizou Franz.

/ Notícias / educacao-cultura

Quinta-Feira, 07 de Março de 2024 às 18:30:00