Quarta-Feira, 07 de Junho de 2023 às 17:00:00
Colégio Estadual Murilo Braga leva alunos ao cinema
Ação faz parte do na programação do projeto 'CEMB, Luz, Câmera e ação'

Quando as luzes da sala de projeção reduziram a intensidade, o grito de euforia logo foi tomado pelo silêncio. Foi com esse clima de magia que 215 alunos do Colégio Estadual Murilo Braga (CEMB), de Itabaiana, estiveram nesta quarta-feira, 7, em uma das salas de cinema do shopping localizado no município, para assistir ao filme 'Velozes e Furiosos'.

A atividade faz parte do projeto 'CEMB, Luz, Câmera e ação', que tem o objetivo de realizar atividades multidisciplinares por meio da arte, já que o cinema tem grande aceitação por parte do público jovem. O projeto foi organizado pelo professor de Química, Marcos Santiago, e contou com a colaboração de vários outros professores e da equipe diretiva do colégio. Para Santiago, ir ao cinema não pode ser visto simplesmente como uma projeção de um filme, mas na perspectiva de que melhora as relações interpessoais entre professor e aluno, além de poder orientar os estudantes em temas multidisciplinares de forma mais atrativa.

“Alguns alunos nunca foram a uma sala de cinema e nem conhecem o único shopping da cidade. Estimula também o olhar ativo, contribuindo para a formação de um espectador mais crítico e reflexivo, ampliando sua visão de mundo e permitindo uma compreensão mais ampla do universo em que cada um está inserido”, declara o professor Marcos Santiago. Ele ainda ressalta que o cinema está intrinsecamente ligado com a ciência e, em particular, com a química. “O cinema é uma forma de arte que combina elementos visuais e sonoros para contar histórias e transmitir mensagens. Ao assistir filmes, os alunos podem aprender sobre diferentes culturas, épocas e questões sociais. Além disso, o cinema pode ajudar a desenvolver habilidades críticas e de análise, pois os alunos podem discutir e refletir sobre o que viram na tela. Por fim, ir ao cinema é uma atividade divertida e social, que pode ajudar a fortalecer os laços entre aluno e professor e criar memórias duradouras”, disse.

A aluna Eduarda Góis de Jesus disse que já tinha ido ao cinema, porém nenhum momento que se assemelhasse a este. “Gostei muito da experiência. Ficou ainda melhor por estar acompanhada dos meus colegas e amigos escolares, que também gostaram muito do passeio”, destacou.

Para a professora Jussane Teles, o uso do filme e a visita ao shopping têm vários contextos a serem explorados para a aprendizagem dos alunos, visto que a linguagem cinematográfica é complexa e mistura emoção, envolvimento, enredo, ação, música, luz, movimento, mistério, desafio, suspense e por isso mesmo apresenta ampla capacidade de comunicação.

A diretora Maracy Pereira explica que ao se trabalhar com cinema na escola é fundamental que se faça um planejamento prévio, compreendendo que existem ações além de assistir ao filme, no sentido de potencializar seu uso. Ela acrescenta que deve ser redirecionado o uso habitual dos filmes para torná-lo um instrumento pedagógico a favor da aprendizagem, pois oportuniza que haja momentos, tanto de formação crítica, reflexiva e apreciativa quanto de lazer.

/ Notícias / educacao-cultura

Colégio Estadual Murilo Braga leva alunos ao cinema