As habilidades de saber ler e escrever podem mudar o futuro de uma criança. Portanto, garantir o processo de construção destas habilidades nos anos iniciais da Educação Básica é o primeiro passo para que ela possa ter um desenvolvimento cognitivo pleno a fim de experienciar e compreender o mundo que a rodeia. Com este propósito, o Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe (Seduc) e com o apoio técnico da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam) desenvolve desde 2019, em parceria com os 75 municípios sergipanos, o ‘Programa Alfabetizar Pra Valer’ (PAPV). Somente em 2023, o PAPV atendeu cerca de 105 mil alunos, com investimentos na ordem de R$ 4.632.202,62, sendo 11.059 estudantes da rede estadual e 93.753 estudantes das redes municipais, distribuídos em 6.989 turmas que vão da Pré-escola ao 3º ano do Ensino Fundamental.
Uma das instituições de ensino parceiras do Programa Alfabetizar Pra Valer e referência no estado pelo excelente resultado no Índice de Desempenho Escolar de Sergipe (Idese) de 2022 foi a Escola Municipal Professora Elinalda dos Santos, situada em Malhador. A diretora Marizélia dos Santos Rezende, explica de que forma o PAPV contribuiu para o rendimento e a aprendizagem dos alunos. “Trata-se de um programa muito bom que tem contribuído com o rendimento e a aprendizagem dos nossos alunos, pois compreende tanto o processo de formação dos professores, quanto o recebimento de materiais didático-pedagógicos para serem utilizados em sala de aula, três vezes por semana. A nossa escola já apresentava um bom desempenho no Idese, no entanto, a partir da adesão da nossa escola ao programa temos gerado bons frutos. Em 2022, nossa escola garantiu o primeiro lugar no Idese com uma pontuação que atingiu 7,7 de média na turma do 2º ano do Ensino Fundamental. Além disso, tivemos a oportunidade de representar o estado de Sergipe, em Brasília, durante o Seminário Nacional pela Alfabetização de 2023 e falar sobre a nossa experiência para os representantes dos demais estados”, comemora a gestora.
Para Kelis dos Santos Santana, mãe do aluno Carlos Daniel e egressa da Escola Municipal Professora Elinalda dos Santos, a adesão da escola e do município de Malhador ao Programa Alfabetizar Pra Valer é louvável e deve servir de exemplo. “Como mãe de um aluno em processo de alfabetização eu fico muito feliz com os resultados que estão sendo obtidos. E, observando por outra perspectiva, enquanto ex-aluna desta escola e das professoras que hoje educam o meu filho, eu só tenho a agradecer. A escola que me alfabetizou é completamente diferente da escola que está alfabetizando o meu filho. As profissionais são as mesmas, mas estão melhor preparadas para o exercício da profissão. Além disso, percebo que o material utilizado pelas professoras prende a atenção do meu filho, um menino inteligente e cheio de planos para o futuro”, destaca a mãe.
Oferta de Material Didático Complementar Estruturado
Em 2023, o Material Didático Complementar Estruturado foi distribuído para todos os professores e estudantes de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental das Redes Públicas de Sergipe, pactuadas com o Programa Alfabetizar Pra Valer.
Na avaliação da professora do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Elinalda dos Santos, Maria José Roque Menezes, o material ofertado pela Seduc às escolas pactuadas é de excelente qualidade e fazem o diferencial no processo de alfabetização das crianças. “Lembro que no início do programa houve uma certa resistência, mas depois que eu o conheci, percebi que se tratava de um material de qualidade. Por isso, acredito que o principal é você conhecer o material didático complementar estruturado, pois quando conhecemos a fundo o conteúdo proposto, inclusive com diversas práticas pedagógicas para serem aplicadas em sala de aula, podemos trabalhar com mais dedicação. Eu estudei o conteúdo, utilizei três vezes por semana com os meus alunos e presenciei o excelente resultado que obtivemos no final do ano”, frisa a professora.
Alfabetômetro
Outra estratégia para acompanhar o processo de alfabetização dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, proposta pela equipe técnica da Ascam/Seduc, é o Alfabetômetro. Ele é construído coletivamente pela comunidade escolar, afixado no mural da escola ou na sala de aula e seus dados necessitam de atualização.
De acordo com a diretora da Ascam, Andreia Dantas, este é um instrumento pedagógico que tem como objetivo realizar um diagnóstico da leitura e da escrita dos alunos. “Por meio da utilização do material didático complementar e da avaliação processual via caderno de registro, o professor acompanha o desenvolvimento da habilidade de leitura de todos os estudantes e, nessa perspectiva, o professor sinaliza quais estudantes do 2º ano são: não leitores, leitores de sílabas, leitores de palavras, leitores de frases e leitores de textos. Em seguida realiza-se a inserção dos dados no Alfabetômetro da escola”, explica.
Na Escola Estadual Euvaldo Diniz, os professores foram além de um simples instrumento de acompanhamento e criaram uma tabela própria para otimizar e individualizar o atendimento aos alunos. Há reuniões semanais com o objetivo de avaliar a progressão dos 206 alunos matriculados na escola. “Criamos uma planilha por semana, em que é marcado se cada aluno da turma consegue ler corretamente as letras, as palavras, as frases, a pontuação, e, em seguida, se lê com fluência, com entonação, se identifica o conteúdo quando terminamos a frase. Na sexta-feira de cada semana, fazemos o fechamento e vamos percebendo quem evoluiu”, explicou a professora Kleane de Matos.
Formação continuada para bolsistas e professores
As trilhas formativas do Programa Alfabetizar Pra Valer são elaboradas pelo Serviço de Apoio Pedagógico aos Municípios (Seapem/Ascam) tendo o suporte técnico das consultoras da Associação Bem Comum (ABC). Em 2023, a formação continuada para 302 bolsistas Regionais e Municipais do Programa Alfabetizar Pra Valer desenvolveu-se de maneira híbrida, com momentos síncronos, remotos e presenciais e momentos assíncronos, com a disponibilização de materiais na plataforma AVA/SEDUC.
A formação para professores atendidos pelo PAPV ocorre em forma de cascata, dessa maneira, os bolsistas formados pela equipe central e pelas consultoras são orientados a desenvolver as multiplicações das formações com os professores em suas respectivas regionais e municípios. Como o cascateamento das formações é finalizado no mês de dezembro, portanto, em decorrência deste processo, os dados quantitativos ainda serão consolidados.
O Seapem/Ascam acompanha o cascateamento das formações junto às equipes municipais e regionais, por meio de envios dos relatórios e ferramentas de acompanhamento retroalimentadas após a realização de cada módulo formativo.
Sistema de Monitoramento do Programa Alfabetizar Pra Valer (SISPAV)
A execução do Programa exige qualidade na oferta, nesse sentido, um dos seus eixos se concentra na qualificação da avaliação e do monitoramento de resultados educacionais. Desse modo, a equipe da Assessoria de Tecnologia e Informação (Astin/Seduc), com o apoio da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam/Seduc) e em parceria com a Associação Bem Comum, em regime de colaboração com as Redes Municipais e Estadual de Ensino, estruturou e aprimorou uma ferramenta voltada para consolidar os resultados das avaliações de leitura dos estudantes: o Sistema de Monitoramento do Programa Alfabetizar pra Valer (Sispav).
Este Sistema subsidia o compartilhamento dos indicadores necessários para um olhar analítico voltado para observar a situação de cada estudante do 2º ano, a fim de promover a qualidade dos serviços ofertados, considerando o desempenho e o desenvolvimento dos alunos da Rede Estadual e Municipais, no que concerne à aprendizagem nos campos da leitura.
Para garantir o bom andamento das ações realizadas no sistema, a equipe do Serviço de Apoio Técnico e Financeiro (Seatef/Ascam) realiza os seguintes procedimentos: orientações concernentes ao preenchimento e inserção de dados junto às equipes do Programa; encontros mensais pautados no suporte e na assistência técnica junto às equipes do Programa; e o monitoramento diuturno do sistema considerando possíveis inconsistências, atualização dos dados e apoio técnico às equipes.
Perspectivas para 2024
Para alcançar o objetivo do programa, a Seduc firmou parcerias para desenvolver ações conjuntas com a Associação Bem Comum (ABC), Fundação Lemann e Instituto Natura, somando esforços para alcançar resultados na melhoria de vida das crianças sergipanas e garantindo o direito de aprender. Dessa forma, o estado de Sergipe compõe um conjunto de federações que atua com a Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC).
“Ressalta-se que em virtude da lacuna educacional ocasionada pela pandemia da Covid-19, as ações do programa se estenderam, de forma excepcional, para o 3º ano do Ensino Fundamental (Lei 8.872/2021), com atendimento previsto até o dia 31 de dezembro de 2023. Contudo, ainda este ano de 2023, foi elaborado o Projeto de Lei (PL) com a proposta de alterar o marco legal do Programa prevendo a inclusão permanente do 3º ano do Ensino Fundamental em seu escopo de trabalho, assim como, a proposta de reajuste dos valores das bolsas de extensão tecnológica. O PL foi aprovado na Assembleia Legislativa de Sergipe e sancionado pelo governador Fábio Mitidieri, no dia 26 de dezembro”, conclui a diretora da Ascam/Seduc, Andreia Dantas.
As habilidades de saber ler e escrever podem mudar o futuro de uma criança. Portanto, garantir o processo de construção destas habilidades nos anos iniciais da Educação Básica é o primeiro passo para que ela possa ter um desenvolvimento cognitivo pleno a fim de experienciar e compreender o mundo que a rodeia. Com este propósito, o Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe (Seduc) e com o apoio técnico da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam) desenvolve desde 2019, em parceria com os 75 municípios sergipanos, o ‘Programa Alfabetizar Pra Valer’ (PAPV). Somente em 2023, o PAPV atendeu cerca de 105 mil alunos, com investimentos na ordem de R$ 4.632.202,62, sendo 11.059 estudantes da rede estadual e 93.753 estudantes das redes municipais, distribuídos em 6.989 turmas que vão da Pré-escola ao 3º ano do Ensino Fundamental.
Uma das instituições de ensino parceiras do Programa Alfabetizar Pra Valer e referência no estado pelo excelente resultado no Índice de Desempenho Escolar de Sergipe (Idese) de 2022 foi a Escola Municipal Professora Elinalda dos Santos, situada em Malhador. A diretora Marizélia dos Santos Rezende, explica de que forma o PAPV contribuiu para o rendimento e a aprendizagem dos alunos. “Trata-se de um programa muito bom que tem contribuído com o rendimento e a aprendizagem dos nossos alunos, pois compreende tanto o processo de formação dos professores, quanto o recebimento de materiais didático-pedagógicos para serem utilizados em sala de aula, três vezes por semana. A nossa escola já apresentava um bom desempenho no Idese, no entanto, a partir da adesão da nossa escola ao programa temos gerado bons frutos. Em 2022, nossa escola garantiu o primeiro lugar no Idese com uma pontuação que atingiu 7,7 de média na turma do 2º ano do Ensino Fundamental. Além disso, tivemos a oportunidade de representar o estado de Sergipe, em Brasília, durante o Seminário Nacional pela Alfabetização de 2023 e falar sobre a nossa experiência para os representantes dos demais estados”, comemora a gestora.
Para Kelis dos Santos Santana, mãe do aluno Carlos Daniel e egressa da Escola Municipal Professora Elinalda dos Santos, a adesão da escola e do município de Malhador ao Programa Alfabetizar Pra Valer é louvável e deve servir de exemplo. “Como mãe de um aluno em processo de alfabetização eu fico muito feliz com os resultados que estão sendo obtidos. E, observando por outra perspectiva, enquanto ex-aluna desta escola e das professoras que hoje educam o meu filho, eu só tenho a agradecer. A escola que me alfabetizou é completamente diferente da escola que está alfabetizando o meu filho. As profissionais são as mesmas, mas estão melhor preparadas para o exercício da profissão. Além disso, percebo que o material utilizado pelas professoras prende a atenção do meu filho, um menino inteligente e cheio de planos para o futuro”, destaca a mãe.
Oferta de Material Didático Complementar Estruturado
Em 2023, o Material Didático Complementar Estruturado foi distribuído para todos os professores e estudantes de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental das Redes Públicas de Sergipe, pactuadas com o Programa Alfabetizar Pra Valer.
Na avaliação da professora do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Elinalda dos Santos, Maria José Roque Menezes, o material ofertado pela Seduc às escolas pactuadas é de excelente qualidade e fazem o diferencial no processo de alfabetização das crianças. “Lembro que no início do programa houve uma certa resistência, mas depois que eu o conheci, percebi que se tratava de um material de qualidade. Por isso, acredito que o principal é você conhecer o material didático complementar estruturado, pois quando conhecemos a fundo o conteúdo proposto, inclusive com diversas práticas pedagógicas para serem aplicadas em sala de aula, podemos trabalhar com mais dedicação. Eu estudei o conteúdo, utilizei três vezes por semana com os meus alunos e presenciei o excelente resultado que obtivemos no final do ano”, frisa a professora.
Alfabetômetro
Outra estratégia para acompanhar o processo de alfabetização dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, proposta pela equipe técnica da Ascam/Seduc, é o Alfabetômetro. Ele é construído coletivamente pela comunidade escolar, afixado no mural da escola ou na sala de aula e seus dados necessitam de atualização.
De acordo com a diretora da Ascam, Andreia Dantas, este é um instrumento pedagógico que tem como objetivo realizar um diagnóstico da leitura e da escrita dos alunos. “Por meio da utilização do material didático complementar e da avaliação processual via caderno de registro, o professor acompanha o desenvolvimento da habilidade de leitura de todos os estudantes e, nessa perspectiva, o professor sinaliza quais estudantes do 2º ano são: não leitores, leitores de sílabas, leitores de palavras, leitores de frases e leitores de textos. Em seguida realiza-se a inserção dos dados no Alfabetômetro da escola”, explica.
Na Escola Estadual Euvaldo Diniz, os professores foram além de um simples instrumento de acompanhamento e criaram uma tabela própria para otimizar e individualizar o atendimento aos alunos. Há reuniões semanais com o objetivo de avaliar a progressão dos 206 alunos matriculados na escola. “Criamos uma planilha por semana, em que é marcado se cada aluno da turma consegue ler corretamente as letras, as palavras, as frases, a pontuação, e, em seguida, se lê com fluência, com entonação, se identifica o conteúdo quando terminamos a frase. Na sexta-feira de cada semana, fazemos o fechamento e vamos percebendo quem evoluiu”, explicou a professora Kleane de Matos.
Formação continuada para bolsistas e professores
As trilhas formativas do Programa Alfabetizar Pra Valer são elaboradas pelo Serviço de Apoio Pedagógico aos Municípios (Seapem/Ascam) tendo o suporte técnico das consultoras da Associação Bem Comum (ABC). Em 2023, a formação continuada para 302 bolsistas Regionais e Municipais do Programa Alfabetizar Pra Valer desenvolveu-se de maneira híbrida, com momentos síncronos, remotos e presenciais e momentos assíncronos, com a disponibilização de materiais na plataforma AVA/SEDUC.
A formação para professores atendidos pelo PAPV ocorre em forma de cascata, dessa maneira, os bolsistas formados pela equipe central e pelas consultoras são orientados a desenvolver as multiplicações das formações com os professores em suas respectivas regionais e municípios. Como o cascateamento das formações é finalizado no mês de dezembro, portanto, em decorrência deste processo, os dados quantitativos ainda serão consolidados.
O Seapem/Ascam acompanha o cascateamento das formações junto às equipes municipais e regionais, por meio de envios dos relatórios e ferramentas de acompanhamento retroalimentadas após a realização de cada módulo formativo.
Sistema de Monitoramento do Programa Alfabetizar Pra Valer (SISPAV)
A execução do Programa exige qualidade na oferta, nesse sentido, um dos seus eixos se concentra na qualificação da avaliação e do monitoramento de resultados educacionais. Desse modo, a equipe da Assessoria de Tecnologia e Informação (Astin/Seduc), com o apoio da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam/Seduc) e em parceria com a Associação Bem Comum, em regime de colaboração com as Redes Municipais e Estadual de Ensino, estruturou e aprimorou uma ferramenta voltada para consolidar os resultados das avaliações de leitura dos estudantes: o Sistema de Monitoramento do Programa Alfabetizar pra Valer (Sispav).
Este Sistema subsidia o compartilhamento dos indicadores necessários para um olhar analítico voltado para observar a situação de cada estudante do 2º ano, a fim de promover a qualidade dos serviços ofertados, considerando o desempenho e o desenvolvimento dos alunos da Rede Estadual e Municipais, no que concerne à aprendizagem nos campos da leitura.
Para garantir o bom andamento das ações realizadas no sistema, a equipe do Serviço de Apoio Técnico e Financeiro (Seatef/Ascam) realiza os seguintes procedimentos: orientações concernentes ao preenchimento e inserção de dados junto às equipes do Programa; encontros mensais pautados no suporte e na assistência técnica junto às equipes do Programa; e o monitoramento diuturno do sistema considerando possíveis inconsistências, atualização dos dados e apoio técnico às equipes.
Perspectivas para 2024
Para alcançar o objetivo do programa, a Seduc firmou parcerias para desenvolver ações conjuntas com a Associação Bem Comum (ABC), Fundação Lemann e Instituto Natura, somando esforços para alcançar resultados na melhoria de vida das crianças sergipanas e garantindo o direito de aprender. Dessa forma, o estado de Sergipe compõe um conjunto de federações que atua com a Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC).
“Ressalta-se que em virtude da lacuna educacional ocasionada pela pandemia da Covid-19, as ações do programa se estenderam, de forma excepcional, para o 3º ano do Ensino Fundamental (Lei 8.872/2021), com atendimento previsto até o dia 31 de dezembro de 2023. Contudo, ainda este ano de 2023, foi elaborado o Projeto de Lei (PL) com a proposta de alterar o marco legal do Programa prevendo a inclusão permanente do 3º ano do Ensino Fundamental em seu escopo de trabalho, assim como, a proposta de reajuste dos valores das bolsas de extensão tecnológica. O PL foi aprovado na Assembleia Legislativa de Sergipe e sancionado pelo governador Fábio Mitidieri, no dia 26 de dezembro”, conclui a diretora da Ascam/Seduc, Andreia Dantas.