Sexta-Feira, 22 de Março de 2024 às 21:15:00
Bandas escolares abrem o desfile festivo da 40ª edição dos Jogos da Primavera
Fanfarras e Marciais recebem apoio da Seduc e retornam com apresentações nos calendários de eventos estaduais

Nesta sexta-feira, 22, 51 bandas marciais e de fanfarras desfilaram na abertura da 40ª edição dos Jogos da Primavera 2024. A edição, considerada histórica, marca os jogos sergipanos com um recorde de 16.469 alunos e 479 escolas inscritas, das redes pública e particular.

O desfile festivo iniciou-se por volta das 14 horas, com concentração nas imediações do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju. Mais de cinco mil jovens, entre atletas e estudantes, abrilhantaram a rua Vila Cristina. Para ver o desfile, convergiram curiosos, ambulantes em busca de uma venda extra e muitos familiares de alunos, já na torcida para que o período dos jogos seja um sucesso.

A servidora pública Suely Kelly e seu esposo Valdemir Borges foram prestigiar a filha, Surian Cristina Borges, que estuda no Centro de Excelência Valnir Chagas. "É  importante que aconteçam mais eventos como este, para que os jovens aprendam a importância do esporte, da coletividade", disse Suely Kelly.

O maestro Hélio Gentil sinalizou com as mãos para o alto e logo deu passagem para o Brasão das Bandeiras e para o estandarte da SecBanda, os quais abriram o desfile acompanhados da banda marcial do 28º BC, pelotão de bandeiras dos 75 municípios, paratletas, árbitros e carro do Corpo de Bombeiros.

"Vamos prestigiar as bandas escolares por meio da Secretaria de Educação e Cultura. Trazê-las para os eventos do esporte integra duas pastas que têm a ver com a juventude", disse o governador Fábio Mitidieri na ocasião.

Ao passo que as bandas iam passando pelo palanque oficial, os alunos passavam à frente do Batalhão das Bandeiras dos Municípios, da pira ainda apagada, e se concentravam nas arquibancadas da lendária Arena Batistão.

O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, juntamente com a secretária de Esporte e Lazer, Mariana Dantas, acompanhou todo o desfile, e destacou a importância de abrir esta edição histórica. "É  um momento de confraternizar mais um recorde de inscritos, de escolas participantes, de superação. Temos todos os municípios participando e as bandas escolares, que trazemos para a maior praça de esportes do nosso estado", destacou.

Por volta das 18h40, o fogo simbólico foi aceso e, juntamente com ele, a chama da coletividade, da garra, da inclusão, da diversidade no esporte, que ficarão no sentimento dos mais de 11 mil alunos atletas até o dia 29 de maio, quando será finalizada a 40ª edição dos Jogos da Primavera.

/ Notícias / educacao-cultura

Bandas escolares abrem o desfile festivo da 40ª edição dos Jogos da Primavera