A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), com o apoio da Associação Bem-Comum, Diretorias Regionais de Educação e Secretarias Municipais de Educação, iniciou na última segunda-feira, 30, a aplicação da Avaliação de Fluência com alunos do 2º ano do ensino fundamental das redes estadual e municipais. Ao todo, 26.360 estudantes deverão participar da avaliação, que se estenderá até o dia 10 de setembro nas escolas públicas de Sergipe, de maneira presencial e seguindo todos os protocolos de segurança sanitária e de higiene.
Uma das unidades de ensino que já iniciaram a aplicação foi a Escola Estadual Professor Irmão Salatiel Francisco do Amaral, em Propriá, território do Baixo São Francisco. Na manhã dessa terça-feira, 31, uma turma de 25 alunos teve a oportunidade de participar da avaliação, feita por meio do aplicativo Caed Fluência. De uma por uma, as crianças iam a uma sala reservada, onde a coordenadora Joseane Lorena dos Santos utilizou o aplicativo para captar os áudios dos estudantes no momento da aplicação da fluência, visando a avaliar a leitura dos estudantes e a indicar em que perfil leitor esses alunos se encontram.
Além de lerem palavras aleatórias e um texto inteiro, os alunos tinham que responder a algumas perguntas sobre o conteúdo que haviam acabado de ler, a fim de que fosse avaliado também o entendimento do texto. Os alunos Ayla Sophia e Rafael da Silva Santos foram os primeiros e se mostraram com boa fluência na leitura.
A diretora Crislaine Silva Meneses Barbosa explicou que todos os 70 alunos do 2º ano do ensino fundamental irão participar. “Já trabalhamos com a Avaliação de Fluência em 2019. Ela vai servir para a gente identificar como é que está a condição de leitura dos nossos alunos, principalmente do segundo ano do ensino fundamental, já que quando eles forem para o terceiro ano terão de ter essa habilidade bem desenvolvida”, disse.
A professora Luciana Costa Ferreira destacou que a avaliação é de grande importância, em especial nesse momento de retorno das aulas presenciais. “A gente passou muito tempo em casa, tentando alcançá-los com as aulas remotas. Mas a gente não conseguia ter um feedback concreto de como eles estavam se desenvolvendo. E como estão em fase de alfabetização, nosso objetivo principal é que eles saibam ler e escrever. Agora, com essa avaliação, nós vamos conseguir medir o que se aproveitou desse tempo em que eles estavam em casa. A avaliação vai ajudar a nortear de forma mais clara o nosso trabalho, sabermos em que ponto estão, o quanto eles conseguem ler e decodificar os códigos”, declarou.
Avaliação de Fluência
A Avaliação de Fluência é um instrumental que visa a colaborar para a alfabetização dos estudantes e para a formação de leitores. O processo de aplicação utiliza uma metodologia desenvolvida pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais (MG), por meio do aplicativo Caed Fluência, disponível na loja de aplicativos Play Store, em smartphone com o sistema operacional Android 5.1 ou versões superiores.
Por meio do aplicativo Caed Fluência, o professor fará o processo de captação dos áudios dos estudantes no momento da aplicação da fluência, visando a avaliar a leitura dos estudantes e a indicar em que perfil leitor esses alunos se encontram. A partir dos resultados da avaliação será possível realizar um diagnóstico do processo de alfabetização em toda a rede pública de Sergipe, assim como acompanhar e monitorar o desenvolvimento do Pacto ao longo de quatro anos de implementação.
Regime de parceria
A ação está sendo gerenciada pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, por meio da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave), em parceria com o Departamento de Educação (DED), Diretorias Regionais de Educação e com a Assessoria de Colaboração e Articulação com os Municípios (Ascam), sendo esta responsável pela mediação e articulação com os gestores municipais e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), para gerar um comprometimento político com a realização desse diagnóstico.
Em Sergipe, todos os 75 municípios estão participando da Avaliação de Fluência. Os resultados serão consolidados e devolvidos aos municípios e suas respectivas redes de ensino, que deverão fazer uma ampla divulgação junto às escolas e atores sociais, como estratégia de problematização e pactuação pela alfabetização de todas as crianças. Os dados gerados por meio desse instrumento de diagnóstico vão permitir que as redes fortaleçam suas políticas de formação continuada e elaborem políticas públicas na área de alfabetização, bem como avaliem e consolidem as já existentes.
Por meio da plataforma do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), gestores e professores contam com diferentes possibilidades de conhecerem os resultados da avaliação, podendo transformá-los em estratégias e ações pedagógicas. A plataforma pode ser acessada por meio do link: https://parc.caeddigital.net.
A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), com o apoio da Associação Bem-Comum, Diretorias Regionais de Educação e Secretarias Municipais de Educação, iniciou na última segunda-feira, 30, a aplicação da Avaliação de Fluência com alunos do 2º ano do ensino fundamental das redes estadual e municipais. Ao todo, 26.360 estudantes deverão participar da avaliação, que se estenderá até o dia 10 de setembro nas escolas públicas de Sergipe, de maneira presencial e seguindo todos os protocolos de segurança sanitária e de higiene.
Uma das unidades de ensino que já iniciaram a aplicação foi a Escola Estadual Professor Irmão Salatiel Francisco do Amaral, em Propriá, território do Baixo São Francisco. Na manhã dessa terça-feira, 31, uma turma de 25 alunos teve a oportunidade de participar da avaliação, feita por meio do aplicativo Caed Fluência. De uma por uma, as crianças iam a uma sala reservada, onde a coordenadora Joseane Lorena dos Santos utilizou o aplicativo para captar os áudios dos estudantes no momento da aplicação da fluência, visando a avaliar a leitura dos estudantes e a indicar em que perfil leitor esses alunos se encontram.
Além de lerem palavras aleatórias e um texto inteiro, os alunos tinham que responder a algumas perguntas sobre o conteúdo que haviam acabado de ler, a fim de que fosse avaliado também o entendimento do texto. Os alunos Ayla Sophia e Rafael da Silva Santos foram os primeiros e se mostraram com boa fluência na leitura.
A diretora Crislaine Silva Meneses Barbosa explicou que todos os 70 alunos do 2º ano do ensino fundamental irão participar. “Já trabalhamos com a Avaliação de Fluência em 2019. Ela vai servir para a gente identificar como é que está a condição de leitura dos nossos alunos, principalmente do segundo ano do ensino fundamental, já que quando eles forem para o terceiro ano terão de ter essa habilidade bem desenvolvida”, disse.
A professora Luciana Costa Ferreira destacou que a avaliação é de grande importância, em especial nesse momento de retorno das aulas presenciais. “A gente passou muito tempo em casa, tentando alcançá-los com as aulas remotas. Mas a gente não conseguia ter um feedback concreto de como eles estavam se desenvolvendo. E como estão em fase de alfabetização, nosso objetivo principal é que eles saibam ler e escrever. Agora, com essa avaliação, nós vamos conseguir medir o que se aproveitou desse tempo em que eles estavam em casa. A avaliação vai ajudar a nortear de forma mais clara o nosso trabalho, sabermos em que ponto estão, o quanto eles conseguem ler e decodificar os códigos”, declarou.
Avaliação de Fluência
A Avaliação de Fluência é um instrumental que visa a colaborar para a alfabetização dos estudantes e para a formação de leitores. O processo de aplicação utiliza uma metodologia desenvolvida pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais (MG), por meio do aplicativo Caed Fluência, disponível na loja de aplicativos Play Store, em smartphone com o sistema operacional Android 5.1 ou versões superiores.
Por meio do aplicativo Caed Fluência, o professor fará o processo de captação dos áudios dos estudantes no momento da aplicação da fluência, visando a avaliar a leitura dos estudantes e a indicar em que perfil leitor esses alunos se encontram. A partir dos resultados da avaliação será possível realizar um diagnóstico do processo de alfabetização em toda a rede pública de Sergipe, assim como acompanhar e monitorar o desenvolvimento do Pacto ao longo de quatro anos de implementação.
Regime de parceria
A ação está sendo gerenciada pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, por meio da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave), em parceria com o Departamento de Educação (DED), Diretorias Regionais de Educação e com a Assessoria de Colaboração e Articulação com os Municípios (Ascam), sendo esta responsável pela mediação e articulação com os gestores municipais e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), para gerar um comprometimento político com a realização desse diagnóstico.
Em Sergipe, todos os 75 municípios estão participando da Avaliação de Fluência. Os resultados serão consolidados e devolvidos aos municípios e suas respectivas redes de ensino, que deverão fazer uma ampla divulgação junto às escolas e atores sociais, como estratégia de problematização e pactuação pela alfabetização de todas as crianças. Os dados gerados por meio desse instrumento de diagnóstico vão permitir que as redes fortaleçam suas políticas de formação continuada e elaborem políticas públicas na área de alfabetização, bem como avaliem e consolidem as já existentes.
Por meio da plataforma do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), gestores e professores contam com diferentes possibilidades de conhecerem os resultados da avaliação, podendo transformá-los em estratégias e ações pedagógicas. A plataforma pode ser acessada por meio do link: https://parc.caeddigital.net.