Quinta-Feira, 07 de Dezembro de 2023 às 09:00:00
Setur, ABIH/SE e Prefeitura de Aracaju concluem road shows em cidades do norte do Nordeste
Capacitações visaram incentivar as vendas de pacotes turísticos e estreitar o relacionamento com os agentes de turismo

Iniciado na última segunda-feira, 4, em Recife, no estado de Pernambuco, o road show para a realização de capacitações voltadas aos agentes de turismo seguiu até a quarta-feira, 6, para as cidades alagoanas de Maceió e Arapiraca. Promovida pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), em parceria com o Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), e também com a Prefeitura de Aracaju, a ação reuniu, nesses três dias, mais de 180 profissionais. O secretário executivo da ABIH, Sérgio Oliveira, esteve presente em todas as capacitações, abrindo a programação e dando as boas-vindas.

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, enfatiza a iniciativa, considerando uma excelente oportunidade de divulgação ao apresentar o que o estado tem de melhor em seu roteiro cultural, histórico e gastronômico. Ele destacou também a divulgação de outras ações importantes, como a Vila do Natal Iluminado, que está acontecendo desde o dia 2 de dezembro e que prossegue até o dia 2 de janeiro do ano que vem, e o Verão Sergipe 2024. “Estou muito feliz com a grande adesão dos parceiros que, nesses três dias, em cidades diferentes, se inteiraram sobre os potenciais turísticos de Sergipe. E isso é bom, porque, por meio dessas capacitações, são incentivadas as vendas de pacotes turísticos, estreitados os relacionamentos com agentes de turismo e, principalmente, desenvolvida, ainda mais, a atividade turística em nosso estado”, destacou.

Na noite de segunda-feira, 4, a capacitação aconteceu em Recife, no Restaurante Tio Pepe, onde o guia de turismo Reinaldo Valadão apresentou os atrativos turísticos, manifestações folclóricas, artesanato e tudo o que Sergipe tem para oferecer. Também foram distribuídos material de folhetaria sobre alguns roteiros turísticos do estado e exibidos dois vídeos sobre Sergipe e a capital, Aracaju. Toda a programação foi focada na atualização da diversidade de atrativos de Sergipe. Em seguida, foi oferecido um jantar, que contou com a animação do trio pé-de-serra ‘Os Três Moleques’.

Franciele Costa, agente de viagens da Wings AVP, de Recife (PE), elogiou a capacitação e disse que a iniciativa de Sergipe e dos parceiros é essencial para fomentar a venda de pacotes de viagens para o estado. “Sergipe é um destino bem procurado, porque surpreende os turistas com suas praias, belezas naturais e história. Apresentar todas essas riquezas aos agentes de viagens por meio dessa capacitação, com certeza, impulsiona o turismo para Sergipe”, comentou.

Na terça-feira, 5, foi a vez de divulgar, promover e vender o Destino Sergipe em Maceió, capital de Alagoas, por meio da capacitação realizada no restaurante Bodega do Sertão. Luciana Ulices, agente de viagens da Fátima Tour, de Maceió, confidenciou que ainda é novata no segmento, atuando há apenas quatro anos, mas que está muito confiante no mercado. Segundo ela, com a chegada do verão e das férias de fim de ano, a procura por pacotes de viagens na agência se intensifica. “Conheço Sergipe. É um destino bem-procurado e, sem dúvida, quem o conhece sempre volta. Gostei muito da capacitação, pois nos atualizou sobre o destino e as potencialidades, que são muitas”, disse.

As capacitações desse road show foram encerradas na quarta-feira, 6, em Arapiraca (AL), no Restaurante Parrilla Grill, cumprindo o propósito da iniciativa de tornar o Destino Sergipe mais competitivo e conhecido. Mayara Bezerra, agente de viagens da Stela Viagens, daquele município, conceitua que os agentes de viagens são os principais intermediários entre os turistas e os destinos, portanto, é fundamental que eles conheçam bem os destinos e as potencialidades deles. “Com o conteúdo apresentado nessa capacitação, ficamos bem mais atualizados sobre os atrativos de Sergipe. A nossa agência tem atuado no mercado mais corporativo de Sergipe, mas a nossa intenção é nos inserirmos na parte turística. E essa capacitação nos proporcionou muito conhecimento sobre esse estado cheio de atrativos”, ressaltou.

Na próxima semana, a caravana composta por equipes das secretarias de Turismo de Sergipe e de Aracaju, e da ABIH/SE, darão continuidade ao road show. Desta vez, será em direção ao sul nordestino, mais especificamente às cidades baianas de Feira de Santana, e a capital, Salvador, nos dias 12 e 13 de dezembro.

/ Notícias / desenvolvimento

Quinta-Feira, 07 de Dezembro de 2023 às 09:00:00