Quarta-Feira, 03 de Abril de 2024 às 12:45:00
Sergipe capacita profissionais sobre o Destino Sergipe em São Paulo, Minas Gerais e Goiás
Os 60 dias de festividade em Sergipe foram destaque durante o roadshow 'O São João do Nordeste é Azul', promovido pela Azul Viagens

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), participou do roadshow 'O São João do Nordeste é Azul'. A ação foi promovida pela Azul Viagens em quatro cidades: Campinas (SP); Belo Horizonte (MG); Goiânia (GO) e Uberlândia (MG). Em menos de dez dias, de 25 de março a 2 de abril, foram promovidos os tradicionais festejos juninos do Nordeste em 2024 para mais de 500 profissionais do segmento turístico. Sergipe, por sua vez, teve destaque ao apresentar o São João mais aconchegante e prolongado da região, com 60 dias de festividades à beira-mar, na Orla da Atalaia, em Aracaju, a mais bonita do Brasil.

A secretária de Estado do Turismo, Daniela Mesquita, reforça a importância da parceria com a Azul Viagens na divulgação e na promoção do Destino Sergipe. A gestora ressalta, em especial, que a participação nesse roadshow, em caráter prévio e intensivo, é essencial para atrair ainda mais turistas para vivenciarem a mais significativa festa da cultura popular sergipana.

“Nossa equipe visitou quatro importantes mercados emissores de turistas em pouquíssimos dias e de maneira bem antecipada. Mostramos que Sergipe, além das inúmeras belezas naturais e da deliciosa gastronomia, é o ‘País do Forró’. Afinal, teremos junho e julho de festa, com mais de 300 atrações sergipanas e nacionais. Além disso, vamos recepcionar os turistas com uma estrutura ainda maior, mais bonita e mais segura, e com a alegria que só o sergipano tem”, assegura.

O projeto de turismo integrado de promoção e apoio à comercialização do São João do Nordeste desenvolvido pela Azul Viagens, uma das maiores operadoras de turismo do país, tem como objetivo gerar resultados concretos na consolidação desse produto. Assim, traz à tona a relevância no ramo turístico-cultural brasileiro. A gerente de Produtos Sênior da Azul Viagens, Giuliana Mesquita, afirma, aliás, que é necessário falar da importância da participação do estado de Sergipe nos eventos da operadora. “A gente tem construído uma grande parceria e, obviamente, que Sergipe não poderia faltar no maior evento para a promoção do São João no Nordeste”, declara.

O roadshow envolveu capacitações, rodada de negócios entre os fornecedores – operadores de receptivos locais, meios de hospedagem e atrativos turísticos – e agentes de viagens. Além disso, os participantes puderam assistir a talk shows e tiveram experiências gastronômicas, quando foram servidas degustações de iguarias juninas.

Sergipe elogiado

O representante comercial Sérgio Finoti, da Azul Viagens – Triângulo Mineiro, comenta que Sergipe está crescendo muito para a operadora e para a própria Azul Linhas Aéreas. “A gente espera que esse crescimento seja cada vez mais potencial e eterno. Sergipe é um estado bonito, maravilhoso. É um destino, hoje, diferenciado. Por quê? Pela localização, pelas praias, pelas belezas naturais. Então, está sendo muito importante para a Azul Viagens mais esse destino maravilhoso”, assegura.

A proprietária da Medeiros Tour, Nayara Medeiros, de Belo Horizonte (MG), destacou que estava muito feliz em participar do ‘São João do Nordeste é Azul’, organizado pela Azul. Também ressaltou a felicidade por ver Sergipe sendo apresentado no evento. “Sergipe é um estado que conquistou meu coração. Tem toda uma estrutura para amigos e famílias aproveitarem, além de viagens para pessoas mais idosas. É um estado que tem uma qualidade muito grande: a recepção calorosa das pessoas. Temos a Lagoa dos Tambaquis [em Estância], o Cânion de Xingó [em Canindé do São Francisco]... Então, Sergipe não poderia deixar de estar aqui”, considera.

Para a coordenadora de grupo da agência Home Tour Uberlândia (MG), Eliane Martins, o evento promovido pela operadora de viagens foi muito importante, principalmente por causa de Sergipe. “É um destino que está despontando na nossa região. Até então, Sergipe ainda não ocupa um espaço de destaque. Mas, agora, com a apresentação feita por vocês, esclareceu muita coisa. Então, vamos ter uma maneira diferente de abordar os clientes, enriquecer o turismo e unir os pontos Minas-Sergipe”, avalia.

Sobre os 60 dias do forró, Eliane Martins considerou simplesmente espetacular. A coordenadora de grupo da Home Tour Uberlândia, que atua há três anos no ramo de turismo, ressaltou o Calendário de Eventos de Sergipe, lançado recentemente e disponibilizado no site do Governo do Estado. “Agora, a gente já pode olhar e pensar: ‘olha, em tal data, dá para ir’. Antes, a gente vendia aleatoriamente. Agora, não. Quando você tem as informações, você motiva o cliente a comprar, pois ele vai saber que tem shows gratuitos na praia. Formidável”, elogia.

A exemplo de Eliane, o agente de viagens Leandro de Oliveira, da Nevada Turismo, de Uberlândia, que atua há 20 anos no segmento turístico, achou excelente a ideia de Sergipe investir em 60 dias ininterruptos de forró. “Eu conheço o São João de Aracaju. Uma vez, passei 20 dias na cidade e foi fantástico. Aracaju é muito interessante, barata, boa para ir, e o forró é uma maravilha. Estou indo a Sergipe na semana que vem. É a sétima vez que vou. A coisa que eu mais gosto é ‘vender’ Sergipe, porque é um destino sobre o qual eu sei falar, que eu conheço bastante”, assegura.

/ Notícias / desenvolvimento

Quarta-Feira, 03 de Abril de 2024 às 12:45:00