Segunda-Feira, 06 de Fevereiro de 2023 às 18:00:00
Sealba Show movimentou mais de R$ 160 milhões em negócios em Sergipe
Evento contou com o apoio do Governo do Estado para fomento do agronegócio

Com o apoio do Governo de Sergipe, o Sealba Show reuniu cerca de 40 mil pessoas nos quatro dias de evento em Itabaiana, no agreste sergipano. Segundo a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese), a exposição movimentou mais de R$ 160 milhões em volume de negócios entre os dias 1º e 4 de fevereiro.

O maior evento do agronegócio de Sergipe contou, neste ano, com um investimento de R$ 400 mil do Governo, com a participação do Banco do Estado de Sergipe (Banese). Além da vinculação da marca, o Estado disponibilizou atendimento aos produtores e marcou presença nas palestras, fórum de discussões e comercialização de produtos agrícolas, entre outras atividades.

No estande da Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), por exemplo, os produtores rurais, autoridades, técnicos, empresas do ramo agrícola e veículos de comunicação puderam adquirir informações relacionadas à área de atuação da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), a exemplo da defesa animal e vegetal, culturas e criações, sobre a regularização de laticínios e fundiária, bem como fazer o cadastro para adquirir a certificação de que é agricultor familiar. Também no local, técnicos da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) expuseram ações realizadas pela companhia, como as etapas para perfuração, teste de vazão e instalação de poços e o funcionamento dos sistemas de abastecimento de água em comunidade rurais dos programas Água para Todos e Água Doce.

Já a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) promoveu as potencialidades turísticas do estado, disponibilizando informações sobre os principais destinos e a gastronomia sergipana. Para tanto, foi feita distribuição de material promocional aos visitantes e degustação de amendoim e das cachaças Boa Luz, Xingó, Reserva do Barão e Boate Azul, além do gin The Legend, bebidas produzidas em território sergipano. Além disso, o público vivenciou uma experiência especial com as aves de rapina do Parque dos Falcões, localizado na Serra de Itabaiana.

No Parque de Exposição Cunha Menezes, ainda durante o evento, a Secretaria Especial do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) uniu esforços com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e Instituto Social Ágatha para destacar a importância do enfrentamento do trabalho escravo em Sergipe.

Segurança

As forças de segurança do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), também estiveram presentes na segunda edição do Sealba Show, no agreste sergipano, por meio de estande da Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeatos e da atuação das unidades do Comando do Policiamento Militar do Interior (CPMI) para reforçar a segurança do local. A unidade da Delegacia de Combate a Crimes Rurais, montada no local, disponibilizou registros de boletins de ocorrência, distribuição de cartilhas com orientações de como se comportar no ambiente rural e a troca de informações para retirar dúvidas.

Entre as unidades do Comando de Policiamento do Interior, estiveram equipes do 3º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Itabaiana; do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam); da Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (Ciopac) e do Grupamento Tático Aéreo (GTA). A aeronave Falcão 01, inclusive, sobrevoou a área do evento e pousou ao lado do Parque Cunha Menezes, demonstrando ações que fazem parte da rotina da PMSE.

Realização

O Sealba Show é uma realização da Federação de Agricultura e Pecuária de Sergipe e correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/Sergipe), Governo de Sergipe, Banco do Nordeste e Banese, com apoio da Prefeitura Municipal de Itabaiana.

De acordo coma Faese, em sua segunda edição, a feira se consagrou entre as três maiores da região Nordeste em volume de negócios. As maiores empresas de máquinas, implementos, insumos, veículos, genética e serviços estiveram presentes no evento.

O secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva, explicou que a feira, além de movimentar a economia da região nos dias de realização e o grande volume de negócios, proporciona a troca de experiências e conhecimentos entre pequenos, médio e grandes produtores. “Foram expostos produtos de diversas empresas, equipamentos, insumos e sementes, trazendo tecnologia e muitos investimentos para Sergipe”, concluiu.

/ Notícias / desenvolvimento

Sealba Show movimentou mais de R$ 160 milhões em negócios em Sergipe