Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 às 15:15:00
Programa Primeiro Emprego encaminha 78 beneficiados para etapa prática nas redes da Cencosud Brasil, em Aracaju
A rede varejista é uma das empresas privadas parceiras do Governo de Sergipe, no programa gerido pela Secretaria do Trabalho

Após três meses em sala de aula, 78 jovens integrantes do Programa Primeiro Emprego (PPE) iniciam a etapa prática em unidades da rede supermercadista Cencosud/GBarbosa, parceria do Governo do Estado na iniciativa, que é executada pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem).

Na manhã desta quarta-feira, 24, os jovens foram acolhidos pelos gestores da rede varejista, num momento que contou também com a presença do governador Fábio Mitidieri e do secretário de Estado do Trabalho, Jorge Teles, entre outras autoridades, destacando a importância da ação que une governo, iniciativa privada e instituições de ensino em prol da empregabilidade.

A ação dá continuidade ao processo de qualificação dos jovens que finalizaram na tarde da terça-feira, 23, as aulas teóricas junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/SE), nas áreas de ‘Operador de supermercados’, ‘Operador de perecíveis’ e ‘Operador de loja, depósito e patrimônio’, cursos pensados para o segmento que foram contratados pela Seteem para atender à necessidade do mercado, estratégia que é uma das características do PPE. Na ocasião, os alunos apresentaram aquilo que aprenderam durante o período.

De acordo com a gerente de qualificação do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), Elaine Cristina Souza, esta é uma “tarefa” obrigatória de encerramento em todas as qualificações. “Sempre, no final do curso, eles fazem uma apresentação, e desta vez eles tiveram que desenvolver um projeto, mostrando como eles poderiam cooperar no atendimento da empresa”, explicou a gerente.

Expectativa

Para o estudante Fagner Moura, de 19 anos, a oportunidade descoberta pela internet se transforma em perspectiva de futuro. Ele cursa graduação em Estatística, e acredita que pode unir o curso com a qualificação profissionalizante de ‘Operador de perecíveis’ proporcionada pelo PPE.

“A área de varejo é muito extensa, ou seja, através do meu curso eu também posso trabalhar na área de varejo. Esse curso foi muito grandioso. A expectativa é muito grande, porque o GBarbosa é bastante conhecido, e eu acho que todo jovem que acabou de sair do ensino médio, que está começando uma faculdade agora, quer uma vaga de emprego. Estou bastante satisfeito”, relatou o jovem.

Para Fátima Santos, 25, que fez o curso de ‘Operador de supermercados’, o sentimento é de curiosidade para descobrir como atuar no universo varejista. “Eu não tenho ideia de como vai ser, porque nunca trabalhei num ambiente corporativo de varejo, então estou ansiosa para saber como vai ser a experiência”, contou a jovem, que faz faculdade de Letras-Inglês. “Não sei muito bem qual o caminho vou seguir, então estou testando as possibilidades”, completou.

Importante parceria

Os supermercados GBarbosa, empresa genuinamente sergipana que integra a multinacional Cencosud, é um dos maiores empregadores do estado. O diretor geral do grupo, Marcos Femia, destaca a parceria com a Secretaria do Trabalho que resultou em quase 400 vagas voltadas para este segmento.

“Na verdade, esses 78 são parte de 389 vagas que o GBarbosa mobilizou para o programa, e isso, para nós, é super importante, porque hoje a gente começa a etapa desses que já fizeram um curso teórico, e agora vem a vida prática, a vida como ela é, trabalhando no dia a dia, no supermercado, conhecendo todas as diferentes disciplinas e proporcionando a eles a oportunidade de se envolver profissionalmente. A gente tem em si na operação, mas com possibilidades de crescer em várias áreas da companhia, na área administrativa, logística, na área comercial”, pontuou o diretor.

/ Notícias / desenvolvimento

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 às 15:15:00