Sexta-Feira, 05 de Abril de 2024 às 13:30:00
ITPS faz doação de produtos recolhidos durante fiscalização
Foram doados produtos recolhidos em estabelecimentos da capital, após perícia no laboratório do órgão

Depois de passar por exame pericial, os produtos pré-medidos recolhidos durante as operações realizadas pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), foram doados a instituições de caridade cadastradas no instituto.

Além dos produtos alimentícios aptos para consumo, foram doados itens de higiene, como papel higiênico e guardanapos recolhidos durante as fiscalizações de rotina em estabelecimentos de Aracaju. Depois de aferidos, itens como ovos de chocolate, biscoitos, macarrão, arroz, feijão, entre outros produtos são autorizados pelos representantes das marcas para doação.

Desta vez, duas instituições foram beneficiadas: a Comunidade Católica Servos e Servas da Santíssima Trindade, localizada no Bairro Santa Maria, e a Casa Maternal Amélia Leite, localizada no Bairro Suissa, ambas em Aracaju.

A primeira instituição atende 92 crianças e realiza cerca de 200 atendimentos ao mês a pessoas que necessitam de curativos para doenças de pele. Já a segunda acolhe, educa e alimenta, em tempo integral, crianças de três a cinco anos em situação de vulnerabilidade.

“Esta não é primeira vez que o ITPS nos ajuda com doações. Nós somos muito gratos por mais essa contribuição, porque nossa instituição existe há mais de 30 anos, e cada vez buscamos atender mais pessoas necessitadas”, agradece Gisele Bezerra, representante da Comunidade Católica Servos e Servas.

A diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby, ressalta que só são doados produtos aprovados na avaliação do Laboratório de Pré-Medidos. “Somos um órgão fiscalizador que também busca cumprir sua responsabilidade social. Com a autorização das empresas, fazemos essa destinação a instituições de caridade, e dessa forma evitamos o desperdício e ajudamos a quem realmente necessita”, explica.

De acordo com a gerente executiva de Metrologia e Qualidade do ITPS, Maria Inêz Machado, a doação de alimentos para instituições beneficentes é feita cada vez que o setor de pré-medidos conclui as perícias. “Os itens são doados pelos representantes comerciais após a perícia no laboratório e estão aptos para consumo. Os produtos são repassados de forma legal para uma entidade beneficente devidamente cadastrada aqui no ITPS”, explica.

Testes laboratoriais

Para fazer os testes laboratoriais, os produtos são recolhidos, desembalados e pesados. Com isso, alguns produtos poderão ou não ser reinseridos para comercialização, seja pela abertura da embalagem ou pela reprovação na pesagem/conferência.

Produto pré-medido

Produto pré-medido é aquele que é embalado e medido sem a presença do consumidor e que se encontra em condições de comercialização. Dentre os produtos pré-medidos, pode-se destacar itens de limpeza, materiais de higiene pessoal e gêneros alimentícios.

/ Notícias / desenvolvimento

ITPS faz doação de produtos recolhidos durante fiscalização