Segunda-Feira, 08 de Abril de 2024 às 14:30:00
Governo realiza entrega de cartões do Banese para 90 participantes do PPE
Além do acesso à bolsa de R$ 500 até R$ 750, os beneficiados também terão acesso à função de crédito e aprendizagem em educação financeira

Cerca de 90 participantes do Programa Primeiro Emprego (PPE) receberam na manhã desta segunda-feira, 8, os cartões do Banese Card que darão direito ao saque da bolsa financeira, nos valores de R$ 500 a R$ 750. O auxílio faz parte da ação de qualificação profissional promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/SE), o Banco do Estado de Sergipe (Banese) e empresas privadas.

“Sergipe vive um momento econômico muito importante. Nós estamos batendo o recorde da geração do emprego para os sergipanos; no mês de fevereiro, o estado foi o que mais gerou empregos no Nordeste. O que distancia o trabalhador do emprego é a mão de obra qualificada e profissionalizada. É o que nós estamos iniciando com vocês [jovens] através dessa parceria, porque toda empresa, quando vai contratar, exige uma experiência anterior e poucas empresas estão esforçadas a dar essa experiência ao jovem. Diante dessa problemática, o governo criou o Programa Primeiro Emprego, que visa dar a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho”, pontuou o secretário de Estado do Trabalho, Jorge Teles.

Inserção financeira

Para os jovens integrantes das turmas do PPE, além da bolsa de R$ 500, para nível médio, e R$ 750 para ensino superior, o cartão representa a oportunidade de inserção numa instituição financeira. Além de usar o cartão na função débito, eles também terão um limite para uso do cartão de crédito. Um meio de fomentar e garantir serviços financeiros por meio da bancarização dos beneficiados do programa.

O presidente do Banese, Marcos Queiroz, falou da importância da inclusão desses jovens no sistema bancário. “É um brilhante programa de inclusão social. O Estado traz para si a tutela da geração de empregos no estado de Sergipe e a qualificação profissional. Acreditamos no jovem que precisa do emprego, mas sobretudo de inclusão, de qualificação social. Esse é um grande momento, e o Basese comemora essa parceria”, destaca.

Empregabilidade

Desta vez, trata-se de jovens dos 18 a 29 anos que também participaram da seleção do PPE para os cursos que contam com a parceria do Senac/SE e da Cencosud. Dos 90 presentes, pelo mesmo 30% terão o primeiro emprego após a conclusão da qualificação. Os demais terão a experiência após o estágio prático dentro das empresas que se uniram ao PPE.

A secretária de Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, ressaltou o compromisso do governo com a política de trabalho voltada para o jovem que busca sua primeira experiência profissional e sua manutenção no emprego. “É uma alegria muito grande estar aqui, iniciando a nossa segunda-feira com uma entrega de 90 cartões para esses jovens que estão se empenhando, se dedicando e agarrando essa oportunidade do primeiro emprego. É muito gratificante. Parabenizamos todos os parceiros por estar conosco nesse projeto, e o nosso governador, pelo olhar cuidadoso e preocupado, sempre pensando em como ajudar o próximo”, disse a secretária.

Os cursos do PPE para o segmento de supermercados, com parceria da Cencosud, foram iniciados em novembro de 2023. Foram 382 vagas voltadas ao setor varejista, com cursos na área de açougueiro; atendente de delivery; auxiliar de limpeza; confeiteiro; fiscal de prevenção; operador de supermercado; operador de farmácia; operador de loja; operador de perecíveis; assistente de logística; assistente administrativo; e padeiro. Cada área com uma carga horária de qualificação de 400 horas.

Oportunidade

Na parceria, os cursos ofertados foram criados e desenvolvidos para atender à necessidade da empresa parceira. “Foi um curso customizado, dando a oportunidade a esses jovens que estão no acesso ao primeiro emprego de terem tanto a parte teórica e também a parte prática, e o Senac oferece uma estrutura para qualificar esses jovens”, informa o diretor da divisão de Educação do Senac, Adalberto Souto.

Aluna do curso de ‘Operadora de loja, depósito e patrimônio’, Maria Letícia Souza, de 22 anos, foi uma das contempladas com o cartão de débito e crédito. Ela não esconde a satisfação de fazer parte do Programa Primeiro Emprego e poder ter o auxílio de uma bolsa financeira. “O curso é maravilhoso. Eu gostei muito, aprendi muito e eu já me sinto ótima, outra pessoa. Estou aprendendo bastante, já me desenvolvi muito com essa oportunidade que o governo deu, abrindo algumas portas para a gente poder ter nosso emprego. E essa bolsa já ajuda bastante para quem não trabalha, que está desempregado. Agora é só aguardar o estágio para ter a experiência e trabalhar”, relatou a jovem.

Sentimento semelhante é compartilhado por Luana de Jesus, que frequenta o curso de ‘Operador de perecíveis’. Ela acredita que a bolsa vai ajudar no deslocamento de muitos alunos para as aulas. “Estou feliz com a qualificação que chegou para nós e com a assistência da bolsa; muitas pessoas que estão desempregadas não têm o valor de passagem, e o cartão Banese Card chegou para nos ajudar também com o crédito”, acredita a estudante.

Entre as autoridades presentes na solenidade, estiveram o gestor da Seteem, o secretário Jorge Teles; a secretária Seasic, Érica Mitidieri; o secretário-executivo da Seteem, Rafael Melo; o presidente do Banese, Marcos Queiroz; o presidente da Fecomércio, Marcos Andrade; o diretor regional do Senac/SE, Marcos Sales; o diretor da divisão de Educação do Senac, Adalberto Souto; a Gerente de Qualificação Profissional da Seteem, Elaine Cristina Souza, entre outras.

/ Notícias / desenvolvimento

Governo realiza entrega de cartões do Banese para 90 participantes do PPE