Sexta-Feira, 15 de Setembro de 2023 às 11:15:00
Governo de Sergipe representa o Conselho Nacional de Secretários de Administração na 6ª edição do Saeg em Genebra
A Semana de Avaliação em Escolas de Governo (Saeg) discute os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, que busca a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada

O Governo de Sergipe, por meio da secretária da Administração, Lucivanda Rodrigues, está representando o Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad) na 6ª edição da Semana de Avaliação em Escolas de Governo (Saeg), que acontece em Genebra, Suíça. O evento, que encerra nesta sexta-feira, 15, tem como tema geral a “Cooperação para a capacitação e avaliação da Agenda 2030 na administração pública”.

Como coordenadora do Grupo de Trabalho Redes de Escolas de Governo, Lucivanda Rodrigues, destaca que a Saeg se tornou um espaço de negociação entre escolas de governo e organizações internacionais. “O foco é a busca de soluções, no setor público, para que sejam implementados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, que foi definida em 2015 pelas Nações Unidas, com 169 metas a serem atingidas nos próximos sete anos. Estamos unindo forças para capacitar o serviço público em direção à eficiência e sustentabilidade”.

Na quinta-feira, 14, a secretária participou do Painel – Cooperation, Democracy and  Citizenship in Brazil, ao lado de Andréia Rigueira, ministra da Agência Brasileira de Cooperação; do organizador e membro do conselho consultivo da Saeg, Braian Rodrigues;  do representante da Associação Brasileira das Escolas  do Legislativo e de Contas, Roberto Lamari; e do representante do Instituto Rui Barbosa, Edilberto Pontes, .

Nesta sexta-feira, 15, o evento ocorreu nas instalações da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, com destaque para o fortalecimento e o compromisso com a Agenda 2030, no âmbito do serviço público. Na oportunidade, o presidente do Consad, Fabrício Barbosa, ressaltou a importância essencial da cooperação e da união de esforços como pilares fundamentais para capacitar o serviço público, impulsionando o desenvolvimento de eficiência e sustentabilidade em consonância com os princípios da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Além da secretária Lucivanda, de Sergipe participam do evento em Genebra Emerson Resende, do Ministério Público do Trabalho; Maria Lilian Carvalho, do Ministério Público Estadual e representantes do Tribunal Regional Eleitoral

A Saeg foi organizada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE), pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), pelo Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB).

Agenda 2030

A Agenda 2030 é um plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro dos limites do planeta.

O plano nasceu de um acordo firmado em 2015 pelos 193 Estados-membros da  Organização das Nações Unidas – ONU.

/ Notícias / desenvolvimento

Sexta-Feira, 15 de Setembro de 2023 às 11:15:00