Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024 às 16:45:00
Governo de Sergipe busca soluções para avançar na conclusão de rodovia no Povoado Rita Cacete diante de desafios ambientais
A obra em São Cristóvão esbarrou na descoberta de um sítio arqueológico, impedindo a sua conclusão, com apenas 1 km restante

No município de São Cristóvão, na Grande Aracaju, a obra de construção da rodovia SE-466, no acesso 017, trecho sul, entre a BR 101 e o povoado Rita Cacete, esbarrou na descoberta de um sítio arqueológico, o que impede a sua conclusão, com apenas um quilômetro restante. O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE) informou que, diante da situação, foi realizado um novo projeto de uma nova variante, por meio da qual a Rodovia Raimundo Juliano será ligada até a BR-101.

“Iniciada em março de 2021, a obra encontrou esse desafio próximo a finalizar, mas o projeto já foi elaborado e foi dada a entrada no processo licitatório. Nos próximos dias, será publicado o edital para a conclusão desse quilômetro do povoado Rita Cacete até a rodovia federal”, detalhou o diretor técnico do DER, Igor Albuquerque.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas, afirmou que o Governo de Sergipe está atento aos impactos ambientais e culturais causados por grandes projetos de infraestrutura. Ele ressaltou que, nesses casos, é necessário adequar os estudos de impacto ambiental e respeitar os achados arqueológicos, o que pode resultar em burocracia e, eventualmente, na paralisação temporária dos serviços.

"Quando isso acontece, o Governo do Estado atende às solicitações e agiliza a tramitação, a fim de que a situação seja regularizada e os trabalhos obedeçam ao cronograma de execução. O povoado Rita Cacete possui pouco mais de quatro mil moradores, e a construção dessa rodovia é de extrema importância para a região, pois facilitará o acesso à BR-101, bem como às indústrias nas proximidades e ao município de Itaporanga D'Ajuda, encurtando o tempo de deslocamento e o escoamento de produtos”, destacou Luiz Roberto.

/ Notícias / desenvolvimento

Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024 às 16:45:00