Terça-Feira, 26 de Março de 2024 às 13:30:00
Governo de Sergipe apoia evento promovido pela Fitert
Dezenas de radialistas passaram por capacitação realizada pela Setur sobre o Destino Sergipe

O Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), apoiou a realização de evento promovido pela Federação dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão (Fitert), o Congresso Estatutário e as eleições para renovação da diretoria nacional colegiada. Realizado nos dias 23 e 24 de março, no auditório do Sindicato dos Bancários, de forma híbrida, o evento reuniu 60 radialistas que representam os sindicatos filiados de 16 estados da federação.

De acordo com a secretária interina de Estado do Turismo, Daniela Mesquita, o fato de o Estado apoiar a realização do evento por meio da Setur contribui para o fomento do turismo, uma vez que foi promovida capacitação sobre o Destino Sergipe para os radialistas, que representam importante classe formadora de opinião. “A imprensa sergipana é parceira do Governo do Estado. Portanto, não poderíamos deixar de contribuir para esse evento, que contou com a participação de representantes da imprensa de outros estados. Consequentemente, eles poderão divulgar as potencialidades de Sergipe além divisas”, considerou.

Para o presidente do Sindicato dos Radialistas de Sergipe, Alex Carvalho, a Fitert tem importante papel na sociedade. Ele agradeceu pelo apoio da Setur na realização do evento e expressou de que forma a capacitação promovida pela secretaria contribui para o trabalho da classe, auxiliando na produção de conteúdo sobre Sergipe e as potencialidades turísticas. “O papel do Governo do Estado de Sergipe e da Setur para esse evento foi primordial. Além de Sergipe ter uma grande representação em nível nacional, conseguimos reeleger um sergipano coordenador da Federação Nacional dos Radialistas, colocando o estado no topo da hierarquia dos radialistas do Brasil, como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília, que são os grandes distritos. Sem o apoio da Setur, dificilmente conseguiríamos trazer os presidentes e a representatividade dos delegados. A presença deles atesta que temos uma federação forte, coesa e que é liderada por um sergipano”, destacou.

O coordenador geral dos Radialistas Brasileiros, Fernando Cabral, que foi reeleito pela Federação Plenária Eleitoral representada pela Fitert, enfatiza que a federação tem o papel de defender os interesses da categoria. “Hoje, estou sendo reconduzido à coordenação nacional. Assumi em 2021, no meio da pandemia. Fizemos um trabalho relevante. Agora, creio que o momento é muito importante. Agradeço pelo apoio do Governo de Sergipe e da Setur, que foi de fundamental importância para que pudéssemos acolher aqui em Sergipe nossos companheiros de diversos estados como delegados para esse evento. Mostrar o turismo e a qualidade que o estado tem para quem é de fora e não conhece ainda Sergipe é de fundamental importância”, reconheceu.

O presidente do Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Norte e secretário-geral da Federação Radialista, Jailson Gomes, mencionou que os radialistas que integram a Federação Nacional representam cerca de 80% do território nacional. “Estamos aqui com a coordenação do companheiro Fernando Cabral, que é sergipano e foi reconduzido hoje para mais um mandato. O apoio que recebemos da Secretaria de Estado do Turismo nos deixou com vontade de voltar a Sergipe para conhecer mais as belezas daqui”, destacou.

O diretor Jurídico da Fitert, representando o Sindicato de Campina Grande (PB), Luciano Guedes, falou sobre a importância do estatutário e das eleições para a federação. “É uma eleição para o triênio de 2024 e 2027, e estamos com diversos estados aqui representados. Como houve só uma chapa inscrita e homologada pela Comissão, ela foi já impulsionada. Então, dar continuidade a todo esse trabalho que vem sendo feito não é fácil”, afirma.

Capacitação da Setur

Além da realização de Plenária Eleitoral para a renovação da Direção Colegiada da Fitert, foi promovida pela Setur capacitação sobre o Destino Sergipe, apresentado pela assessora de Turismo da Setur, Léa Duarte, que contou com a exibição de vídeo promocional sobre as potencialidades e os roteiros turísticos. Além disso, a rica gastronomia sergipana foi mostrada aos radialistas.

“A maior importância que eu vejo neste evento é a gente ampliar o nosso leque de vitrine do que temos no estado. E os meios de comunicação têm um papel primordial nisso. Afinal, é importante que essas pessoas que estão aqui sejam multiplicadoras na divulgação do nosso estado, a exemplo da nossa cultura, artesanato, gastronomia marcante e o nosso jeito de saber fazer, que é o nosso grande diferencial”, enfatizou.

/ Notícias / desenvolvimento

Governo de Sergipe apoia evento promovido pela Fitert