Terça-Feira, 12 de Março de 2024 às 12:15:00
Deso utiliza geofone para identificar e reparar vazamentos de água com mais agilidade
Instrumento é fundamental para evitar perdas de água e assegurar abastecimento à população

Com o intuito de garantir que os recursos hídricos do estado não sejam desperdiçados e que os sistemas de distribuição de água funcionem apropriadamente, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) desempenha uma série de ações para detectar e realizar a manutenção de vazamentos em tubulações com agilidade, eficiência e assertividade. Nesse processo, há um personagem crucial para que isso seja viável: o geofone eletrônico.

“Esse dispositivo amplia os ruídos captados por um sensor, que deve ser encostado nas superfícies, como ruas e calçadas, a fim de serem identificados ruídos característicos de vazamento. Os operadores identificam a existência ou não das possíveis evasões, avaliando a localização delas de acordo com as características e intensidades”, explicou o gerente de Controle de Perdas dos Sistemas Metropolitanos (GCPM), Felipe Renan da Silva Santana.

Vazamento

A Deso classifica os vazamentos em duas categorias, de acordo com o gerente de Controle de Perdas Regionais da Deso (GCPR), Dimas Góes da Silva Filho: os visíveis, que surgem na superfície do pavimento e das calçadas, e os não visíveis, aqueles que não chegam à superfície. “No caso dos não visíveis, a água é infiltrada no próprio solo, galerias pluviais ou redes de esgoto, e para a sua localização são realizadas varreduras nas redes e ramais utilizando o aparelho geofone eletrônico”, explicou.

As pesquisas de vazamentos não visíveis são realizadas por uma equipe treinada da Deso e, de forma planejada, sendo executadas varreduras diariamente nos Distritos de Medição e Controle (DMC). “Após a localização dos vazamentos não visíveis pela equipe de pesquisa, o setor de manutenção e reparos de vazamentos é acionado para que o reparo seja realizado na maior brevidade possível”, destacou o gerente da GCPR.

Benefício

A utilização do geofone, somada à resolução rápida de vazamentos de água, garante a normalidade do abastecimento à população e menos perdas financeiras à Deso. E não só isso: o aparelho eletrônico também beneficia o meio ambiente. “Os vazamentos causam, principalmente, um prejuízo ambiental. Quando acontecem, há uma exploração excessiva dos recursos naturais em função das demandas de abastecimento a serem atendidas”, ressaltou Dimas.

Nesse sentido, Felipe Renan lembrou dos impactos negativos dos desvios de água, que, segundo ele, geram vulnerabilidades na rede que propiciam a ocorrência de vazamentos, além da possibilidade de contaminação da água. “Isso representa o uso indevido por meio de furto de água, o que acaba por prejudicar o dimensionamento de consumo do recurso hídrico tratado de uma região e, quase sempre, oferece pontos de vulnerabilidade nas instalações”, disse.

Serviço

Em situações de falta de água inesperada ou vazamentos visíveis, os usuários da Deso podem entrar em contato com a Companhia por meio dos seguintes canais telefônicos: 4020-0195 ou 0800 079 0195. Têm prioridade instituições como creches, hospitais, asilos e demais entidades semelhantes. Os clientes da empresa também podem utilizar os canais digitais de atendimento, como a Agência Virtual e o WhatsApp (79 3142-3000).

/ Notícias / desenvolvimento

Terça-Feira, 12 de Março de 2024 às 12:15:00