Sexta-Feira, 05 de Abril de 2024 às 14:45:00
Deso realiza substituição de hidrômetros e garante mais eficiência no consumo
Ao todo, já foram trocados cerca de 1800 equipamentos só este ano, no sertão sergipano

Evitar desperdício é um dos fatores que a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) busca combater diariamente. Comprometida em assegurar o abastecimento de água encanada de qualidade e em volume adequado à população sergipana, a empresa desempenha papel ativo na substituição contínua de hidrômetros em residências. Essa iniciativa visa não apenas corrigir defeitos espontâneos ou influenciados pelo tempo de uso, mas também lidar com irregularidades causadas por ação humana.

Na região do sertão sergipano, em média, 600 hidrômetros são substituídos mensalmente, totalizando aproximadamente 1.800 equipamentos recolhidos somente neste ano. Para o gerente comercial da regional sertão, José Edson Nunes Portela, é importante a substituição para o controle do desperdício e para a eficiência do sistema. "A substituição de hidrômetros impacta na qualidade da micromedição, cobrando um valor justo do usuário, visto que o hidrômetro é aferido pela Deso e Inmetro, e, consequentemente, estará registrando o consumo de forma fidedigna, gerando um consumo mais consciente da água por parte dos usuários e evitando desperdícios”, disse.

O assistente administrativo da regional sertão da Deso, Gustavo Mendonça, destaca o planejamento criterioso por trás dessas ações. “A Deso planeja as ações com base nos dados levantados pelo leiturista, que relata a situação dos hidrômetros, se estão danificados, parados ou embaçados, assim como por renovação dos equipamentos acima de cinco anos de instalação, que são gradativamente substituídos, contribuindo assim para uma medição justa para o usuário”, ressalta.

Renovação dos hidrômetros

A troca dos hidrômetros acontece também por renovação, após cinco anos de instalação, dando maior qualidade na medição, tendo em vista que com o passar do tempo os equipamentos vão perdendo eficiência.

"A ação representa menos desperdício e uma maior quantidade disponível de água entregue à população, ocasionando melhoria de abastecimento nas zonas mais altas e periféricas das localidades”, completou Portela.

Essa iniciativa não apenas visa garantir a eficiência na cobrança pelo consumo de água, mas também busca conscientizar os usuários sobre a importância do uso responsável desse recurso vital. A Deso reafirma seu compromisso com a comunidade sergipana, buscando constantemente aprimorar seus serviços em prol do bem-estar e da sustentabilidade.

/ Notícias / desenvolvimento

Deso realiza substituição de hidrômetros e garante mais eficiência no consumo