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Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2025 às 11:15:00
Deso destaca necessidade de verificação frequente dos hidrômetros residenciais pela população
Usuários podem solicitar aferição do equipamento em caso de suspeita de inconformidade no funcionamento

Os hidrômetros são instrumentos fundamentais para o acesso à água potável, sendo responsáveis por medir o consumo dos imóveis conectados à rede de distribuição hídrica da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Porém, falhas técnicas, intervenções inapropriadas e o desgaste natural podem comprometer o pleno funcionamento dos equipamentos. Por isso, a Deso destaca à população que os aparelhos devem ser verificados frequentemente.

O primeiro passo da análise é observar se o medidor está registrando o uso, ao fechar todas as torneiras da residência e travar a boia da caixa d'água. Após essa verificação, o contador deve permanecer paralisado. Caso a medição continue a ser feita, o imóvel pode possuir algum tipo de vazamento interno. “Caso não tenha vazamentos, a melhor opção é solicitar à empresa uma verificação metrológica, a aferição de hidrômetro”, explicou o coordenador de Hidrometria da Deso, Genival Almeida.

Em média são realizadas cerca de 160 aferições mensais pela corporação, na sede da empresa, em Aracaju, sob a supervisão do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Nos testes técnicos, os instrumentos são submetidos a diferentes vazões de água, simulando uma leitura em tempo real. O objetivo é identificar possíveis irregularidades pelo registro em relação ao consumo real.

Os hidrômetros possuem vida útil estimada de cinco anos. Depois desse período, a Deso realiza a troca dos equipamentos, sem custos adicionais aos clientes. Isso é relevante para que tanto a empresa quanto os clientes estejam seguros quanto à utilização do produto hídrico. No entanto, para garantir a efetividade disso, é crucial a participação dos usuários por meio da verificação dos aparelhos, em casos de suspeitas de inconformidade, como faturamento de valor muito acima do habitual. “A aferição vem para dar essa segurança e esclarecer dúvidas sobre seu uso da água e o que foi faturado”, afirmou Genival.

Como solicitar

A aferição de hidrômetro pode ser solicitada à Deso por meio dos números telefônicos 4020-0195 e 0800 079 0195, e dos canais digitais Agência Virtual e WhatsApp, pelo número (79) 3142-1095. Também é possível requerer o serviço através da unidade de atendimento presencial da empresa mais próxima.

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Deso destaca necessidade de verificação frequente dos hidrômetros residenciais pela população
Usuários podem solicitar aferição do equipamento em caso de suspeita de inconformidade no funcionamento
Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2025 às 11:15:00

Os hidrômetros são instrumentos fundamentais para o acesso à água potável, sendo responsáveis por medir o consumo dos imóveis conectados à rede de distribuição hídrica da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Porém, falhas técnicas, intervenções inapropriadas e o desgaste natural podem comprometer o pleno funcionamento dos equipamentos. Por isso, a Deso destaca à população que os aparelhos devem ser verificados frequentemente.

O primeiro passo da análise é observar se o medidor está registrando o uso, ao fechar todas as torneiras da residência e travar a boia da caixa d'água. Após essa verificação, o contador deve permanecer paralisado. Caso a medição continue a ser feita, o imóvel pode possuir algum tipo de vazamento interno. “Caso não tenha vazamentos, a melhor opção é solicitar à empresa uma verificação metrológica, a aferição de hidrômetro”, explicou o coordenador de Hidrometria da Deso, Genival Almeida.

Em média são realizadas cerca de 160 aferições mensais pela corporação, na sede da empresa, em Aracaju, sob a supervisão do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Nos testes técnicos, os instrumentos são submetidos a diferentes vazões de água, simulando uma leitura em tempo real. O objetivo é identificar possíveis irregularidades pelo registro em relação ao consumo real.

Os hidrômetros possuem vida útil estimada de cinco anos. Depois desse período, a Deso realiza a troca dos equipamentos, sem custos adicionais aos clientes. Isso é relevante para que tanto a empresa quanto os clientes estejam seguros quanto à utilização do produto hídrico. No entanto, para garantir a efetividade disso, é crucial a participação dos usuários por meio da verificação dos aparelhos, em casos de suspeitas de inconformidade, como faturamento de valor muito acima do habitual. “A aferição vem para dar essa segurança e esclarecer dúvidas sobre seu uso da água e o que foi faturado”, afirmou Genival.

Como solicitar

A aferição de hidrômetro pode ser solicitada à Deso por meio dos números telefônicos 4020-0195 e 0800 079 0195, e dos canais digitais Agência Virtual e WhatsApp, pelo número (79) 3142-1095. Também é possível requerer o serviço através da unidade de atendimento presencial da empresa mais próxima.