Um aumento de 10,8% na receita bruta e de 16,2% no lucro bruto. Estes são alguns dos muitos percentuais positivos apresentados pelo balanço da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) referente a 2009. No exercício, a empresa teve uma geração de caixa líquida operacional de R$ 26,4 milhões, o que significa um crescimento de 45% em relação a 2008. De acordo com o presidente da Deso, Max Montalvão, o resultado positivo do balanço, pelo segundo ano seguido, é fruto do irrestrito apoio dado à Companhia pelo governador Marcelo Déda.
Em números, a empresa teve em 2009 uma receita operacional bruta de R$ 250,61 milhões e um lucro de R$ 690 mil, que equivale a um aumento de 260%, já que em 2008 a empresa lucrou R$ 191.555. Do total da receita, o faturamento com os serviços de abastecimento de água correspondeu a R$ 220,64 milhões. Vale ressaltar que, embora ainda de forma modesta, a Companhia já está remunerando o patrimônio dos acionistas. Outro dado do balanço é o custo de operação e manutenção, que aumentou apenas 7,8%, embora no período tenham sido feitas muito mais ligações de água e fortes investimentos em esgotamento sanitário.
O diretor de Administração e Finanças da Deso, Everton Teixeira, informou que boa parte dos recursos da geração de caixa foi usada em investimentos visando a recuperação da demanda reprimida, que inclui a compra de novos e modernos equipamentos, reestruturação e construção das áreas operacionais, reflorestamento das nascentes dos nossos mananciais, revigoração dos postos de atendimento e recuperação da frota.
Segundo Everton, no exercício passado, a Deso investiu, com recursos próprios, R$ 39,1 milhões. “A direção fez uma opção por reinvestir o lucro no setor operacional para melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados, aumentar a atuação na área sócio-ambiental e qualificar os empregados. Vamos continuar buscando a eficiência dos serviços para realizar mais por menor custo e, desta forma, aprimorar a cada dia o relacionamento com os clientes visando um acréscimo do faturamento de forma natural”, afirma. A consequência disso, conforme Teixeira, é buscar reduzir os aumentos da tarifa.
Programas sociais
Os investimentos feitos pela Companhia em 2009 também contemplaram os mais de 10 programas sociais voltados para seus empregados, que vão desde plano de saúde a ginástica laboral. “Nessa área, a Deso investiu no ano passado R$ 5 milhões, o que representa um incremento de 40% em relação ao ano anterior”, explica Teixeira.
O Plano de Gestão Ambiental e empresarial contemplou diversos projetos em 2009, como o voltado para a qualidade da água. As nascentes dos mananciais utilizados pela Deso também foram beneficiadas com reflorestamento usando mudas de árvores nativas. Houve ainda um incremento nas outorgas e licenciamentos ambientais, além de forte investimento em educação ambiental em apoio aos projetos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), mas também atendendo demandas da sociedade, com enfoque em água e esgoto. Projetos como ‘A Escola vai à Deso’ e ‘A Deso vai à Escola’ atenderam em 2009 cerca de 25 mil pessoas.
Um aumento de 10,8% na receita bruta e de 16,2% no lucro bruto. Estes são alguns dos muitos percentuais positivos apresentados pelo balanço da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) referente a 2009. No exercício, a empresa teve uma geração de caixa líquida operacional de R$ 26,4 milhões, o que significa um crescimento de 45% em relação a 2008. De acordo com o presidente da Deso, Max Montalvão, o resultado positivo do balanço, pelo segundo ano seguido, é fruto do irrestrito apoio dado à Companhia pelo governador Marcelo Déda.
Em números, a empresa teve em 2009 uma receita operacional bruta de R$ 250,61 milhões e um lucro de R$ 690 mil, que equivale a um aumento de 260%, já que em 2008 a empresa lucrou R$ 191.555. Do total da receita, o faturamento com os serviços de abastecimento de água correspondeu a R$ 220,64 milhões. Vale ressaltar que, embora ainda de forma modesta, a Companhia já está remunerando o patrimônio dos acionistas. Outro dado do balanço é o custo de operação e manutenção, que aumentou apenas 7,8%, embora no período tenham sido feitas muito mais ligações de água e fortes investimentos em esgotamento sanitário.
O diretor de Administração e Finanças da Deso, Everton Teixeira, informou que boa parte dos recursos da geração de caixa foi usada em investimentos visando a recuperação da demanda reprimida, que inclui a compra de novos e modernos equipamentos, reestruturação e construção das áreas operacionais, reflorestamento das nascentes dos nossos mananciais, revigoração dos postos de atendimento e recuperação da frota.
Segundo Everton, no exercício passado, a Deso investiu, com recursos próprios, R$ 39,1 milhões. “A direção fez uma opção por reinvestir o lucro no setor operacional para melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados, aumentar a atuação na área sócio-ambiental e qualificar os empregados. Vamos continuar buscando a eficiência dos serviços para realizar mais por menor custo e, desta forma, aprimorar a cada dia o relacionamento com os clientes visando um acréscimo do faturamento de forma natural”, afirma. A consequência disso, conforme Teixeira, é buscar reduzir os aumentos da tarifa.
Programas sociais
Os investimentos feitos pela Companhia em 2009 também contemplaram os mais de 10 programas sociais voltados para seus empregados, que vão desde plano de saúde a ginástica laboral. “Nessa área, a Deso investiu no ano passado R$ 5 milhões, o que representa um incremento de 40% em relação ao ano anterior”, explica Teixeira.
O Plano de Gestão Ambiental e empresarial contemplou diversos projetos em 2009, como o voltado para a qualidade da água. As nascentes dos mananciais utilizados pela Deso também foram beneficiadas com reflorestamento usando mudas de árvores nativas. Houve ainda um incremento nas outorgas e licenciamentos ambientais, além de forte investimento em educação ambiental em apoio aos projetos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), mas também atendendo demandas da sociedade, com enfoque em água e esgoto. Projetos como ‘A Escola vai à Deso’ e ‘A Deso vai à Escola’ atenderam em 2009 cerca de 25 mil pessoas.