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Terça-Feira, 01 de Setembro de 2009 às 13:07:00
Curso promovido pelo Ministério do Turismo conta com participação de sergipanos
O programa de qualificação à distância é uma das diversas ações que o Estado de Sergipe tem desenvolvido em parceria com o Ministério do Turismo

Qualificar profissionais e acadêmicos de turismo no Estado, a partir de uma ação concreta que se configura para o fortalecimento da gestão das políticas públicas na área. Com esse objetivo foi iniciado em agosto último, o curso de ‘Formação de Gestores das Políticas Públicas de Turismo’ que integra o Programa de Qualificação a Distância para o Desenvolvimento do Turismo. A iniciativa promovida pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio do governo de Sergipe através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec).

O programa de qualificação à distância é uma das diversas ações que o Estado de Sergipe tem desenvolvido em parceria com o Ministério do Turismo, tendo seu primeiro curso realizado em 2008 com a temática da regionalização do turismo e agora o segundo treinamento para formação de gestores das políticas pública de turismo. Para o Estado de Sergipe, foram direcionadas 50 vagas totalmente gratuitas, preenchidas por gestores públicos de turismo, integrantes do trade turístico, empresários do setor, professores, pesquisadores e estudantes. Os candidatos foram selecionados em três chamadas, a partir das inscrições realizadas em abril desse ano pelo site da UFSC. Os alunos receberam e-mail da Secretaria de Educação a Distância informando o login e a senha de acesso ao Ambiente Virtual do Curso, além do kit didático, encaminhado via Correios.

Conforme analisa a Secretária de Turismo do município de Canindé de São Francisco, Sílvia de Oliveira, uma das participantes do curso, a iniciativa é de grande importância, por proporcionar a troca e o ganho de experiências. “Os recursos de última geração proporcionam um aprendizado constante através de um ambiente virtual onde podemos estar em contato 24 horas por dia com participantes de todo o país”, disse ao explicar que a realização do treinamento à distância utiliza o sistema AVEA (Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem) da UFSC e está previsto para os próximos três meses.

Para ela, que já participou do primeiro curso oferecido pelo Ministério do Turismo, a iniciativa demonstra a preocupação do governo em profissionalizar cada vez mais o corpo técnico nessa área. “Espero aplicar as técnicas aprendidas na região do Complexo Xingó, no município de Canindé de São Francisco e região”, vislumbra.  “O curso acompanha as mudanças no contexto do turismo no país e a minha expectativa é a de que a dinâmica utilizada siga a mesma linha do primeiro treinamento”, confirma a turismóloga e professora da Universidade Tiradentes, Luciana Rodrigues, que acabou de receber o material do curso e a exemplo de sua colega, também participou da primeira atividade realizada pelo órgão Federal.
   
De acordo com o assessor técnico da Coordenadoria de Turismo da Sedetec, Joab Almeida, em cada curso realizado há o cuidado e a atenção de compartilhar com todos os integrantes da cadeia produtiva do turismo do Estado, para que o processo de seleção seja o mais democrático possível.  “Essa qualificação traz importantes resultados para  Sergipe, facilitando a apropriação das pessoas que trabalham na área, pelo conhecimento das políticas nacionais e estaduais de turismo, compreendendo a importância da sua participação e contribuição na formulação das políticas, dando apoio ao governo na construção de importantes ferramentas, como o Plano Estadual de Turismo, Planos de Desenvolvimento Regional do Turismo, entre outros”, enfatizou.

Formação de Gestores

O curso de Formação de Gestores das Políticas Públicas de Turismo iniciou-se com ambientação virtual para orientações, metodologias e apresentação, abriu os fóruns de debate, e continua com os fóruns de conteúdo abordando especificamente temas como histórico da gestão pública do turismo no Brasil; o Ministério do Turismo; o papel do Estado no Turismo; o município e o Turismo; os gestores das políticas de Turismo; as instâncias de governança; instrumentos e ferramentas de gestão para o desenvolvimento do Turismo, e ainda convênio e contrato de repasse – celebração, execução e prestação de contas.

Após a realização do módulo de avaliação individual e abertura do banco de boas práticas é concluído o curso. Constam como objetivo do programa: facilitar a difusão no território nacional das diretrizes políticas e operacionais necessárias para a gestão e implementação de ações requeridas para o desenvolvimento turístico local em cada região do país; induzir a melhoria da qualidade dos produtos e serviços turísticos, por meio da qualificação profissional de gestores e trabalhadores do setor; apoiar a estruturação da administração pública do turismo; incentivar a qualificação e o aperfeiçoamento profissional dos agentes atuantes em toda a cadeia produtiva do turismo, nos diversos níveis hierárquicos.

“Ao final do curso os novos gestores estarão aptos a contribuir para o desenvolvimento planejado do turismo, a fim de chegarmos a uma implementação sustentável, gerando emprego e renda, impostos e desenvolvimento, mas também evitando a poluição, exclusão social e a exploração sexual”, ressalta Joab ALmeida.

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Curso promovido pelo Ministério do Turismo conta com participação de sergipanos
O programa de qualificação à distância é uma das diversas ações que o Estado de Sergipe tem desenvolvido em parceria com o Ministério do Turismo
Terça-Feira, 01 de Setembro de 2009 às 13:07:00

Qualificar profissionais e acadêmicos de turismo no Estado, a partir de uma ação concreta que se configura para o fortalecimento da gestão das políticas públicas na área. Com esse objetivo foi iniciado em agosto último, o curso de ‘Formação de Gestores das Políticas Públicas de Turismo’ que integra o Programa de Qualificação a Distância para o Desenvolvimento do Turismo. A iniciativa promovida pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio do governo de Sergipe através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec).

O programa de qualificação à distância é uma das diversas ações que o Estado de Sergipe tem desenvolvido em parceria com o Ministério do Turismo, tendo seu primeiro curso realizado em 2008 com a temática da regionalização do turismo e agora o segundo treinamento para formação de gestores das políticas pública de turismo. Para o Estado de Sergipe, foram direcionadas 50 vagas totalmente gratuitas, preenchidas por gestores públicos de turismo, integrantes do trade turístico, empresários do setor, professores, pesquisadores e estudantes. Os candidatos foram selecionados em três chamadas, a partir das inscrições realizadas em abril desse ano pelo site da UFSC. Os alunos receberam e-mail da Secretaria de Educação a Distância informando o login e a senha de acesso ao Ambiente Virtual do Curso, além do kit didático, encaminhado via Correios.

Conforme analisa a Secretária de Turismo do município de Canindé de São Francisco, Sílvia de Oliveira, uma das participantes do curso, a iniciativa é de grande importância, por proporcionar a troca e o ganho de experiências. “Os recursos de última geração proporcionam um aprendizado constante através de um ambiente virtual onde podemos estar em contato 24 horas por dia com participantes de todo o país”, disse ao explicar que a realização do treinamento à distância utiliza o sistema AVEA (Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem) da UFSC e está previsto para os próximos três meses.

Para ela, que já participou do primeiro curso oferecido pelo Ministério do Turismo, a iniciativa demonstra a preocupação do governo em profissionalizar cada vez mais o corpo técnico nessa área. “Espero aplicar as técnicas aprendidas na região do Complexo Xingó, no município de Canindé de São Francisco e região”, vislumbra.  “O curso acompanha as mudanças no contexto do turismo no país e a minha expectativa é a de que a dinâmica utilizada siga a mesma linha do primeiro treinamento”, confirma a turismóloga e professora da Universidade Tiradentes, Luciana Rodrigues, que acabou de receber o material do curso e a exemplo de sua colega, também participou da primeira atividade realizada pelo órgão Federal.
   
De acordo com o assessor técnico da Coordenadoria de Turismo da Sedetec, Joab Almeida, em cada curso realizado há o cuidado e a atenção de compartilhar com todos os integrantes da cadeia produtiva do turismo do Estado, para que o processo de seleção seja o mais democrático possível.  “Essa qualificação traz importantes resultados para  Sergipe, facilitando a apropriação das pessoas que trabalham na área, pelo conhecimento das políticas nacionais e estaduais de turismo, compreendendo a importância da sua participação e contribuição na formulação das políticas, dando apoio ao governo na construção de importantes ferramentas, como o Plano Estadual de Turismo, Planos de Desenvolvimento Regional do Turismo, entre outros”, enfatizou.

Formação de Gestores

O curso de Formação de Gestores das Políticas Públicas de Turismo iniciou-se com ambientação virtual para orientações, metodologias e apresentação, abriu os fóruns de debate, e continua com os fóruns de conteúdo abordando especificamente temas como histórico da gestão pública do turismo no Brasil; o Ministério do Turismo; o papel do Estado no Turismo; o município e o Turismo; os gestores das políticas de Turismo; as instâncias de governança; instrumentos e ferramentas de gestão para o desenvolvimento do Turismo, e ainda convênio e contrato de repasse – celebração, execução e prestação de contas.

Após a realização do módulo de avaliação individual e abertura do banco de boas práticas é concluído o curso. Constam como objetivo do programa: facilitar a difusão no território nacional das diretrizes políticas e operacionais necessárias para a gestão e implementação de ações requeridas para o desenvolvimento turístico local em cada região do país; induzir a melhoria da qualidade dos produtos e serviços turísticos, por meio da qualificação profissional de gestores e trabalhadores do setor; apoiar a estruturação da administração pública do turismo; incentivar a qualificação e o aperfeiçoamento profissional dos agentes atuantes em toda a cadeia produtiva do turismo, nos diversos níveis hierárquicos.

“Ao final do curso os novos gestores estarão aptos a contribuir para o desenvolvimento planejado do turismo, a fim de chegarmos a uma implementação sustentável, gerando emprego e renda, impostos e desenvolvimento, mas também evitando a poluição, exclusão social e a exploração sexual”, ressalta Joab ALmeida.