Quarta-Feira, 03 de Abril de 2024 às 17:30:00
Conferência Estadual reúne cerca de 40 instituições para debater futuro da ciência, tecnologia e inovação
Participantes destacaram impactos dos debates no desenvolvimento social e econômico do estado

Dando continuidade às atividades da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada nesta quarta-feira, 3, no Hotel Sesc Atalaia, representantes do Governo do Estado, comandados pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), e membros de universidades, sociedade civil e demais instituições de envolvidas com a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) em Sergipe, debateram sobre os eixos temáticos sugeridos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Entre os eixos estão: recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Eixo I); reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas (Eixo II); ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais (Eixo III); e, ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social (Eixo IV).

Participação

As conferências estaduais proporcionam um espaço para a participação ativa e direta dos cidadãos nos debates que afetam suas vidas e comunidades. Isso promove a democracia participativa, permitindo que pessoas de diferentes origens e perspectivas contribuam para a formulação de políticas e programas.

Ao todo, 39 instituições ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação participaram do evento em Sergipe. Entre elas a coordenação de Políticas Públicas em Defesa dos Direitos e Promoção de Igualdade Racial, ligada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic). De acordo com a coordenadora Márcia Vieira, o evento foi um importante momento para promover o diálogo e colaboração entre diferentes entidades. “Para nós participar deste evento é muito importante pois fortalece nosso trabalho enquanto gestores, além de ser uma oportunidade para a realização de projetos de parceria com instituições importantes do estado de Sergipe”, afirmou.

Já o diretor de Inovação e Empreendedorismo do Instituto Federal de Sergipe (IFS), José Augusto Andrade Filho, apontou que a conferência foi importante por dar oportunidade para que os envolvidos expressassem o que precisa ser desenvolvido no estado. “Dentro dos eixos optei por trabalhar com o eixo que tratou da industrialização e percebi que muitas ações que a gente está propondo para essa conferência, elas casam com as ações do ELI [Ecossistema Local de Inovação]”, finalizou.

Impactos na sociedade

O diretor de Relações Institucionais da Universidade Tiradentes, Marcos Wandir, participou do debate e destacou que as inovações nas políticas impactam diretamente a vida em sociedade. “Estamos aqui representando uma área importante: a de formação de pessoas para o segmento de Ciência, Tecnologia e Inovação. A gente percebe o esforço do Estado de Sergipe, aglutinando todos os setores estratégicos para essa discussão, que vai levar à mudança de paradigmas e melhoria da qualidade de vida das pessoas”, avaliou.

Desenvolvimento

O professor emérito da Universidade Federal de Sergipe (UFS), José Fernandes de Lima, reforçou a importância da avaliação sobre a ciência no presente e no futuro. “Essa é uma grande oportunidade para fazermos uma reflexão sobre a ciência que está sendo desenvolvida em Sergipe, sobre a nossa capacidade de inovação e sobre o desejo para o futuro. É um momento muito rico, com a participação de diversos setores, para que possamos elaborar excelentes propostas para o Governo Federal”, ressaltou.

A criação de novos postos de empregos e geração de renda através da Ciência foram destacadas pelo também professor da UFS, Lucindo Quintans. “Essa conferência traz a oportunidade da sociedade sergipana dialogar com o Ministério da Ciência e Tecnologia e outros atores no estado sobre projetos do futuro para Sergipe e também para resolver problemas presentes. O mais importante é o desenvolvimento de uma política estadual alinhada com a nacional, pensando na formação de recursos humanos qualificados, desenvolvimento econômico sustentável e a criação de emprego e renda”, considerou.

/ Notícias / desenvolvimento

Quarta-Feira, 03 de Abril de 2024 às 17:30:00