Quarta-Feira, 13 de Junho de 2007 às 17:14:00
Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba é instalado

Foi instalado nesta quarta-feira, 13, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba. A posse dos gestores do Comitê ocorreu na manhã desta quarta, na Câmara de Vereadores do município. O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Márcio Macedo, representou o governador Marcelo Déda e presidiu a solenidade.

Márcio Macedo enfatizou que a criação do Comitê é importante para a sociedade e o meio ambiente. "Esse é um passo muito importante para o povo de Japaratura. A formação de um comitê, regido pelo povo, para a construção das políticas que gerenciarão os cuidados e as tomadas de decisões com relação à Bacia Hidrográfica, evitando sua degradação, é um marco na história dessa região".

O secretário do Meio Ambiente reafirmou que trabalhar com a participação efetiva da sociedade civil organizada na formulação das políticas públicas é uma das principais propostas do Governo do Estado. "Meio Ambiente não se faz sozinho. O trabalho conjunto, feito com parcerias, representa um processo de democratização", salientou Macedo.

Eleição

A eleição da diretoria da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba foi realizada após a abertura da solenidade. O secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Japaratuba, André Marciel, foi eleito presidente do comitê. O representante da colônia de pescadores Z5, de Pirambé, Claudomir Tavares, foi eleito o secretário do comitê. O prefeito de Japaratura, Gerard Olivier, destacou a importância desse acontecimento para o município e o Estado. "A instalação do Comitê, com a participação de todos, representa o bem pela revitalização do rio", disse.

De acordo com o promotor público do Meio Ambiente, Eduardo Soares, a instalação do Comitê é fundamental para a proteção dos Recursos Hídricos. "Há uma necessidade de se gerenciar os recursos naturais. A participação da comunidade, de associações e de ONG's nesse processo de preservação do rio Japaratuba é bastante significativa. Metade da responsabilidade operacional da bacia hidrográfica será do Comitê e a outra metade do poder público. Essa descentralização determina responsabilidades de ambas as partes para com o meio ambiente e seus recursos naturais", explicou.

Bacia Hidrográfica

Sergipe já possui um comitê instalado e em funcionamento, o da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe. O Brasil reúne oito grandes bacias, onde a distribuição da água não é feita uniformemente e as regiões mais populosas e industrializadas apresentam menor disponibilidade de recursos hídricos. Esse é um dos fatores que obriga o país a adotar um sistema nacional de recursos hídricos com gestão integrada, tendo a bacia hidrográfica como unidade de gerenciamento.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba contempla 20 municípios vizinhos. Durante a solenidade, a Câmara de Vereadores esteve repleta. Além da participação de moradores, estiveram presentes prefeitos, vereadores, os promotores públicos do meio ambiente, secretários do município, presidente de associações, entre outras autoridades.

A instalação da Bacia faz parte da Programação da Semana do Meio Ambiente. que iniciou no dia 4 de junho e se encerará no dia 7 de julho.

/ Notícias / desenvolvimento

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba é instalado