Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 às 17:30:00
Artesãs de Carira buscam serviços da Secretaria do Trabalho no 'Sergipe é aqui'
Emissão da Carteira Nacional do Artesão foi o serviço mais procurado da Secretaria do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) durante a 26ª edição do ‘Sergipe é aqui’

Nesta sexta-feira, 19, o governo itinerante ‘Sergipe é aqui’ aconteceu na cidade de Carira, conhecida como a capital estadual do milho. O cadastro para receber a Carteira Nacional do Artesão foi muito procurado por mulheres que desenvolvem diferentes tipologias artesanais na cidade. Ao todo, 17 profissionaism foram cadastradas durante a manhã.

A artesã Elisângela de Alcântara foi uma delas. Ela conta que faz artesanato desde os seus 16 anos de idade. “Eu tinha tanta vontade de fazer essa carteira!”, exclamou. E ao ser perguntada o porquê, ela completou: “Porque o artesanato é minha paixão. Tentei fazer a carteira pela internet, mas não consegui. Foi quando vi essa oportunidade de fazer aqui hoje. Trabalho com vários tipos de artesanato e é bom ter tudo certinho, documentado”, disse, cheia de alegria.

Para Josefa Angélica Tavares, ter a Carteira Nacional do Artesão é uma forma de ter seu trabalho reconhecido. A presença da Seteem no ‘Sergipe é aqui’ pôde proporcionar isso a ela, e ainda mais. A artesã teve a primeira oportunidade de expor seus produtos em um evento aberto e de grande porte.

“Eu vendo aos conhecidos e por encomenda. Essa foi a primeira vez que eu pude mostrar meu trabalho assim. E ter a carteira, depois de certa idade, é um presente”, relatou a senhora, que faz crochê e outros artesanatos. “Faço desde que me entendo por gente”, contou.

Ainda no segmento do artesanato, a secretaria ofertou duas oficinas, sendo uma de pintura à mão livre e outra de crochê, artesanato que é forte em Carira.

Outros serviços

O agricultor Edvaldo Bispo Nunes, 54 anos, aproveitou os serviços do Núcleo de Apoio ao Trabalhador (NAT) para ter a sua carteira de trabalho digital. Apesar de nunca ter trabalhado com carteira assinada, mesmo assim buscou pela segunda via do documento que, segundo ele, estava muito velho. Lá, ficou sabendo que agora é somente na versão digital.

“A minha estava velha, vencida. Vim fazer uma nova e achei muito diferente e bom”, afirmou, munido das informações necessárias e satisfeito com o atendimento da equipe do NAT.

E além de levar serviços como estes para mais perto de quem precisa, o 'Sergipe é aqui' é um evento que também leva oportunidade de fonte de renda para os moradores das cidades que o sediam. A empreendedora da Economia Solidária Cleidivânia Almeida ficou satisfeita com a comercialização de produtos alimentícios. Ela trabalha nesse ramo há cerca de oito anos, e disse que vendeu bem. “Achei o evento muito bom, uma oportunidade de renda para as famílias mais carentes e também para os nossos produtos ficarem mais conhecidos, porque movimenta a cidade. Mesmo quem mora aqui, muitas vezes não conhece. É bom para todos os lados”, salientou a comerciante.

Além dos serviços realizados no momento, a Seteem também abriu espaço para quem buscou aprendizado e qualificação profissionalizante. Em parceria com a prefeitura local, realizou inscrições para os cursos do programa ‘Qualifica Sergipe’ que serão ofertados na cidade de Carira, sendo eles os de ‘Salgados de lanchonete’ e ‘Confeitaria artesanal’.  Os cursos são realizados pela Seteem em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Sergipe (Senai/SE).

/ Notícias / desenvolvimento

Artesãs de Carira buscam serviços da Secretaria do Trabalho no 'Sergipe é aqui'