Sexta-Feira, 06 de Junho de 2014 às 14:16:00
Aprenda a dançar samba de coco na oficina do São João da Gente Sergipana
O Samba de Coco é uma dança de origem africana que está ligada diretamente à formação dos quilombos, tendo também uma forte influência indígena, a incitativo faz parte da programação especial de São João da Gente Sergipana

Durante todo o mês de junho, o Museu da Gente Sergipana, está sendo palco de uma programação especial. Contando com a participação de grupos artísticos e culturais de diferentes regiões do Estado, fundamentais para manter viva a tradição junina, o “São João da Gente Sergipana” já realizou um cortejo pelo centro da capital e ainda promoverá diversas atividades em alusão ao autêntico festejo junino.

Na próxima sexta-feira, dia 13, das 15 às 17hs, no átrio do Museu da Gente Sergipana, acontecerá a oficina de Samba de Coco, que será conduzida por Rosualdo da Conceição, mais conhecido como seu Diô, mestre de Samba de Coco e realizador do tradicional Samba de Coco do Mosqueiro. Seu Diô é um dos ganhadores do Prêmio Culturas Populares – Edição 100 anos de Mazzaropi – A cultura popular no cinema, realizado pelo Ministério da Cultura em 2013.

Segundo o Diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese, Marcelo Rangel, a proposta da oficina não é apenas apresentar o samba de coco para o público, mas ensiná-lo a dançar. “Nossa ideia é oferecer para as pessoas a oportunidade de conhecer o samba de coco na prática, aprendendo a dançar. E com certeza os interessados estarão em boas mãos. Seu Diô gosta de fazer isso e já é acostumado a ensinar as pessoas a brincarem o samba de coco lá no Mosqueiro. Então, nós resolvemos trazê-lo para o museu, oferecendo essa oportunidade para o público e queremos que todo mundo que não sabe venha aprender com o mestre Seu Diô”.

Não existem critérios para participar da oficina a não ser vontade de aprender a dançar o Samba de Coco. Basta comparecer no Átrio do Museu da Gente Sergipana, localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, na data e no horário marcados para começar a oficina.

A programação do São João da Gente Sergipana continua durante o mês de junho com apresentações culturais, espetáculo teatral, transmissão ao vivo do Programa Puxa o Fole, além de homenagens à forrozeira Clemilda Ferreira da Silva. A primeira delas é a exposição ‘Clemilda morena dos olhos pretos’, cuja abertura será no dia 18 de junho, às 19h, no foyer do Museu da Gente Sergipana. Já no dia 27, às 20h, no Teatro Tobias Barreto, haverá concerto da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), com a participação especial da Orquestra Sanfônica de Aracaju e do cantor Sergival. A abertura desse momento especial da programação ficará por conta da Quadrilha Junina ‘Xodó da Vila’.

Samba de Coco

O Samba de Coco é uma dança de origem africana que está ligada diretamente à formação dos quilombos, tendo também uma forte influência indígena. Os escravos, quando fugiam das senzalas e se refugiavam nos quilombos, cantavam ao praticar o ritual da quebra de coco.

A marcação do ritmo, feita através de sapateados e de palmas, caracteriza-se por serem bem firme. Ao dançarem, os participantes pisam forte no chão e desenvolvem seus passos. No samba de coco quem puxa os versos é o ‘tirador de coco' e quem responde em coro são os outros participantes da dança. Os versos são informais e o canto é marcado pelos instrumentos de percussão.

/ Notícias / desenvolvimento

Aprenda a dançar samba de coco na oficina do São João da Gente Sergipana