Quinta-Feira, 04 de Abril de 2024 às 10:30:00
Aplicativo de segurança digital desenvolvido com apoio da Fapitec/SE será apresentado em evento internacional
Plataforma Égidis, que visa promover proteção na internet, participará do 6° Encontro Internacional sobre Jogos e Mobile Learning da Universidade de Coimbra

O aplicativo Égidis, que tem como objetivo promover a segurança e a proteção na internet foi aprovado para ser apresentado no 6° Encontro Internacional sobre Jogos e Mobile Learning (EJML), que será realizado de forma remota nos dias 24 e 25 de maio e conta com a organização da Universidade de Coimbra, de Portugal. O projeto, desenvolvido pelo clube de protagonismo WebGame, é um dos apoiados pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado (Fapitec/SE) por intermédio do Programa de Apoio a Projetos de Desenvolvimento do Ensino na Escola (Edital 02/2022), a partir de recursos oriundos da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc).

O encontro, que atrai participantes nacionais e estrangeiros, objetiva reunir mestrandos e doutorandos, investigadores, professores, psicólogos, profissionais de Ciências da Educação, além dos demais interessados pela temática para a promoção da troca de conhecimentos, investigação e questões pertinentes para uma integração sustentável de plataformas voltadas à educação.

Para o coordenador do projeto e padrinho do clube WebGame, Lucas Pazoline, a participação no evento é uma oportunidade para fortalecer a visibilidade do aplicativo Égidis e de outras ações do Clube WebGame no cenário internacional. “A participação do Clube WebGame no 6° Encontro Internacional sobre Jogos e Mobile Learning é de enorme relevância não apenas para o projeto Égidis, mas também para o desenvolvimento acadêmico dos alunos envolvidos”, declarou.

O diretor-presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, destacou a importância da participação desse projeto no evento internacional. “A pesquisa e a inovação tecnológica sergipana têm atravessado fronteiras por meio daqueles que protagonizam esse cenário em nosso estado. A participação do aplicativo Égidis neste encontro é um exemplo disso e ficamos gratificados em apoiar este projeto”, salientou Garcez.

Aplicativo Égidis

O Égidis é um aplicativo de aprendizagem gamificada que disponibiliza conteúdos que auxiliam no desenvolvimento de habilidades relacionadas à segurança na internet. O projeto, desenvolvido com o apoio da Seduc e da Fapitec/SE, representa uma abordagem inovadora para combater os desafios digitais enfrentados pela comunidade escolar.

Além disso, a plataforma oferece uma experiência interativa e informativa, tornando-se uma ferramenta essencial no esforço de educar e proteger os usuários online contra ameaças como fake news e crimes cibernéticos. Lançado oficialmente durante a Feira de Inovação, Tecnologia, Empreendedorismo e Ciência (Feitec), em 2023, o Égidis continua em constante aprimoramento para garantir uma abordagem abrangente e eficaz na promoção da segurança digital.

“Atualmente, o Égidis está em uma fase de expansão e aprimoramento. Com mais de 15 trilhas de aprendizagem já disponíveis on-line, estamos focados em ampliar seu alcance para outras escolas, permitindo que um maior número de alunos e educadores se beneficiem das dicas e conteúdos sobre segurança digital oferecidos pelo aplicativo”, completou Lucas.

/ Notícias / desenvolvimento

Quinta-Feira, 04 de Abril de 2024 às 10:30:00