Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 às 23:00:00
Seasic participa da 26ª edição do ‘Sergipe é aqui’ em Carira
Oficinas, palestras, atividades e serviços foram ofertados à comunidade carirense

Nesta sexta-feira, 19, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) levou ao município de Carira, situado na região agreste sergipana, diversos serviços, atividades e muita cidadania na 26ª edição do 'Sergipe é aqui'. Foram realizadas várias oficinas, rodas de conversas, palestras e atendimentos nas áreas de assistência, inclusão, cidadania, direitos humanos, educação e segurança alimentar, primeira infância e transferência de renda.

Para a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, a ação proporcionou um momento de união entre gestão e população. “Aqui reunimos saúde, educação, assistência, conselhos tutelares, e percebemos a importância da intersetorialidade que tanto buscamos na nossa gestão. Sabemos que é desafiante, mas é fundamental que haja essa conversa entre as áreas, que haja esse diálogo, porque só assim vamos alcançar aquelas pessoas que estão na ponta, as pessoas que mais precisam desses serviços”, ressaltou a secretária.

Programa Rode Bem

O ‘Sergipe é aqui’ em Carira contou com um espaço dedicado à divulgação do programa Rode Bem, com ação de panfletagem e esclarecimento de dúvidas para a população. Além disso, a equipe da Seasic auxiliou os interessados a realizarem o cadastramento, como foi o caso de Alexandre Lima. “Achei a iniciativa muito boa. Ajuda quem tem uma baixa renda e vai beneficiar muitas pessoas”, aprovou.

O programa Rode Bem foi instituído pela Lei Estadual nº 9.349, que determina a isenção do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para proprietários de motocicletas que ganham até dois salários mínimos. O benefício é limitado a um veículo por usuário, desde que o veículo seja de fabricação nacional e com capacidade volumétrica entre 50 e 160 cilindradas.

CIN Inclusiva, CadÚnico e CMais Inclusão

Também foram oferecidos os serviços da Carteira Nacional de Identidade (CIN) inclusiva, de Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e a entrega de 221 cartões do Programa Cartão Mais Inclusão (CMais), que destina auxílio financeiro a pessoas em situação de vulnerabilidade social. O CMais Inclusão, realizado pela Seasic, é uma estratégia adotada pelo Governo de Sergipe para combater a pobreza e a extrema pobreza no estado.

“Foi muito bom para mim receber o cartão hoje. Há seis meses, tanto eu como meu esposo estamos desempregados, e esse auxílio vai ajudar bastante na alimentação da gente, nas nossas necessidades. Eu agradeço muito”, contou Graziele dos Santos de Jesus, que recebeu um dos 221 cartões do CMais Inclusão durante o ‘Sergipe é aqui’ em Carira.

Primeira Infância e Segurança Alimentar

As crianças carirenses puderam usufruir de vários espaços dedicados ao lazer, como a oficina pintura em aquarela do projeto ‘Inclusão pela Arte’, que levou muitas cores, estímulo a talentos e habilidades artísticas, além da integração e inclusão entre os estudantes.

Outro momento importante foi a escuta qualificada de crianças de quatro a seis anos de idade, como também a promoção de rodas de conversa sobre o assunto. Já o CinePop proporcionou exibição de filmes e dinâmicas sobre direitos humanos e atividades educativas e lúdicas para crianças e adolescentes.

Além disso, houve uma oficina sobre segurança alimentar, com o objetivo de informar a população sobre a importância da alimentação saudável. “Queremos mostrar às crianças, aos jovens, adultos e idosos que a gente tem opções para se alimentar de forma saudável e de baixo custo. Precisamos quebrar alguns preconceitos alimentares e inovar. O fubá de milho, por exemplo, não é muito utilizado. Então, hoje trouxemos mais uma opção de receita, com essa perspectiva do aproveitamento integral do alimento, uso diferenciado e mais saudável, que foi o bambá de couve, que teve um toque sergipano ao adicionar queijo coalho”, explicou a coordenadora da oficina, a técnica na Diretoria de Segurança Alimentar e Inclusão Produtiva da Seasic, Sabrina Oliveira.

Foram mais de 50 participantes na oficina e mais de 110 degustações oferecidas à população. O Espaço Segurança Alimentar ainda foi responsável por passar à população orientações sobre nutrição e uma palestra sobre associativismo e cooperativismo.

A participação da Seasic em Carira contou também com o Espaço Diversidade, dedicado à conscientização sobre a causa LGBTQIAPN+, por meio de cartilhas, panfletos e distribuição de adesivos.

/ Notícias / assistencia-social

Seasic participa da 26ª edição do ‘Sergipe é aqui’ em Carira