Segunda-Feira, 26 de Fevereiro de 2024 às 19:15:00
Seasic contempla públicos vulneráveis em Cumbe durante 22º ‘Sergipe é aqui’
Diretorias de Inclusão Produtiva e Cidadania; Segurança Alimentar; Direitos Humanos; Proteção Social e Primeira Infância organizaram demandas da população para prestar assistência de forma integral

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) disponibilizou variadas atividades e serviços à população do município de Cumbe na 22ª edição do ‘Sergipe é aqui’. A secretaria se fez presente por meio de palestras, debates, escutas qualificadas, orientações, oficinas e outras ações, abrindo oportunidades e impulsionando a construção de políticas públicas.

Um dos pontos altos da ação da Seasic em Cumbe se deu por meio da Diretoria de Inclusão Produtiva e Cidadania, por meio da qual foram prestadas informações sobre o Programa Mão Amiga. Também foi realizada exposição de Arranjos Produtivos Locais (APLS) e promovida uma roda de conversa com associações locais voltadas ao artesanato.

“Falamos sobre agricultura familiar e economia solidária. Trouxemos um pouco sobre a cadeia produtiva do mel, abordando a apicultura e a meliponicultura. Participaram crianças que fazem parte da Educação no município e tivemos roda de conversa com agricultores”, descreveu a assistente social da diretoria, Karine Machado.

O apicultor Autran Feitosa Rocha ressaltou a relevância do diálogo promovido pela Seasic, sobretudo na divulgação da cadeia do mel. “A importância da abelha na natureza é fundamental, porque ela é responsável pela polinização. Sem a abelha, a natureza é incapaz de sobreviver. Ela é essencial para a produção de mel, própolis e pólen. É uma riqueza, tanto econômica quanto social. Por isso, vale a pena criar abelha, porque é benefício para a natureza e para a renda familiar”, avaliou.

Para a primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, a abrangência dos públicos e eixos atendidos é uma das principais características das ações da pasta durante o ‘Sergipe é aqui’. “Onde quer que a programação aconteça, chegamos levando iniciativas para trazer dignidade às mulheres, crianças, idosos, população LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e todos os públicos vulneráveis. Atuamos por intermédio de nossas diretorias, para organizar as demandas e conseguir prestar assistência não só de forma técnica, mas também sensível”, ressaltou.

Serviços

Além das atividades da Diretoria de Inclusão Produtiva e Cidadania, a Seasic atuou com a Diretoria de Direitos Humanos, promovendo e oferecendo a emissão do RG inclusivo para Pessoas com Deficiência (PCD), idosos e pacientes em tratamento oncológico. Também houve intérprete de Libras; biblioteca itinerante dos direitos humanos; roda de conversa com direcionamento para retificação de nome e gênero da comunidade LGBTQIAPN+; atividade lúdica infantil com o projeto Inclusão pela Arte; e Cine POP dos direitos humanos.

A Diretoria de Segurança Alimentar apresentou ações de educação alimentar e nutricional, com explanação do imagético, pescaria e exposição do grau de processamento dos alimentos. Também foi divulgado o Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf). Houve, ainda, oferta de informações sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“Realizamos uma oficina com o objetivo de conversar com a população sobre nutrição e alimentação saudável, ensinando sobre o aproveitamento integral dos alimentos. O que iria para o descarte, ensinamos a ver como algo que se pode aproveitar e virar ingrediente e refeição. Ensinamos a fazer o molho de tomate caseiro, que, em conjunto com a almôndega, fica uma delícia”, explicou a representante da Diretoria de Segurança Alimentar da Seasic, Sabrina Oliveira.

Já com a Diretoria de Proteção Social, a secretaria disponibilizou apoio técnico do Cadastro Único, Procad e Programa Bolsa Família; além de uma roda de conversa intersetorial para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A Diretoria da Primeira Infância, por sua vez, realizou a escuta de crianças de quatro a seis anos de idade; uma roda de conversa multiprofissional e a orientação para futuras escutas municipais.

/ Notícias / assistencia-social

Seasic contempla públicos vulneráveis em Cumbe durante 22º ‘Sergipe é aqui’