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Sábado, 16 de Setembro de 2023 às 17:00:00
Programa de Educação Previdenciária passa a ser ofertado na Secretaria da Assistência Social e Cidadania 
Atendimento acontece todas as quintas-feiras, das 14h às 17h

A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc) firmou parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para a implantação de um posto de atendimento do Programa de Educação Previdenciária (PEP). Os atendimentos começaram a ser feitos nesta segunda semana de setembro. 

A secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, explica que o objetivo do serviço é oferecer um espaço onde a população possa tirar dúvidas sobre temas ligados à previdência social. “Estamos felizes de trazer esse serviço para a sede da Seasc. É uma parceria que certamente fará a diferença para muita gente porque oferece orientações sobre aposentadoria, tempo de contribuição entre outros”, disse a gestora. 

A coordenadora de Políticas Públicas em Defesa da População das Pessoas em Situação de Rua, Isabel Ferreira, responsável pelo desenvolvimento do serviço, conta que este é o resultado de uma articulação que foi iniciada no início do ano. “Durante um  evento no início do ano, conhecemos o programa, e em diálogo com a secretária Érica Mitidieri, que entende a importância de garantir o acesso à informação e orientação para as pessoas, demos início às tratativas. Felizmente, esta semana já iniciamos. Tenho certeza que a população vai colher muitos frutos”.  

A servidora Rosinalva Lima Ramos foi uma das primeiras pessoas atendidas no posto e saiu contente com a notícia que já tem o tempo de contribuição necessário para se aposentar. “É um serviço ótimo, excelente. Me ajudou muito, tirei muitas dúvidas. Saio daqui sabendo que vou me aposentar, vou trazer minha documentação e já me apresentar para dar entrada. Estou felicíssima!”, celebrou. 

O assessor técnico especializado da Coordenação de Gestão de Pessoas da Superintendência Regional Nordeste do INSS, Márcio Cardoso Lima, esclarece que o Programa sai das estruturas físicas para ir a espaços próximos da população. “Nós saímos da estrutura física, das quatro paredes onde a gente trabalha para estar onde o povo está. Nós vamos às feiras, nós vamos às instituições governamentais e não governamentais para que todos quando vier a precisar dos seguros que são disponibilizados pelo INSS saibam quais são os caminhos que devem percorrer”, explicou. 

O serviço está disponível todas as quintas-feiras, das 14h às 17h. Inicialmente, estão sendo distribuídas 15 senhas de atendimento na recepção da Seasc, localizada na Rua  Santa Luzia, 680 - São José, Aracaju - SE, 49015-190. 

Programa de Educação Previdenciária

O Programa de Educação Previdenciária (PEP), desenvolvido pelo INSS, completou 23 anos neste ano, sendo considerado um dos instrumentos mais importantes na inclusão do tema Previdência Social na vida dos cidadãos de todos os segmentos sociais.

O objetivo do programa é disseminar o conhecimento previdenciário, através de informações de qualidade e, para tanto, promove ações educacionais com o propósito de conscientizar e informar a sociedade sobre seus direitos e deveres através de uma linguagem simples. A ideia surgiu após pesquisas apontarem que seis em cada dez trabalhadores não estavam inseridos no sistema previdenciário por não conhecerem seus direitos.

Este é o único serviço previdenciário prestado fora das dependências do INSS. As equipes do PEP, formadas por educadores previdenciários, se deslocam e vão ao encontro da população em espaços sociais como sindicatos, associações de bairros, escolas públicas e privadas, empresas, faculdades, feiras, exposições, dentre outros. Nessas oportunidades os educadores ministram palestras, organizam oficinas e debates, ensinam sobre o uso do aplicativo Meu INSS, esclarecem, tiram dúvidas e, a depender do espaço, conseguem fazer demonstrações e simulação de benefícios.

 

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Atendimento acontece todas as quintas-feiras, das 14h às 17h
Sábado, 16 de Setembro de 2023 às 17:00:00

A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc) firmou parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para a implantação de um posto de atendimento do Programa de Educação Previdenciária (PEP). Os atendimentos começaram a ser feitos nesta segunda semana de setembro. 

A secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, explica que o objetivo do serviço é oferecer um espaço onde a população possa tirar dúvidas sobre temas ligados à previdência social. “Estamos felizes de trazer esse serviço para a sede da Seasc. É uma parceria que certamente fará a diferença para muita gente porque oferece orientações sobre aposentadoria, tempo de contribuição entre outros”, disse a gestora. 

A coordenadora de Políticas Públicas em Defesa da População das Pessoas em Situação de Rua, Isabel Ferreira, responsável pelo desenvolvimento do serviço, conta que este é o resultado de uma articulação que foi iniciada no início do ano. “Durante um  evento no início do ano, conhecemos o programa, e em diálogo com a secretária Érica Mitidieri, que entende a importância de garantir o acesso à informação e orientação para as pessoas, demos início às tratativas. Felizmente, esta semana já iniciamos. Tenho certeza que a população vai colher muitos frutos”.  

A servidora Rosinalva Lima Ramos foi uma das primeiras pessoas atendidas no posto e saiu contente com a notícia que já tem o tempo de contribuição necessário para se aposentar. “É um serviço ótimo, excelente. Me ajudou muito, tirei muitas dúvidas. Saio daqui sabendo que vou me aposentar, vou trazer minha documentação e já me apresentar para dar entrada. Estou felicíssima!”, celebrou. 

O assessor técnico especializado da Coordenação de Gestão de Pessoas da Superintendência Regional Nordeste do INSS, Márcio Cardoso Lima, esclarece que o Programa sai das estruturas físicas para ir a espaços próximos da população. “Nós saímos da estrutura física, das quatro paredes onde a gente trabalha para estar onde o povo está. Nós vamos às feiras, nós vamos às instituições governamentais e não governamentais para que todos quando vier a precisar dos seguros que são disponibilizados pelo INSS saibam quais são os caminhos que devem percorrer”, explicou. 

O serviço está disponível todas as quintas-feiras, das 14h às 17h. Inicialmente, estão sendo distribuídas 15 senhas de atendimento na recepção da Seasc, localizada na Rua  Santa Luzia, 680 - São José, Aracaju - SE, 49015-190. 

Programa de Educação Previdenciária

O Programa de Educação Previdenciária (PEP), desenvolvido pelo INSS, completou 23 anos neste ano, sendo considerado um dos instrumentos mais importantes na inclusão do tema Previdência Social na vida dos cidadãos de todos os segmentos sociais.

O objetivo do programa é disseminar o conhecimento previdenciário, através de informações de qualidade e, para tanto, promove ações educacionais com o propósito de conscientizar e informar a sociedade sobre seus direitos e deveres através de uma linguagem simples. A ideia surgiu após pesquisas apontarem que seis em cada dez trabalhadores não estavam inseridos no sistema previdenciário por não conhecerem seus direitos.

Este é o único serviço previdenciário prestado fora das dependências do INSS. As equipes do PEP, formadas por educadores previdenciários, se deslocam e vão ao encontro da população em espaços sociais como sindicatos, associações de bairros, escolas públicas e privadas, empresas, faculdades, feiras, exposições, dentre outros. Nessas oportunidades os educadores ministram palestras, organizam oficinas e debates, ensinam sobre o uso do aplicativo Meu INSS, esclarecem, tiram dúvidas e, a depender do espaço, conseguem fazer demonstrações e simulação de benefícios.