Quinta-Feira, 25 de Outubro de 2012 às 09:34:00
Pessoas com deficiência defendem Proinveste para centro de reabilitação

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Sergipe (CEDPcD) e representantes de conselhos municipais e entidades ligadas ao atendimento das pessoas com deficiência foram nessa quarta-feira, 24, à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) entregar nos gabinetes dos parlamentares a resolução aprovada na última terça, 23, em defesa da aprovação dos recursos do Proinveste.

O objetivo da visita foi sensibilizar os deputados estaduais para a necessidade de desenvolvimento da Política de Atenção à Pessoa com Deficiência, que precisa da vinda dos recursos para iniciar a consolidação de uma rede de atendimento a partir da construção do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caicad).

Uma emenda parlamentar assegura R$ 18 milhões dos R$ 23 milhões necessários à construção do equipamento. O restante do recurso, que é a contrapartida estadual, depende da aprovação do Proinveste. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, Sergipe possui 518 mil pessoas com deficiência, o que corresponde a 25,09 % da população do Estado.

Recebidos pelo vice-presidente da Casa, deputado Garibalde Mendonça, a comissão entregou o documento ao parlamentar e explicou a importância da aprovação do empréstimo às pessoas com deficiência do Estado.

“Nesse projeto do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, o Governo do Estado tem uma contrapartida de R$ 4,7 milhões. Esse valor está dentro da discussão do Proinveste. Nosso interesse é organizar a rede de atenção integral da pessoa com deficiência, sendo que o Centro será um equipamento muito importante para a formação da rede", ressaltou Jane Rocha, presidente do CEDPcD.

A perspectiva é integrar no Caicad as áreas de saúde, educação, assistência social, esporte e lazer, entre outras demandas que sejam necessárias para a pessoa com deficiência. "Estamos pleiteando a responsabilidade do Governo do Estado para que ele também formate a rede de atenção integral. Estamos passando e pedindo a colaboração dos deputados para essa luta”, acrescentou Jane Rocha.

O deputado Garibalde Mendonça entrou nesta quarta-feira com requerimento solicitando o pronunciamento dos conselhos e entidades da pessoa com deficiência na Assembleia. “Assim que o requerimento for aprovado, marcaremos uma data com a comissão para que possam pleitear com os demais deputados a aprovação da verba para o centro de reabilitação, através do Proinveste. Vou tentar marcar para a próxima semana”, assegurou.

Audiência na Seides

Após a visita à Assembleia, os representantes dos deficientes tiveram uma audiência com a secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, na sede da secretaria, para entregar uma cópia do documento e conversar sobre o tema.

“O prazo para aprovação do Proinveste é até a semana que vem. Por isso é tão relevante a iniciativa dos conselhos e das entidades de conscientizar os parlamentares sobre a importância do empréstimo para auxiliar na construção do Caicad. Temos ainda um grande desafio nas mãos, que é o de melhorar a situação das pessoas com deficiência em Sergipe e esse centro será um passo importantíssimo para nossa luta”, destacou Eliane Aquino.

/ Notícias / assistencia-social

Pessoas com deficiência defendem Proinveste para centro de reabilitação