Sexta-Feira, 15 de Setembro de 2023 às 18:00:00
Oficinas de artesanato e ações de combate à violência contra a mulher são realizadas durante o ‘Sergipe é aqui’ em Santo Amaro das Brotas
Durante o evento, também foi realizada a entrega de cartão CMais Mulher

O Governo do Estado segue demonstrando que as mulheres são prioridade da gestão. Durante a 11ª edição do ‘Sergipe é aqui’, realizada nesta sexta-feira, 15, em Santo Amaro das Brotas, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) promoveu diversas ações voltadas ao empreendedorismo feminino e de combate à violência, incluindo a entrega de cartão do programa CMais Mulher.

O benefício garante seis parcelas de R$ 500,00 cada para mulheres socialmente vulneráveis que sejam vítimas de violência doméstica e familiar e estejam inseridas em medidas de proteção vigentes e inscritas no CadÚnico - linha da pobreza. “É um benefício que ajuda as mulheres a alimentarem seus filhos e terem uma vida digna. Agradeço ao Governo do Estado por esta parceria que está dando certo”, ressaltou a secretária de Assistência Social de Santo Amaro, Joana D'Arc.

A secretária de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia, destacou que já são mais de 530 sergipanas beneficiadas pelo programa CMais Mulher. “Uma importante iniciativa do Governo de Sergipe voltada à proteção e ao combate à violência contra a mulher. Além da transferência de renda, o programa garante o acolhimento psicológico, disponibiliza capacitação e busca incluir essas mulheres no mercado de trabalho”, detalhou a secretária.

Oficinas de artesanato

Com o intuito de estimular a inclusão produtiva e o empreendedorismo, a SPM, em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), desenvolveu duas oficinas de artesanato: confecção de bonecas de pano - que podem ser transformadas em pesos para portas - e de biscuit. “São mais de 20 mulheres que estão aprendendo uma nova habilidade que pode se tornar uma fonte de renda”, explicou a coordenadora da Diretoria de Inclusão produtiva e Empreendedorismo Feminino, Jamile Santos.

A iniciativa da SPM foi elogiada pelas participantes das oficinas. “Gostei muito dessas oficinas, nas quais aprendi a fazer essas bonecas com a orientação da professora. Agora que já sei fazer, vou continuar produzindo para vender e garantir um dinheiro a mais na minha renda”, salientou a dona de casa Dilma dos Santos.

Mais ações

Já no Ônibus Lilás, além de disponibilizar atendimento psicossocial, a Diretoria de Proteção e Combate à Violência contra as Mulheres realizou as dinâmicas do 'Violentômetro' e do ‘Semáforo do Toque’ para alunos de escolas do município. “Os alunos estão vendo de fato como perceberem as formas de violência contra a mulher. Isso é importante para que eles entendam desde cedo que não se pode tolerar nenhum tipo de violência”, declarou a professora Ana Taís Varjão.

Os estudantes também aprovaram as dinâmicas. “Todas as orientações foram boas e vamos levar para as conversas com nossos familiares e amigos. A gente sabe o que nós mulheres muitas vezes temos que enfrentar, mas foram bons os exemplos citados na dinâmica para reforçar a conscientização”, disse a aluna Maria Francisca.

A Diretoria também realizou um adesivaço e panfletagem de materiais da campanha ‘Rompa o Ciclo’. “Esta foi uma campanha que lançamos durante o Agosto Lilás e que será permanente, assim como a campanha ‘Não é não! Oxe!’ e ‘Não se cale’. Todas elas voltadas à proteção da mulher e combate a todo e qualquer tipo de violência. O nosso objetivo é ampliar a conscientização do papel de todos para que possamos extirpar esse mal da sociedade”, pontuou a diretora Ana Carolina Machado.

/ Notícias / assistencia-social

Durante o evento, também foi realizada a entrega de cartão CMais Mulher