Terça-Feira, 12 de Setembro de 2023 às 19:45:00
Governo do Estado realiza capacitação para profissionais que atuam na rede de proteção à mulher de municípios do sertão sergipano
O evento contou com profissionais de Nossa Senhora da Glória, Feira Nova, Monte Alegre, Porto da Folha e Gararu

A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) do Governo de Sergipe promoveu, nesta terça-feira, 12, em Nossa Senhora da Glória, no alto sertão do estado, a ‘Capacitação de Articulação de Serviços para a Proteção Integral às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar’ para profissionais que atuam na rede de proteção local e dos municípios de Feira Nova, Monte Alegre, Porto da Folha e Gararu.

No encontro, que contou com 51 participantes, a Diretoria de Proteção e Combate à Violência contra as Mulheres da SPM destacou a necessidade de intercâmbio das documentações e de informações que possam retirar a mulher da situação de violência, além de apresentar o Formulário Nacional de Avaliação de Risco e orientar sobre como preenchê-lo, destacando a importância da análise, diagnóstico e gestão dos riscos apresentados como forma de prevenir a ocorrência de feminicídios

Também foi abordada a importância do trabalho de articulação de rede. “Estamos desenvolvendo essas capacitações, que já atenderam 23 municípios e alcançaram mais de 430 profissionais, justamente para reforçar a importância do envolvimento de todos no acolhimento e encaminhamento das demandas dessas mulheres vítimas de violência para os serviços de proteção disponíveis. Com isso, podemos construir uma rota favorável para a proteção integral das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar”, detalhou a diretora de Proteção e Combate à Violência contra as Mulheres da SPM, Ana Carolina Machado.

Durante a capacitação, foram abordados ainda os impactos psicossociais da violência doméstica e a política de assistência social, além de apresentados dados do 'Mapa da Mulher Sergipana', disponível no site oficial do Governo de Sergipe, a respeito da população feminina nos municípios. “São dados que podem contribuir para alocar melhor os recursos humanos e financeiros no investimento de políticas públicas mais eficientes. Também apresentamos o Plano Individual de Superação da Violência”, salientou a gerente do Observatório Beatriz Nascimento, Erika Leite.

Os profissionais fizeram um balanço positivo da capacitação. “Foi muito importante esse encontro promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres com todos os órgãos envolvidos na proteção e combate à violência contra a mulher. Trouxe esclarecimentos e ampliou os nossos conhecimentos sobre o tema”, afirmou a diretora da rede municipal de Nossa Senhora da Glória, Lucileide Santos.

/ Notícias / assistencia-social

Terça-Feira, 12 de Setembro de 2023 às 19:45:00