Terça-Feira, 03 de Outubro de 2023 às 17:45:00
Governo do Estado realiza capacitação para profissionais que atuam na rede de proteção à mulher de Aquidabã e Cumbe
A SPM ressaltou a importância do trabalho de articulação de rede.

Profissionais dos municípios de Aquidabã e Cumbe participaram, nesta terça-feira, 3, da ‘Capacitação de Articulação de Serviços para a Proteção Integral às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar’, promovida pela Secretaria de Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) do Governo de Sergipe.

O encontro contou com 33 participantes. A Diretoria de Proteção e Combate à Violência contra as Mulheres da SPM ressaltou a necessidade de intercâmbio das documentações e de informações que possam retirar a mulher da situação de violência, além de apresentar o Formulário Nacional de Avaliação de Risco e orientar sobre como preenchê-lo, destacando a importância da análise, diagnóstico e gestão dos riscos apresentados como uma forma de prevenir a ocorrência de feminicídios.

Também foi destacada a importância do trabalho de articulação de rede. “Reforçamos a importância do envolvimento de todos no acolhimento e encaminhamento das demandas dessas mulheres vítimas de violência para os serviços de proteção disponíveis. Com isso, podemos construir uma rota favorável para a proteção integral das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar”, salientou a diretora Ana Carolina Machado.

A capacitação abordou ainda os impactos psicossociais da violência doméstica e a política de assistência social, além da exposição de dados do 'Mapa da Mulher Sergipana', disponível no site oficial do Governo de Sergipe, sobre a população feminina nos municípios. “Dados que podem contribuir para alocar melhor os recursos humanos e financeiros no investimento de políticas públicas mais eficientes. Também apresentamos o Plano Individual de Superação da Violência”, pontuou a gerente do Observatório ‘Beatriz Nascimento’, Erika Leite.

Os profissionais destacaram a importância da capacitação para a articulação da rede. “A gente viu a importância de trazer para esta capacitação não só a assistência social ou a Coordenadoria da Mulher, mas também outros órgãos para que todos tenham o entendimento de que cada um de nós pode sim dar uma qualidade de vida melhor para essas mulheres e suas famílias e orientá-las sobre onde procurar ajuda”, afirmou a coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Aquidabã, Luciana Oliveira.

Não se Cale

Além da capacitação, a SPM também realizou a entrega à rede local de material utilizado na divulgação do protocolo ‘Não se Cale’, voltado à proteção e combate a todos os tipos de violência contra as mulheres em bares, restaurantes, casas noturnas e demais espaços de lazer de Sergipe. “Fixamos os cartazes em alguns estabelecimentos e também deixamos material para que a rede local colabore com a SPM na disseminação deste protocolo, que é válido em todo o território sergipano”, detalhou Ana Carolina Machado.

/ Notícias / assistencia-social

A SPM ressaltou a importância do trabalho de articulação de rede.
Terça-Feira, 03 de Outubro de 2023 às 17:45:00

Não se Cale