Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2023 às 00:00:00
Governo de Sergipe promove capacitação para profissionais que atuam na rede de proteção à mulher
Participaram da capacitação profissionais de Lagarto, Simão Dias, Riachão do Dantas e Poço Verde

Mais de 120 profissionais que atuam na rede de proteção à mulher dos municípios de Lagarto, Simão Dias, Riachão do Dantas e Poço Verde participaram da ‘Capacitação de Articulação de Serviços para a Proteção Integral às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar’, promovida pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM). O evento aconteceu no município de Lagarto.

No encontro, a diretoria de Proteção e Combate à Violência contra as Mulheres reforçou para os profissionais a necessidade de intercâmbio das documentações e de informações que possam retirar a mulher da situação de violência. "Apresentamos o Formulário Nacional de Avaliação de Risco e orientamos sobre como preenchê-lo, destacando a importância de analisar, diagnosticar e fazer a gestão dos riscos apresentados”, disse Ana Carolina Machado.

Também foi abordada a importância do trabalho de articulação de rede e do envolvimento de todos os profissionais no acolhimento e encaminhamento das demandas dessas mulheres vítimas de violência para os serviços de proteção disponíveis. “Reforçamos ainda a importância da construção da rota favorável para a proteção integral das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e da elaboração de um plano individual de superação da violência”, acrescentou a diretora.

Outros temas abordados durante a capacitação foram os impactos psicossociais da violência doméstica e a política de assistência social. Ainda foram apresentados dados do 'Mapa da Mulher Sergipana', disponível no site oficial do Governo de Sergipe, a respeito da população feminina nos municípios. “Com esses dados, é possível alocar melhor os recursos humanos e financeiros no investimento de políticas públicas mais eficientes. Também apresentamos o Plano Individual de Superação da Violência”, salientou a gerente do Observatório ‘Beatriz Nascimento’, Erika Leite.

O secretário municipal do Desenvolvimento Social e do Trabalho de Lagarto, Valdiosmar Vieira Santos, parabenizou a SPM por articular a rede. “Sabemos que ninguém faz nada sozinho e as políticas intersetoriais devem ser muito articuladas no enfrentamento à violência contra a mulher, na potencialização das políticas para as mulheres. Este tem sido um momento grandioso de troca de experiência, de vivência e o suporte da Secretaria de Estado no processo de capacitação das equipes e das políticas intersetoriais tem sido fundamental para que a gente seja exitoso”, enfatizou.

O delegado de Riachão do Dantas, Bruno Santana, também destacou a importância da iniciativa. “No intuito de fortalecer os laços de todos aqueles que estão envolvidos na proteção da mulher, na garantia da aplicação da lei e na mudança do status social em relação a todo esse histórico que deve ser quebrado. Com a participação de todos os entes e da sociedade podemos garantir que o espaço da mulher e sua proteção seja assegurada. Queremos avançar no intuito de uma sociedade mais justa, disciplinada e com a garantia dos direitos humanos”, ressaltou.

/ Notícias / assistencia-social

Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2023 às 00:00:00