Sexta-Feira, 22 de Setembro de 2023 às 20:00:00
Governo de Sergipe promove ação de capacitação e inclusão produtiva para mulheres em Carmópolis
A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres realizou, nesta sexta-feira, 22, em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo,uma ação de qualificação, capacitação e cadastramento de profissionais no município

A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) realizou, nesta sexta-feira, 22, em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), uma ação de qualificação, capacitação e cadastramento de profissionais no município de Carmópolis. O evento foi realizado na Casa da Mulher, com o apoio da Prefeitura Municipal e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Na oportunidade, foi realizada a entrega de certificados para 50 mulheres que concluíram os cursos de informática e de boas práticas na fabricação de bolos e biscoitos, que foram ofertados pelo Senar. Elas também participaram de uma oficina sobre marketing digital. “A capacitação profissional das mulheres, especialmente das vítimas de violência, é um dos pilares de atuação da SPM para garantir a inclusão produtiva delas. Tudo isso, em cumprimento ao que estabelece a legislação”, ressaltou a secretária Danielle Garcia.

O evento contou ainda com uma oficina de artesanato, que contou com 30 mulheres beneficiárias do CMais Mulher. “O objetivo é ensinar às participantes uma nova habilidade que pode se tornar uma fonte de renda. A nossa missão é empoderar as mulheres, principalmente as vítimas de violência, para que elas possam romper o ciclo por meio do seu próprio trabalho”, detalhou a diretora de Inclusão Produtiva e Empreendedorismo Feminino da SPM, Adriana Mallezan.

As participantes reconheceram a importância das capacitações. “Estou buscando aprender coisas novas, e ainda é uma terapia para mim, pois faço e me sinto bem. Antes, a gente gostaria de fazer alguns cursos e não tinha oportunidade, mas hoje temos cursos gratuitos. Precisamos valorizar esses cursos oferecidos pela Secretaria de Políticas para as Mulheres e pela Casa da Mulher”, afirmou a cozinheira Marilene das Neves Santos, que fez o curso de informática.

A artesã Natália Vitória também recebeu o certificado do curso da SPM em parceria com o Senar e participou da oficina marketing digital ofertada na Casa da Mulher. “É muito gratificante ter essa oportunidade com os cursos e oficinas, que aprimoram nossos conhecimentos. Consequentemente, nosso currículo fica mais cheio e qualificado”, salientou.

NAT Itinerante

Ainda no evento, a equipe do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) Itinerante realizou o cadastro de mulheres em vagas de emprego. "Buscamos inserir essas mulheres no mercado de trabalho para que elas alcancem sua independência financeira. Esta ação traz mais dignidade e respeito a essas mulheres, não só de Carmópolis, mas de Sergipe, pois iremos realizar essa ação em todo o estado", detalha Adriana Mallezan.

/ Notícias / assistencia-social

Sexta-Feira, 22 de Setembro de 2023 às 20:00:00