Sexta-Feira, 10 de Março de 2023 às 14:45:00
Governo de Sergipe entrega novos Cartões Mais Inclusão
Assistência Social fez entrega para pescadores, marisqueiras, egressos do sistema prisional e outras famílias em vulnerabilidade social

Ao longo desta semana, a caravana da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc) entregou novos Cartões Mais Inclusão (CMais) para diversas famílias sergipanas. Foram beneficiados pescadores e marisqueiras do município de Pirambu, no leste sergipano; egressos do sistema prisional; famílias de jovens acolhidos pela Orquestra Jovem de Sergipe e famílias atendidas pelo Instituto Maria Geilma. Os beneficiários estão em situação de vulnerabilidade social e inscritos do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

A superintendente de Assistência Social da Seasc, Roberta Salgado, acompanhou as entregas e destacou que o programa tem o objetivo de chegar a quem mais precisa. “O acesso à alimentação é um dos compromissos da Secretaria de Estado da Assistência Social. Essa semana foi muito satisfatória, porque em três dias conseguimos atingir o número significativo de pessoas que estavam sem acesso a benefícios de transferência de renda ou que estão complementando essa renda. Nosso objetivo é gerar inclusão e o direito à cidadania”, disse Roberta.

Entregas de cartões

A primeira entrega da semana foi em Pirambu, na terça-feira, 7, onde os cartões chegaram às mãos de pescadores e marisqueiras, a exemplo de Maria Salvadora da Anunciação, presidente da Associação das Mulheres Pescadoras Artesanais de Pirambu. “Estamos muito felizes por receber este cartão. A secretária Érica Mitidieri tem nos dado o maior apoio”. A também pescadora Ane Michele dos Santos completou: “Tem muita gente passando por dificuldades. Vai ajudar muitas mães carentes, principalmente a mim”, destacou.

Já na quarta-feira, 8, a entrega aconteceu para famílias socialmente vulneráveis atendidas pela entidade socioassistencial Instituto Maria Geilma, ligado à Cúria Metropolitana (sede da Arquidiocese de Aracaju). O benefício mensal de R$ 130 é destinado exclusivamente para a compra de alimentos e itens de higiene pessoal para pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no CadÚnico.

Egressos do sistema prisional

Na quinta-feira, 9, foram entregues Cartões CMais para homens e mulheres que estão em cumprimento de regimes processuais semiaberto e aberto-condicional. “Será uma boa ajuda, um alívio. Eu tenho uma menina, trabalho como diarista e não é sempre que tenho trabalho. Passei por uma fase ruim e essa oportunidade que estão nos dando de receber esse cartão será um alívio, uma grande ajuda”, disse Leila Fernanda, uma das beneficiárias. Fátima Jesus também recebeu o cartão e disse: “Dentro do sistema, eu aprendi a bordar e fazer crochê. Hoje, essa é minha profissão. O Cartão vai ser muito importante para complementar a minha renda e poder comprar alimento”, salientou.

A entrega para os egressos aconteceu em parceria com o Escritório Social, que atende a este público. A inclusão do grupo no CMais foi destacada pelo juiz da 7ª Vara Criminal – Vara de Execuções Penais (VEP), Hélio Mesquita Neto. “Obrigado pela inclusão dos egressos nesse programa. Eles passam por uma série de necessidades na saída dos estabelecimentos penais e uma delas é a dificuldade de acesso à alimentação digna. A execução penal é um desafio para todos. Parabenizamos pela iniciativa e esperamos que seja cada vez mais ampliada por meio da Secretaria de Assistência Social”, enfatizou o juiz.

Jovens

Para finalizar, ainda na quinta-feira, 9, os cartões CMais também chegaram para famílias de jovens periféricos e que fazem parte da Orquestra Jovem de Sergipe, projeto do Instituto Banese que realiza ensaios no Espaço Cuidar, do bairro Santa Maria. Com seis filhos que participam do projeto, Andreza Pereira dos Santos agradeceu pelo benefício. “Tenho dois filhos que tocam violino, um na viola, um no violoncelo e dois no canto coral. Atualmente não estou trabalhando, então esse Cartão vai ajudar muito, pois não tenho renda”, declarou a mãe.

Executado pela Seasc, o Cartão Mais Inclusão (CMais) consiste no pagamento mensal – entre R$ 130 e R$ 200 – exclusivo para a aquisição de alimentos. O benefício é voltado para inscritos no CadÚnico, em situação de extrema pobreza ou pobreza. A porta de entrada para os benefícios sociais é o CadÚnico, portanto, é importante que a população realize a inscrição ou a atualização do cadastro no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo.

/ Notícias / assistencia-social

Governo de Sergipe entrega novos Cartões Mais Inclusão