Terça-Feira, 26 de Março de 2024 às 18:00:00
Conser realiza a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência
O evento contará com cerca de 300 participantes entre sociedade civil e poder público

Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), e realização do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades em Sergipe (Conser), nos dias 3 e 4 de abril, acontecerá a 5ª edição da Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento será realizado no auditório do Prime Hotel e tem como tema principal ‘O cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência construindo um Brasil mais inclusivo’.

A Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência contará com um público de 300 participantes, entre sociedade civil, entidades e poder público. A participação dessas pessoas com sugestões de ideias e projetos é importante para o desenvolvimento de políticas públicas em prol das pessoas com deficiência (PCDs).

Segundo a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, é indispensável a participação popular no evento, afinal é um momento para se discutir questões essenciais que darão norte para os próximos anos das políticas públicas. “Este evento vai reunir diversas propostas que são relevantes para formulação de discussões de políticas públicas de inclusão. Em nosso estado, abraçamos essa causa desenvolvendo ações intersetoriais voltadas à promoção de defesa dos direitos das pessoas com deficiência”, destaca a secretária.

De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas em Defesa à Pessoa com Deficiência da Seasic, Suellen Grazielle, o evento tem uma programação especial para ouvir as pautas trazidas pelas pessoas com deficiência e, sobretudo, discutir essas propostas com foco no âmbito estadual. “É preciso ouvir a sociedade em geral nas lamentações e também no lado positivo, e o que a sociedade quer contribuir e acrescentar sugerindo políticas públicas para a vida das pessoas com deficiência, lembrando que nesse evento a pauta principal é a pessoa com deficiência, independentemente do tipo da deficiência”, afirma a coordenadora.

Grazielle ainda completa que a conferência é um momento oportuno para se construir políticas públicas mais efetivas e inclusivas para PCDs. “Todas as discussões serão relevantes para pensarmos em políticas mais eficientes colocando como protagonista a comunidade com deficiência”, finaliza.

Eixos temáticos

Na conferência, serão abordados cinco eixos temáticos, sendo eles ‘Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência’; ‘Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada’; ‘Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência’; ‘Cidadania e acessibilidade’ e ‘Os desafios para a comunicação universal’. Esses eixos temáticos foram subdivididos em assuntos que se relacionam com o tema central da conferência.

O presidente do Conser, Antônio Luiz dos Santos, destaca a importância do lugar de fala das PCDs. “No tocante ao lugar de fala, é fundamental a presença da pessoa com deficiência na construção da política pública, sob a perspectiva dessa pessoa enquanto usuária de serviços públicos, eleitor dos gestores públicos e membro da sociedade civil. É importante que a pessoa com deficiência opine, participe, diga o que quer, como quer e para quê, sem a tutela de terceiros ou do próprio estado. Então, entendemos que a pessoa com deficiência deve ser protagonista de si mesmo, inclusive nas políticas públicas“, destaca.

Inscrições

Para se inscrever na conferência, basta preencher o formulário com os dados pessoais e o eixo temático escolhido.

Acesse o formulário.

/ Notícias / assistencia-social