Sexta-Feira, 27 de Outubro de 2023 às 20:45:00
Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional é realizada em Sergipe
Evento reúne autoridades e comunidades para debater o combate à fome e a promoção da alimentação adequada no estado

Foi realizada na Biblioteca Epiphanio Dórea, em Aracaju, nesta sexta-feira, 27, a 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. Organizada pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Sergipe (Consean-SE), em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc) e a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Sergipe (Caisan-SE), o evento deste ano teve como tema central ‘Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade’.

A conferência teve a participação do vice-governador de Sergipe e secretário de Estado da Educação e Cultura, Zezinho Sobral, e da secretária de Estado da Assistência e Cidadania, Érica Mitidieri, que destacou o papel fundamental desse encontro na formulação de políticas públicas que impactarão diretamente a vida da população, especialmente comunidades quilombolas, indígenas, ribeirinhas, ciganas e outros povos originários.

“Estamos comprometidos em fortalecer a agricultura familiar e combater a fome. No nosso governo, estamos dando prioridade a programas como o ‘Mão Amiga’, o ‘Aquisição de Alimentos’ e o ‘Prato do Povo’”, ressalta.

O fortalecimento da política de segurança alimentar também foi abordado, com o incentivo à formação de Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional. O presidente do Consean, Adrenito Menezes, ressaltou a importância da conferência estadual como um momento crucial na definição de propostas prioritárias que serão levadas à conferência nacional, além de destacar o compromisso com o enfrentamento das desigualdades e a defesa do direito humano a uma alimentação adequada.

Ana Paula Medeiros, coordenadora do Plano de Alimentos do município de Rosário do Catete, também enfatizou a relevância do evento, destacando a importância desses espaços para a segurança alimentar do município, contribuindo para a diminuição da fome no estado.

Para Zuila da Silva, membro do Sindicato dos Agricultores e Agricultoras de Rosário do Catete, embora a erradicação da fome seja um desafio, eventos como esse proporcionam oportunidades para auxiliar os municípios e o Estado na busca contínua por meios de reduzir a fome no país.

A Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional em Sergipe se mostra como um importante fórum de discussão e ação para promover a alimentação adequada e combater a fome, com a participação ativa de diversos setores da sociedade.

“Conversar sobre segurança alimentar e nutricional é sempre importante e necessário. A Conferência Estadual vem em um momento essencial, porque sabemos que o combate à fome é sempre uma prioridade. Estamos comprometidos em garantir acesso à alimentação de qualidade, colocando comida na mesa e dignidade para todos. Na Secretaria de Estado da Educação, investimos em ações que promovem a inclusão da produção da agricultura familiar na alimentação escolar. Seguimos firmes nesse compromisso”, disse o vice-governador Zezinho Sobral.

/ Notícias / assistencia-social

Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional é realizada em Sergipe