Quinta-Feira, 10 de Agosto de 2023 às 18:30:00
Serviços oferecidos pela Seagri e empresas vinculadas atraem atenção dos itaporanguenses durante a 9ª edição do ‘Sergipe é aqui'
O governador Fábio Mitidieri assinou a ordem de serviço para perfuração de poços no município; obras têm início  imediato

O município de Itaporanga d’Ajuda, distante cerca de 30 quilômetros da capital Aracaju, foi sede da 9ª edição do programa de Governo Itinerante “Sergipe é aqui”, realizado pelo Governo do Estado nesta quinta-feira, 10. Com uma população de cerca de 34 mil pessoas, Itaporanga é destaque por ser um reduto industrial, com grandes marcas alimentícias que exportam seus produtos para outros estados. Mais uma vez, a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) se fez presente, levando serviços e informações aos agricultores sergipanos juntamente com suas vinculadas - Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese).

Na oportunidade, o governador Fábio Mitidieri assinou a ordem de serviço para perfuração de cinco poços no município, sendo um instalado pelo Programa ‘Água para Todos’, a ser executado pela Coderse;  as obras têm início imediato, como aponta o secretário de estado da Agricultura, Zeca da Silva. “O governador anunciou a perfuração de poços para abastecer a população e já estamos com o maquinário no município para iniciar. Esse é um pleito do deputado Marcelo Sobral e do prefeito Otávio Sobral, e recebe mais de R$ 700 mil do Estado para benefício das comunidades”, detalhou o gestor.

Em Sergipe, o programa Crédito Fundiário é coordenado pela Pronese e está presente em seis fazendas de Itaporanga, com 100 beneficiários. Durante a 9ª edição do Governo Itinerante, representantes do programa prestaram informações gerais sobre o benefício. Na ocasião, os agricultores Ailton dos Santos e Edinaldo José Pinto, do assentamento Karolayne, no povoado Rio Fundo do Arame, procuraram o estande da Seagri para obter informações sobre a antiga Declaração de Aptidão do Agricultor (DAP). Precisando atualizar o documento, que agora é denominado Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), ambos foram atendidos pelo coordenador da unidade técnica do Crédito Fundiário, José Silveira Neto, e pelo diretor administrativo da Pronese, Abelardo Neto, que explicaram a importância do documento e os orientaram quanto à entrega da documentação necessária e preenchimento de formulários.

O coordenador Silveira Neto destacou que, semanalmente, a equipe do Crédito Fundiário tem visitado pelo menos dois municípios sergipanos, a fim de levar informações e resolver possíveis demandas. “Conversamos com os agricultores e agendamos uma visita na propriedade deles para o dia 22 de agosto, a fim de conhecermos pessoalmente o local e tratarmos sobre outras questões nas quais possamos auxiliá-los melhor”, detalhou.

O diretor Abelardo Neto ressaltou que essa é uma determinação do governador Fábio Mitidieri e do secretário da Agricultura, Zeca da Silva. “O CAF é o documento de identidade do produtor. É através dele que o agricultor consegue crédito no banco, dá entrada em sua aposentadoria, entre outros benefícios, e nós vamos fazer um levantamento nos municípios, a fim de realizar mutirões pontuais, com o objetivo de emitirmos o maior número de CAFs possível”, pontuou.

A agricultora Elisângela Rodrigues Santos, do povoado Salvadorzinho, ficou satisfeita ao receber seu CAF durante a edição do ‘Sergipe é aqui’. “Quero investir mais na minha propriedade, comprar sementes, adquirir umas cabeças de gado, e sei que só vou conseguir recursos no banco se eu tiver meu documento atualizado. Achei ótima essa iniciativa do governo de trazer os serviços até Itaporanga, assim pude resolver tudo por aqui mesmo”, considerou.

Assim como ela, o agricultor Genivaldo Lisboa, do povoado Rio Fundo, a 20 quilômetros de Itaporanga, aprovou a ação do Estado. “Hoje saio daqui satisfeito, pois consegui receber meu CAF, de minha esposa e de meus três filhos. Trabalhamos juntos na roça, criando gado, plantando macaxeira, batata, e frutas de todas as qualidades e, com o CAF em mãos, vamos investir ainda mais na agricultura familiar”, afirmou.

Como tem feito nas demais edições do Governo Itinerante, a Emdagro recebeu amostras de solo, que serão encaminhadas para análise, e realizou a entrega de mudas de árvores frutíferas e de hortaliças aos agricultores que visitaram o estande da Agricultura. Uma dessas pessoas foi a agricultora Maria Vilma dos Santos, da fazenda Xindubinha, no Assentamento Sonho de Rose. Ela contou que ficou feliz ao ganhar um pé de jambo, a fruta preferida de sua netinha. “Já planto de tudo na minha roça, mas faltava o jambo. Agora vai ficar completa”, comemorou.

Expositores

O apicultor Pedro Luiz Moura participou do evento, demonstrando os produtos que fabrica nos Apiários Moura, em Itaporanga, e que comercializa em Sergipe. “Há 30 anos trabalho com o selo de inspeção estadual, inclusive somos o primeiro do estado a receber essa certificação. Produzimos mel, própolis, pólen desidratado e extrato de própolis, todos inspecionados pela Emdagro e certificados com o Selo de Inspeção Estadual”, detalhou Pedro Moura, que produz quatro toneladas de mel por ano e representa a Associação Sergipana de Apicultores, fundada há 54 anos e atualmente com 48 associados ativos.

Quem visitou o estande da Agricultura também pôde provar um delicioso café orgânico produzido no município, o café Garden Coffee, produzido no assentamento Bom Jesus, no povoado Duro, pelos amigos José Bartolomeu e Daniel Barbosa.

/ Notícias / agricultura

Quinta-Feira, 10 de Agosto de 2023 às 18:30:00