Quinta-Feira, 01 de Fevereiro de 2024 às 11:30:00
Seagri se reúne com empresas de insumos agrícolas durante Sealba Show
Encontro inédito visa desenvolvimento do agronegócio em Sergipe

Na programação do primeiro dia do Sealba Show, nesta quarta-feira, 31, a Secretaria de Estado da Agricultura realizou encontro com as empresas que comercializam insumos agrícolas e fazem parte da Associação de Revendedores de Defensivos Agrícolas de Sergipe (Ardase). O presidente da associação, Ronald Schoenherr, destaca que este diálogo e alinhamento com o Estado visa o desenvolvimento do agronegócio em Sergipe.

De acordo com a diretora executiva da associação das empresas, Marcivânia Félix, após mais de duas décadas de criação da Ardase, é a primeira ver que o Governo de Sergipe se disponibiliza para um debate ampliado com os associados. “Este encontro é um feito inédito. Nós estamos falando de uma associação que representa mais de 80 empresas revendedoras de defensivos agrícolas que se reúne pela primeira vez com todo o staf da Seagri, Emdagro e Coderse, para ouvir nossas demandas”, disse a diretora.

O secretário de estado da Agricultura, Zeca da Silva, apresentou a equipe e pontuou que a filosofia deste Governo é promover o diálogo com o setor produtivo. “Digo sempre, para toda a equipe, que temos que ter bom senso e competência, ou seja, fazer um diálogo franco e aberto, sem descumprir a legislação e sem inviabilizar as empresas que geram emprego e renda para o estado. Estamos aqui com os presidentes da Emdagro e Coderse, que têm como principal função amparar, cuidar do pequeno agricultor, mas também estão de portas abertas para ouvir as demandas e dialogar com todos os setores, porque todos estão interligados e podem se ajudar, desde o pequeno ao grande produtor”, pontuou.

O presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos, ressaltou o papel orientador da empresa pública de assistência técnica e o novo perfil de diálogo. “Quem procurar o Estado hoje vai perceber uma facilidade no diálogo com  Emdagro e Coderse. Nosso objetivo é ver o crescimento do produtor, dinheiro circulando no estado, gerando renda, empregos. Contem com a Emdagro, a empresa é de vocês”. Pensamento reforçado pelo presidente da Coderse, Paulo Sobral. De acordo com ele, a interação ocorrida hoje entre as empresas e o governo é fundamental para melhorar a vida do produtor rural, do homem do campo”.

Para facilitar os encaminhamentos, o secretário da Agricultura sugeriu que as empresas apresentassem por escrito as demandas, por meio da Ardase, para que fossem tratadas e resolvidas ponto a ponto. O gerente da empresa Sodagro, Rogério Andrade, parabenizou a nova postura de aproximação do Estado. “Essa abertura de diálogo reforça ainda mais o compromisso das empresas com a sustentabilidade. Não vamos esmorecer no nosso compromisso com a política ambiental”, enfatizou Rogério.

O encontro contou também com as presenças do superintendente do Sistema Faese/Senar, Dênio Leite, e do superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Sergipe, Thomas Jefferson.

/ Notícias / agricultura

Seagri se reúne com empresas de insumos agrícolas durante Sealba Show