Quinta-Feira, 27 de Julho de 2023 às 10:00:00
Seagri recebe destinação de caminhões e peças do Receita Cidadã
Bens darão reforço à frota da Coderse, na perfuração de poços, obras de saneamento rural e irrigação

Veículos e peças de reposição apreendidos pela Secretaria Especial da Receita Federal em Sergipe, foram revertidos em doação à Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri). A destinação do caminhão, do carro-pipa e jogo de 20 pneus de caminhão ocorre pelo Programa Receita Cidadã e vão dar reforço à execução de obras e serviços da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse).

Em cerimônia realizada na terça-feira, 25, na sede da Delegacia da Receita Federal em Sergipe, ocorreu a entrega oficial à Seagri, à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e ao Instituto Federal de Sergipe (IFS), que também recebeu a destinação de caminhões e equipamentos eletrônicos. No ato, representou a Secretaria de Agricultura e a sua vinculada, a Coderse, o diretor de Infraestrutura Hídrica da companhia estadual, Ernan Sena. É em seu setor que estará toda demanda para os novos veículos e peças.

“A Secretaria de Agricultura, por meio da Coderse, tem a missão de levar água e saneamento básico às comunidades do interior, que ainda não têm acesso, e esses caminhões vão ser instrumentos disso, para que a gente possa fazer perfuração de poços, fazer a nossa função social, que é o saneamento rural. Levar saúde para essas pessoas mais carentes no campo”, pontuou o diretor Ernan Sena.

Chefe da seção de Logística da Receita Federal em Aracaju, Fernando Dantas explica que esses veículos foram apreendidos pelas polícias Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF) ou Militar de Sergipe (PM/SE) transportando mercadorias contrabandeadas e, neste caso, sofreram pena de perdimento para a União. Pelo programa Receita Cidadã, a secretaria especial faz a destinação desses bens para ações benéficas à toda sociedade.

“Estes veículos ficaram disponíveis para destinação, que pode ser através de leilão ou incorporação para órgãos públicos, ou doação para organizações sociais sem fins lucrativos. Recebemos a solicitação da Seagri, que informou qual seria a utilização dos veículos e isso foi determinante na escolha do órgão para receber os veículos”, destacou Fernando Dantas.

Abastecimento de água

No lote doado à Seagri consta um caminhão Mercedes-Benz, modelo Actros, atrelado a dois reboques de carga abertos; um caminhão-pipa Mercedes-benz, modelo L-1620; e um jogo de 20 pneus para caminhão 295/80 R22,5. Perfuração de poços, construção de sistemas e redes de abastecimento de água, desassoreamento de barragens, obras de saneamento rural e de revitalização dos perímetros irrigados, serão algumas das atividades-foco da infraestrutura de transporte que a Coderse recebeu da Receita Federal, via Seagri.

Segundo o diretor-presidente da Coderse, Paulo Sobral, existe toda uma logística de apoio aos locais onde ocorrem as obras e serviços da empresa. Transportando máquinas, materiais de construção e até água. “A perfuração de poços, por exemplo, emprega muitos equipamentos e suprimentos, como tubos e conexões de PVC, cimento e uma argila que, misturada à água, que também tem que ser levada até o local de perfuração, serve de fluido de perfuração para as perfuratrizes pneumáticas”, exemplificou o presidente.

/ Notícias / agricultura

Seagri recebe destinação de caminhões e peças do Receita Cidadã