Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2023 às 17:15:00
Produtores rurais de Riachuelo demonstram satisfação com serviços oferecidos na 13ª edição do 'Sergipe é aqui'
Na ocasião foram realizados serviços direcionados aos agricultores e criadores sergipanos, com distribuídas mudas de árvores frutíferas, entrega de Cadastro da Agricultura Familiar

O município de Riachuelo, na Grande Aracaju, foi sede do Governo do Estado durante a 13ª edição do ‘Sergipe é aqui’, realizada nesta sexta-feira, 20. Mais uma vez, a ação contou com a participação da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e suas vinculadas Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) e Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).

Na ocasião, foram realizados serviços direcionados aos agricultores e criadores sergipanos, com distribuição de mudas de árvores frutíferas, entrega de Cadastro de Agricultores Familiares (CAFs), de certificados de vacinação contra brucelose, amostras para análise de solo, pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), e a doação de mangueiras de irrigação, entre outras ações.

O governador Fábio Mitidieri entregou a criadores sergipanos atestados de vacinação contra a brucelose - doença que pode ser transmitida ao ser humano por animais infectados, especialmente por meio de produtos lácteos não pasteurizados. A ação fez parte do projeto Saúde no Campo, realizado pela Emdagro, na quinta-feira, 19, na Colônia Penha, em Riachuelo. Pequenos produtores com até dez vacas foram atendidos por técnicos da empresa que realizaram a vacinação do rebanho. A meta do projeto é imunizar 2.500 animais em todo o estado.

“A brucelose bovina não é apenas um problema para a produção de carne e leite, mas também representa um risco à saúde humana. Por isso, nossa preocupação em imunizar as bezerras e vacas contra essa doença”, observou o diretor-presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos.

A agricultora Tamires de Carvalho Graça é mãe de três filhos e trabalha com o pai, o marido e os irmãos na propriedade da família, no povoado Colônia Penha. Ela esteve na sede do município para receber seu certificado de vacinação contra a brucelose, das mãos do próprio governador e saiu radiante. “Estou muito satisfeita porque não é todo dia que a gente recebe o governador em nossa cidade e hoje pude cumprimentar ele de perto. Tenho noção da importância de vacinar sempre o rebanho contra essas doenças e nossas vaquinhas sempre estão vacinadas, no tempo certo, para garantir a saúde dos animais e também a qualidade do leite que a gente vende para nossos clientes”, destacou.

Morador do assentamento Santa Maria, em Riachuelo, o agricultor Jailson Correia também ficou muito feliz em participar do ‘Sergipe é aqui’ e receber o CAF. “Esse documento é muito importante e representa o agricultor. Com ele em mãos, posso conseguir muitos benefícios, pedir empréstimo no banco, dar entrada no meu auxílio, enfim, não podemos ficar sem esse documento. Para nós, essa ação do governo aqui em Riachuelo representa um dia de vitória. Isso facilita muito a vida da gente que é do campo. Agora sei que minha vida vai progredir ainda mais”, comemorou.

Mudas frutíferas

Como vem acontecendo em todas as edições do programa, a Emdagro distribuiu também em Riachuelo algumas mudas de árvores frutíferas. Maria de Fátima de Jesus, agricultora do Assentamento Nova Escuta, recebeu das mãos do governador sua amostra e voltou para casa muito satisfeita. “Foi maravilhoso receber minha plantinha dele próprio. Esse presente nos dá esperança em produzir cada vez mais e colher bons frutos”, disse ao demonstrar sua satisfação. “A Emdagro nos ajuda muito, dando assistência técnica para plantarmos direitinho e melhor, e com uma terra boa e uma muda de qualidade, a gente produz cada vez mais”, acrescentou.

A agricultora Sandra Araújo, também do Assentamento Nova Escuta, foi até Riachuelo com a expectativa de que teria um dia muito feliz e não voltou para casa decepcionada. “Esse projeto do governo só trouxe novidades e ações importantes para a região de Riachuelo. Agradeço ao governador Fábio Mitidieri e ao prefeito que nos presenteou com este dia maravilhoso, com a presença da Emdagro e do ITPS, que veio aqui fazer a análise do solo, e para nós isso é novidade”, afirmou.

Coderse

A Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) realizou uma roda de conversa sobre irrigação, sob o comando do engenheiro agrônomo Luiz Gonzaga. Também fez a doação de 20 mangueiras de irrigação localizada e exposição de produtos agrícolas da irrigação, de três lotes do perímetro irrigado Jacarecica II.

/ Notícias / agricultura

Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2023 às 17:15:00