Segunda-Feira, 31 de Julho de 2023 às 14:15:00
Produtores de arroz estimam alta produção com as sementes doadas pelo governo
A distribuição das sementes teve início nesta segunda-feira, 31 de julho, no povoado Serrão, município de Ilha das Flores, baixo são francisco

É tempo de semeadura para cultivo do arroz na região norte do estado, às margens do Rio São Francisco. A rizicultura é a principal atividade econômica da região e que coloca Sergipe como o terceiro maior produtor de arroz do Nordeste. Para a safra 2023, que inicia agora e vai até final de setembro, o Governo de Sergipe está distribuindo 120 toneladas de sementes certificadas para 1100 irrigantes e parceleiros dos perímetros irrigados de Cotinguiba/Pindoba, Betume e Propriá, no Baixo São Francisco. O programa constitui-se em uma política de governo como forma de apoiar a produção de grãos dos agricultores familiares sergipanos, principalmente aqueles em condições mais vulneráveis. A distribuição das sementes teve início nesta segunda-feira, 31 de julho, no povoado Serrão, município de Ilha das Flores.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva, essa é mais uma etapa do programa de distribuição de sementes certificadas, denominado 'Sementes do Futuro'. “Estamos cumprindo a determinação feita pelo governador Fábio Mitidieri de atender àqueles produtores que mais precisam, o agricultor familiar, e este ano ampliamos de 90 toneladas para 120 toneladas, em relação ao ano passado. Até maio deste ano de 2023 o governo já distribuiu 115 toneladas de sementes de milho para 11.500 famílias de agricultores de 31 municípios, com investimentos de R$ 1,5 milhão. Com esta ação de apoio aos produtores são mais de R$ 900 mil investidos. O estado totaliza nesse período de seis meses valores da ordem de R$ 2,4 milhões, na compra e distribuição de sementes de milho e arroz. Uma ação que tem reflexos grandiosos sobre a produção e produtividade do grão e consequentemente na melhoria da renda familiar e da economia da região”, destacou o secretário.

O presidente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Gilson dos Anjos, destacou a qualidade das sementes. “A qualidade é excelente. São sementes certificadas com uma produtividade estimada de 7.654 kg/ha. A distribuição é feita por meio da Emdagro, com apoio da cooperativa local, onde os produtores estão cadastrados. Cada produtor recebe 100 quilos de sementes (quatro sacos de 25 kg)”, observou. O representante da Emdagro explica que dos 1.100 rizicultores beneficiados, 715 são do Perímetro Betume (que abrange os municípios Pacatuba, Ilha das Flores e Neópolis); 260 em Cotinguiba Pindoba (Propriá e parte de Neópolis); e 125 do Perímetro Propriá (Propriá, Telha e Cedro de São João).

Agricultor de Ilha das Flores desde os 18 anos, Jailton dos Santos, conhecido como Chaleira, planta quatro hectares e está muito animado para iniciar o plantio. “Começo a plantar dia 20 de agosto, então essa semente chegou num momento muito bom. A gente espera que o resultado seja muito bom, porque a semente é de qualidade, que rende bastante. Eu começo a plantar no próximo dia 20 de agosto e devo colher em dezembro, perto de 38 mil quilos de arroz e já temos comprador certo, que é o Grupo Coringa”, afirmou.

Retomada

O presidente da cooperativa Cooperflores, Cairo Castro, falou da importância das sementes e destacou a retomada do plantio em outras áreas, como o povoado Resina, em Brejo Grande. “Hoje é um dia de muita alegria. O Governo do Estado está aqui fazendo essa ação de entrega das sementes, beneficiando também o povoado Resina, onde serão distribuídos  dez mil quilos de arroz para o pequeno produtor, garantindo uma semente de qualidade, que vai ser colocada no campo para que ele possa produzir o seu arroz e comercializar da melhor forma possível. É o Governo do Estado sempre nos apoiando e nossa cooperativa só tem a agradecer ao governador Fábio”, enfatizou.

O jovem agricultor Alexandro dos Santos recebeu as sementes das mãos do secretário Zeca da Silva. “Estou muito satisfeito em ter recebido essas sementes, que nos ajudarão muito, porque o valor tá muito elevado para a gente comprar e no início da safra a gente precisa reduzir os gastos para que mais na frente a gente possa ter um lucro maior, afirmou.

Para Maria José Bezerra dos Santos, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Brejo Grande, foi de grande importância essa ação do Governo do Estado. “Tem muita gente que volta a plantar agora e não tem recursos para comprar as sementes. Muito importante receber esse benefício do governo. Eu mesma planto, colhi esta semana 40 tarefas de arroz e vou começar a preparar o solo para plantar novamente, já usando essas sementes que recebi”, comemorou.

Dados da produção

Sergipe é o terceiro maior produtor de arroz do Nordeste, depois do Maranhão e Piauí, segundo o IBGE. Em 2022, foram produzidas 39.932 toneladas de arroz em uma área de 5.132 hectares, perfazendo um rendimento médio de 7.654 Kg/ha. A previsão do IBGE para 2023 é de uma safra de 38 550 toneladas, -3,5% em relação ao ano passado.

/ Notícias / agricultura

Produtores de arroz estimam alta produção com as sementes doadas pelo governo