Sexta-Feira, 08 de Setembro de 2023 às 18:45:00
Governo participa de solenidade de lançamento do Plano Safra 2023-2024

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), participou do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar (2023-2024), organizado pelo Banco do Nordeste. O secretário executivo da Seagri, Marival  Santana, representou o governador Fábio Mitidieri no evento, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 8, na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE), em Aracaju. O BNB deve aplicar em Sergipe, R$ 1,01 bilhão nesta edição do Plano Safra, sendo R$ 446 milhões para a agricultura familiar e R$ 565,2 milhões para a agricultura empresarial.

O presidente do BNB, Paulo Câmara, destacou durante a solenidade que esse ano o Plana Safra vai aplicar R$ 20 bilhões, com uma ampliação recorde de 33%, em relação ao Plano Safra anterior, sendo R$ 8,5 bilhões para a agricultura familiar e R$ 11,5 bilhões para a empresarial. “o Plano Safra atende produtores rurais de todo o Nordeste e Norte dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais, atuando como o melhor parceiro para acelerar o desenvolvimento sustentável na região e em Sergipe estamos ampliando 85% dos recursos em relação ao ano passado, tornando-se o maior estado da área de atuação do Banco do Nordeste em incrementos de recursos”, enfatizou.

“Esse é um dia muito importante para Sergipe e precisamos celebrar essa parceria do governo do Estado com o Banco do Nordeste, que promove a injeção de recursos na agricultura familiar, responsável por 70% de tudo que chega em nossas mesas diariamente”, disse Marival Santana, em seu pronunciamento, representando o governador Fábio Mitidieri e como secretário interino da Agricultura. “Ressaltar a importância desse investimento de R$ 446 milhões do Plano Safra, lá na base, onde tudo acontece e essa parceria tão benéfica para o homem do campo, para o agricultor familiar”, afirmou.

Durante a ação, produtores rurais assinaram contratos de operações de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste (Agroamigo), no valor total de R$ 1,3 milhão. Como foi o caso do produtor rural José Luciano Barreto, de Moita Bonita, que planta batata doce e amendoim e procurou o BNB para conseguir recursos a fim de investir na compra de placas de energia solar. “Essa não é a primeira vez que recorro ao banco e estou muito satisfeito. Quero investir no sistema de irrigação de minha propriedade, mas diminuindo os custos com a energia”, disse o agricultor.

A solenidade de lançamento do Plano Safra 2023-2024 foi muito prestigiada por agricultores, representantes de entidades rurais, empresas parceiras e autoridades das esferas municipal, estadual e federal, como o ministro de Estado da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, a secretária Nacional de Renda e Cidadania, Eliane Aquino, do coordenador do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Camilo Daniel, entre outros.

/ Notícias / agricultura

Governo participa de solenidade de lançamento do Plano Safra 2023-2024