Sexta-Feira, 06 de Outubro de 2023 às 19:45:00
Governo do Estado sanciona lei que fortalece cadeia produtiva do arroz em Sergipe
Validação da lei aconteceu durante a 12ª edição do 'Sergipe é aqui', em Ilha das Flores; produção de arroz é a principal atividade econômica da região

Durante a 12ª edição do ‘Sergipe é aqui’, realizada nesta sexta-feira, 6, em Ilha das Flores, na região do baixo São Francisco, foi sancionada a lei que institui o Programa de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Arroz no Estado de Sergipe - Proase. A legislação tem como objetivo promover o crescimento e o fortalecimento da cadeia produtiva do arroz por meio da junção de esforços de instituições públicas e privadas ligadas ao setor da rizicultura.

Na ocasião, o governador Fábio Mitidieri e o secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Zeca da Silva, assinaram o documento da lei de autoria do deputado estadual Cristiano Cavalcante, líder do governo na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), aprovada no dia 29 de agosto deste ano.

Durante o evento, o secretário Zeca da Silva chamou atenção para a valorização da produção local, ressaltando que o município de Ilha das Flores é um grande produtor de arroz na região Nordeste. “Aqui em Ilha das Flores, queremos agradecê-los pela sua competência de plantar o arroz nesta região, que tem uma das maiores produtividades do Nordeste, e hoje o governador pôde constatar isso de perto ao visitar a Cooperflores, onde viu a magnitude da cooperativa, que vem crescendo ano a ano”, considerou o secretário.

Atualmente, os cooperados já estão empacotando seus produtos com marca própria, para serem comercializados na prateleira dos supermercados. “Isso tudo é competência do produtor, que se especializou e também recebe o benefício do Governo do Estado, com a distribuição de sementes selecionadas para o plantio do arroz”, enfatizou Zeca da Silva.

Sergipe é aqui

Assim como ocorreu nas ações anteriores, durante a 12ª edição do programa de Governo Itinerante, em Ilha das Flores, com a participação da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro) e da Companhia de Desenvolvimento Regional (Coderse), foram distribuídas mudas de árvores frutíferas, entregues documentos do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e recebidas amostras de solo, coletadas em propriedades rurais da região, que serão encaminhadas para análise no Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS).

“Entregamos hoje 50 mudas de plantas frutíferas para os agricultores familiares da região, além de 15 CAFs, documento que é a identidade do agricultor e é tão importante para que eles possam ter acesso às várias políticas públicas”, destacou o presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos.

Na ocasião, o agricultor Wagner Soares da Silva demonstrou sua satisfação ao receber uma muda de mangueira para plantar em seu sítio. “Achei uma ótima iniciativa da Emdagro em doar essas mudas de árvores pra gente. Eu tinha muita vontade de ter uma mangueira em meu sítio e, sabendo a procedência, a gente fica mais tranquilo em saber que vai gerar bons frutos”, comemorou.

Assim como ele, o agricultor José Antônio retornou pra casa feliz, pois também conseguiu uma  muda de mangueira. “Para mim, não importa se vai dar manga espada ou outra, só espero que meus netos possam provar dos frutos e lembrar que foi o avô que plantou um dia”, disse.

Durante o evento, a Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) pôs à disposição da população seus serviços em perfuração, manutenção e recuperação de poços, ações que são realizadas em todo estado.

O 'Sergipe é aqui' também tem sido uma oportunidade para apresentar à sociedade o trabalho realizado pela Secretaria da Agricultura e suas vinculadas na coordenação do Programa Água Doce (PAD). São 29 unidades de produção de água dessalinizada mantidas em Sergipe. No dia de serviços, a Coderse leva a sua maquete PAD, ilustrando um sistema de abastecimento, tanque de concentrado e reaproveitamento por irrigação ou piscicultura.

Sobre o Proase

O Programa de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Arroz no Estado de Sergipe (Proase) busca promover e ampliar a infraestrutura logística e de beneficiamento primário do arroz nas regiões produtoras; fomentar a produção e a utilização de sementes de arroz certificadas; difundir tecnologias inovadoras para oportunizar aos atores da cadeia produtiva a devida capacitação.

Além disso, o Proase tem como objetivos implantar rede de pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) especializadas na cadeia produtiva do arroz; captar apoio para instituições de pesquisa e extensão rural; e planejar ações de execução coletivas destinadas à promoção do desenvolvimento da atividade de rizicultura em Sergipe.

A iniciativa também tem a missão de implementar ações com propostas de desenvolvimento de cultivares de arroz adaptadas às condições regionais; uso de técnicas sustentáveis no cultivo do arroz; modernização e adequação da indústria de beneficiamento de arroz no estado.

O programa busca, ainda, criar Unidades Demonstrativas (UD), em conjunto com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro); criar e divulgar a logomarca do arroz de Sergipe; aprimorar a infraestrutura de apoio à produção, industrialização e comercialização do arroz; e estimular a organização dos rizicultores do estado.

/ Notícias / agricultura

Sexta-Feira, 06 de Outubro de 2023 às 19:45:00