Sábado, 02 de Dezembro de 2023 às 09:00:00
Governo do Estado investe quase R$ 7 milhões em infraestrutura em comunidades rurais
Investimento foi feito pela Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe, que ampliou área de atuação da antiga Cohidro, em 2023, beneficiando mais de 11 mil famílias no campo

Na perfuração, bombeamento, instalação, recuperação ou manutenção de poços; recuperação de barragens e pavimentação granítica, a Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) atendeu aproximadamente 55,7 mil pessoas em mais de 160 localidades rurais, de 44 municípios sergipanos em 2023. Até o fim do ano, serão investidos R$ 6.981.072,47 em serviços e obras que proporcionam qualidade de vida, saúde e meios para geração de emprego e renda, garantindo que as pessoas tenham a opção de permanecer em suas localidades de origem, na zona rural.

O diretor-presidente da empresa, que é vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), Paulo Sobral, disse que os serviços da antiga Cohidro foram continuados na Coderse, acrescidos de novas ações. “Continuamos a perfurar e promover a instalação da infraestrutura necessária para os poços produzirem água, recuperamos e ampliamos barragens de pequeno, médio e grande porte, como a do povoado Barra da Onça (Poço Redondo). Da mesma forma, continuamos na administração de seis perímetros de irrigação, mas também iniciamos o saneamento rural, com 1,5 km de pavimentação granítica no povoado Mariquita (Lagarto)”, pontuou.

“Com o calçamento chegando aqui, fica muito melhor. No verão, nos alpendres ou dentro de casa ficava tudo cheio de poeira, e quando íamos dormir, a cama também estava cheia de poeira. No inverno, as ruas ficavam cheias de buraco, mas passando o calçamento, fica bom para nós para todos, de carro ou moto”, observou o produtor rural Gilson dos Santos. Ele mora há mais de 20 anos no povoado Mariquita, em Lagarto, onde planta mandioca e cria gado.

Abastecimento

O diretor de Infraestrutura Hídrica da Coderse, Ernan Sena, apontou que os serviços de perfuração de poços realizados pela empresa focaram em cumprir os compromissos das parcerias com as administrações municipais e atendimento das demandas da população, que usou a oportunidade das edições do ‘Sergipe é aqui’ para solicitar o benefício. “Foram 39 novos poços perfurados, beneficiando 2.738 famílias, enquanto limpamos e bombeamos 77 poços, que habilitaram novas unidades ou recuperaram os antigos. O benefício chegou para 4,2 mil famílias do interior do estado, com investimentos de R$ 1.939.365,06”, destacou.

Segundo ele, depois de perfurado, bombeado e limpo, o poço tem que ser instalado e exige manutenção periódica. Quando não, há uma recuperação geral para restabelecer o fornecimento de água à comunidade. Ernan acrescenta que alguns dos poços feitos em 2023 têm a parceria das prefeituras para concluir a instalação. “Instalamos 14 poços, seis deles pelo programa federal ‘Água para Todos’. Recuperamos o funcionamento de 35 e a manutenção de 57 sistemas de abastecimento. Beneficiando aproximadamente 7,6 mil famílias, a partir de um investimento de R$ 737.616,17", completou o diretor.

No povoado Sapucaia, em Japaratuba, a aposentada Maria Helena de Souza diz que a água do poço perfurado e bombeado pelas equipes da Coderse vai mudar muita coisa na vida dos moradores. “A água é abençoada. Sem água nós não somos ninguém. Não podemos lavar uma casa, um prato. Em nome de Jesus, nós vamos ter água”, comemorou. Por conta do aumento populacional da comunidade, o sistema de abastecimento não estava conseguindo suprir a demanda. Agora, a rede de água residencial está sendo reestruturada pela Prefeitura Municipal com o novo poço da Coderse.

Recuperação

O Programa de Recuperação de Barragens é viabilizado a partir de um termo de cooperação entre a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania de Sergipe (Seasc) e a Secretaria de Estado da Agricultura, onde a Coderse é a empresa executora, aplicando os recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) para limpar, desassorear e readequar pequenos e médios barreiros. Deste modo, esses reservatórios têm a capacidade de armazenamento da água da chuva para usar nos períodos de estiagem prolongada, principalmente na dessedentação animal.

Em 2023, a Coderse recuperou 753 pequenas e médias barragens, com investimento de R$ 2,4 milhões. “Graças a Deus, o governador Fábio Mitidieri mandou as máquinas fazerem a limpeza aqui, o que vai ser muito bom para os moradores do alto sertão. Vem facilitar na criação, manutenção de pequenos animais e pequenas plantações em volta de suas casas. Isso é muito útil para nós. Precisávamos que isso acontecesse”, complementou o produtor rural Valter da Silva, do povoado Goiabeiras, em Porto da Folha.

/ Notícias / agricultura

Sábado, 02 de Dezembro de 2023 às 09:00:00